Quais os livros didáticos mais procurados?

(5 Estrelas - 1 Votos)

No clima de volta às aulas, selecionamos algumas obras escolares que são escolhidas pelos colégios. Confira a nossa lista!

Os livros escolares são um dos principais recursos educativos utilizados por professores em todas as séries, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, e em diferentes disciplinas, como Português, Física e Geografia. Os didáticos funcionam como “norteadores” para os mestres e são fundamentais para o processo de aprendizado dos alunos, já que estimula ainda mais a busca pelo conhecimento.

Em meio a uma variedade de livros, diversas obras ficam entre as mais sugeridas nas listas de material escolar. Com base nos títulos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), selecionamos alguns dos didáticos mais procurados pelos pais. Bom volta às aulas!


Livros didáticos infantis

É no Ensino Infantil que as crianças têm o primeiro contato com a leitura. Nesta fase, os livros didáticos são marcadas por uma linguagem mais simples, de acordo com a faixa etária, e por mais desenhos. Essas obras apresentam uma sequência lógica dos conteúdos, para que os pequenos adquiram o conhecimento de forma gradativa.

Um dos livros indicados para crianças até três anos é Nhac, de Carolina Rabei. A obra conta a história de um porquinho-da-índia que, mesmo tendo tudo o que precisa, há algo que lhe falta. Algo intangível, ou seja, que não pode ser tocado. Falta para Nhac uma amizade verdadeira!


Ensino Fundamental

Esta fase escolar é dividida em duas partes: Ensino Fundamental 1, que começa no 1º ano e vai até o 5º ano, e Ensino Fundamental 2, do 6º ao 9º ano. Na primeira etapa, os didáticos são importantes, principalmente, para a alfabetização das crianças. É neste período que os alunos começam a ter disciplinas mais complexas, como Ciências, História e Geografia.

Entre os livros mais procurados está Aprender juntos – História 3º ano, de Raquel dos Santos Funari. A obra está, por exemplo, na lista de material escolar do Colégio Santo Agostinho. É estruturada em três eixos: Conteúdos programáticos fundamentais e específicos da disciplina, competências e habilidades e educação em valores.


Ensino Médio

No Ensino Médio, os estudantes têm acesso a um conteúdo mais aprofundado das matérias e começam a ter outras disciplinas, como Física e Química. Normalmente, o conteúdo é voltado também para as provas de vestibular. Entre os didáticos mais pedidos nesta fase escolar está Gramática – Texto, análise e construção de sentido, de Maria Luiza Aburre.

Matemática 1, da editora Moderna, do autor Manoel Paiva, também está entre os mais pedidos pelas escolas. O livro reúne recursos visuais inovadores que conectam os conceitos com experiências pessoais e sociais. Quadros especiais valorizam a linguagem matemática, propondo leituras de relatos históricos, demonstração de aplicações e textos sobre o desenvolvimento tecnológico.


Compre livros usados

Para economizar neste volta às aulas, que tal comprar livros didáticos seminovos? Além de adquirir exemplares bem mais baratos do que os novos, você ainda estimula o reúso e o consumo consciente. Na Estante Virtual, você pode comprar as obras com até 65% de economia.


O que você achou da lista?


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *