Conheça a história do Dicionário Aurélio

(5 Estrelas - 1 Votos)

Um dos principais dicionários brasileiros foi criado pelo professor Aurélio Buarque de Holanda

O dicionário Aurélio acompanha diversas gerações de estudantes há décadas. Apaixonado por palavras e livros, o filólogo e professor Aurélio Buarque de Holanda criou o dicionário nos anos 1970. O escritor queria criar um livro reunindo palavras populares, que fossem acessíveis a todos. Os primeiros rascunhos foram feitos em fichinhas, escritas à mão por Aurélio, e até hoje são guardados pela família do autor. O primeiro exemplar tinha 115 mil verbetes, enquanto a mais recente, lançada em 2010, contém mais de 137 mil palavras.

Mais de 40 anos depois, o dicionário Aurélio ainda é adotado em escolas e universidades, e hoje é considerado um padrão de norma linguística lexicológica no país. Uma das principais inovações trazidas por Aurélio Buarque foi trazer citações de autores ao lado das definições dos verbetes.

Curiosidades

Qual é a última palavra do Dicionário Aurélio?

A última palavra do Dicionário Aurélio é “zwingliano”. Você sabe o que significa? O adjetivo é relativo ao “o que é sectário do zwinglianismo”, uma doutrina religiosa suíça do pregador Ulrich Zwinglio.

Quais são os melhores dicionários brasileiros?

Além do Dicionário Aurélio, outros dicionários são fundamentais no país, como o Michaelis e o Houaiss. Os dois livros são bastante usados por universitários e estudantes em todo o Brasil. Confira a lista abaixo!


Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, do Instituto Antonio Houaiss

O Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa é um dicionário de língua portuguesa elaborado pelo lexicógrafo brasileiro Antônio Houaiss. A primeira edição foi lançada em 2001, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Antônio Houaiss. 


Dicionário escolar – Inglês, Michaelis

A obra traz mais de 25.000 verbetes, mais de 75.000 traduções, mais de 30.000 exemplos e expressões, divisão silábica das entradas dos verbetes, classe gramatical e regência dos verbos, notas sobre questões gramaticais e o uso de palavras e expressões inglesas, conjugação de verbos, entrada dos verbetes colorida e dedeira impressa para agilizar a consulta. 

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Hotel Transilvânia: Os livros de cada monstro! Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer