[Dica cultural] Os 466 anos de São Paulo

(0 Estrelas - 0 Votos)

Cidade faz aniversário neste dia 25 de janeiro. Confira as dicas da programação e aproveite!

Uma das dez cidades mais populosas do mundo e a maior da América Latina, São Paulo completa 466 anos neste sábado (25). O local foi fundado por padres jesuítas, em 1554, com a construção de um colégio que tinha o objetivo de catequizar os índios que viviam na região do Planalto de Piratininga. Atualmente, o município está entre os dez maiores PIBs do mundo, o que representa 11% de todo o PIB do Brasil.

Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo preparou uma programação especial nas cinco regiões da cidade. Com 300 atividades, o evento reúne shows, cinema, dança, teatro, debates e ainda um espaço para as crianças.

Um dos destaques é o Grande Cortejo Modernista, que tem dez horas de duração e reúne diferentes artistas, como Elba Ramalho, Karol Konka, Ney Matogrosso e Zezé Motta. O cortejo começa no Pátio do Colégio e termina na Praça da República. Entre os locais incluídos no itinerário estão Largo São Bento e Praça Ramos de Azevedo.

O aniversário terá ainda um show do cantor Emicida, às 20h, no Palco Praça Brasil, e do sambista Dudu Nobre, às 21h, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, também na Zona Leste. Vale destacar ainda a Expedição Fotográfica Globo, que faz uma “expedição fotográfica” pelo bairro do Bixiga. Este roteiro reúne referências da cidade, como a imigração e a arquitetura.

Que tal ver a programação completa do evento? Confira no site da Prefeitura de São Paulo e aproveite!

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Maze Runner: Conheça os livros da saga Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses