O que fazer com livros escolares usados?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Selecionamos algumas dicas de como reutilizar obras didáticas. Confira as nossas sugestões e bom volta às aulas!

O início do ano letivo é o período em que os estudantes mudam de série no colégio, utilizam livros escolares “mais avançados” e começam a estudar novas disciplinas. Mas o que fazer com aqueles livros didáticos usados nos anos anteriores? Nada melhor do que repassá-los a outros alunos. Por isso, decidimos ajudar você com algumas dicas:


Doação para bibliotecas e ONGs

Há diversas bibliotecas públicas espalhadas pelo Brasil que precisam constantemente de livros. Que tal doar os didáticos para alguma delas, ou até mesmo para aquela da escola do seu filho? Além de deixá-los disponíveis para o público, as instituições podem ainda usar as obras para pesquisas.


Troca-troca de livros na escola

Uma outra dica é participar de troca-troca de livros com professores e estudantes da mesma escola. No caso dos mestres, eles podem reutilizar as obras dentro de sala de aula e ainda emprestá-las a outros alunos.


Troca-troca na internet

Além de trocar os exemplares com outros estudantes no mesmo colégio, há ainda formas de fazer isso virtualmente. No Skoob, é possível fazer troca-troca com outras pessoas que vão precisar dos didáticos, até mesmo de outros estados. A plataforma permite fazer a avaliação e comentários de cada obra.


Livros grátis

Que tal doar seus livros didáticos usados a alunos de séries anteriores? Essa dica também é válida para quem quiser adquirir os próximos títulos adotados na escola. Dessa forma, você promove o reúso e ainda consegue os livros de forma gratuita.

Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Um comentário em “O que fazer com livros escolares usados?

  • 18.02.2020 a 5:49 pm
    Permalink

    Tenho livros didáticos ensino medio. Moro em Jundiaí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *