[Volta às aulas] Como economizar no material escolar?

(5 Estrelas - 1 Votos)

De olho no retorno às aulas, selecionamos algumas dicas para você economizar mais no novo ano letivo. Confira!

Mais um ano letivo se aproxima e chegou o momento de pesquisar os preços do material escolar do seu filho. Este período costuma ser marcado por correria e muitos gastos financeiros, já que é preciso comprar todos os livros didáticos, as obras paradidáticas e diferentes acessórios para as crianças e adolescentes, como mochila, uniforme e cadernos.

Uma pesquisa da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) mostrou ainda que os produtos de volta às aulas devem ficar, pelo menos, 8% mais caros neste ano em relação ao mesmo período de 2019. Mas, para ajudar você a não passar perrengues, selecionamos algumas dicas para economizar no material escolar. Veja a lista!


Pesquise os preços

Antes de mais nada, é fundamental pesquisar e comparar os preços dos itens do material pedido pelas escolas. Na Estante Virtual, você encontra livros didáticos escolares novos e seminovos, com até 65% de economia. O site reúne mais de 19 milhões de títulos à venda por 2,7 mil livreiros. Na nossa página, você pode pesquisar os títulos de acordo com cada categoria, como Português, Física, Filosofia e Matemática.


Compre com antecedência

Ao comprar os materiais com antecedência, você consegue encontrar os melhores preços. Segundo especialistas, o ideal é que os pais adquirem os livros um mês antes do volta às aulas das crianças e adolescentes.


Negocie descontos

Esta dica é essencial, principalmente, para itens de papelaria, como canetas, cadernos e estojo. Vale destacar que o ideal é que o pagamento seja à vista, para que você não postergue uma dívida para o mês seguinte.


Avalie a lista e reúse

Reveja toda a lista pedida pelo colégio, reavalie cada produto e faça sua própria lista pessoal. Será que ele precisa mesmo de uma nova mochila neste ano? E o estojo precisa ser renovado? Não caia na tentação de adquirir a coleção completa de produtos do personagem favorito da criança. Priorize o que for essencial. Já no caso dos livros, uma opção de economia é comprar exemplares seminovos, como no site da Estante Virtual.


Participe das atividades da escola

É fundamental participar ativamente das atividades promovidas pela escola do seu filho, principalmente das reuniões. É neste momento que você tem a oportunidade de discutir a lista de materiais e do uniforme com a direção do colégio.

Gabriela Mattos

Analista de comunicação em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *