Retrospectiva 2019

(5 Estrelas - 1 Votos)

Selecionamos os principais acontecimentos de cada mês de 2019. Confira!

2019 foi um que vai entrar para a história como um dos mais intensos do século. E na nossa literatura não foi diferente. Tivemos muitos lançamentos, celebrações e eventos para nos inspirar.

Esperamos que em 2020 a gente faça ainda mais história juntos. Confira a nossa retrospectiva de 2019.

Janeiro – 60 anos da Turma da Mônica

Já começamos o ano comemorando os 60 anos da Turma da Mônica. Quem nunca se divertiu com os planos infalíveis do Cebolinha contra Mônica no bairro do Limoeiro? Com Magali fã de melancia? Com Cascão, que nunca tomava banho? Criada em 1959, pelo quadrinista Maurício de Sousa, a Turma da Mônica ultrapassa gerações e conquista leitores até hoje.


Fevereiro – Campanha da Vida Real para a Avenida

Na época mais divertida e esperada no ano: o Carnaval, a Estante Virtual lançou uma campanha para além das brincadeiras, serpentinas e confetes, esse período também é marcado por críticas sociais, recordações históricas e homenagens a personalidades, principalmente na Avenida. Entre no clima da festa e conheça alguns livros relacionados a enredos inesquecíveis de 2019 e de outros carnavais!


Março – 50 anos de “O Gênio do Crime”

Uma das referências do mundo infantojuvenil, O gênio do crime completa 50 anos em 2019. Lançada em 1969, a obra inaugura As aventuras da Turma do Gordo, uma série de 13 livros criada pelo escritor João Carlos Marinho Silva. O título conta a história de Seu Tomé, dono de uma fábrica de figurinhas de futebol. Lá, ele vende os adesivos “fáceis” e “difíceis”, aqueles produzidos em menor escala. Quem completa o álbum, ganha bons prêmios.


Abril – Dia da Educação #Nem1PraTras

28 de abril, será celebrado o Dia da Educação. Diversas entidades preparam atividades e mobilizações para jogar luz a necessidade de avanços na área. Sem uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e com oportunidades para todos ao longo da vida, os países não conseguirão quebrar o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás. A campanha é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho.


Maio – Semana Geek

Todo mundo ficou fascinado pelo mundo invertido de Stranger Things e suas referências a outras produções do universo geek. Então por que não entrar no embalo do Dia do Orgulho Nerd (25 de maio).


Junho – 180 anos de Machado de Assis

Quando falamos em literatura brasileira, é quase impossível não relacioná-la a Machado de Assis, maior escritor do Brasil de todos os tempos. Nascido em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, o autor fez parte do Realismo e foi fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele deixou um extenso legado literário: publicou 600 crônicas, 200 contos, dez romances, além de diversos folhetins e peças.


Julho – FLIP

Há quanto tempo você não envia uma carta pelos Correios? Com a rapidez e a instantaneidade da internet, perdemos esse hábito e agora mandamos mensagens mais curtas em aplicativos no celular ou no computador. Na 17ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2019), a Estante Virtual decidiu resgatar essa memória afetiva.


Agosto – Volta às aulas universitárias

Na volta às aulas universitárias a Estante Virtual oferece um imenso acervo de livros didáticos e paradidáticos por preços mais acessíveis que nas livrarias. E março está vindo ai, então fica ligado que vai rolar de novo!


Setembro – Aventure-se

Aproveitando a chegada no fim do ano e das férias, a Estante Virtual inspirou os leitores para as próximas viagens.


Outubro – Primavera Literária

Já pensou em enviar uma carta a uma pessoa querida? Assim como na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2019), a Estante Virtual levou o Correio Literário durante a Primavera Literária, entre os dias 3 e 6 de outubro, no Museu da República, no Catete, Zona Sul do Rio. O objetivo foi resgatar o nostálgico hábito de escrever e enviar cartas.


Novembro – LER

Já pensou em ter sua história contada em poesia? Essa foi a atração principal do estande da Estante Virtual no Salão Carioca do Livro – LER, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de novembro, na Biblioteca Parque Estadual e no Campo de Santana no Centro do Rio de Janeiro.

O poeta piauiense, Ithalo Furtado, realizou o projeto “Escuto histórias, escrevo poemas”, em que transformou relatos de pessoas comuns em poesia. O objetivo do projeto não é entender nem resolver os problemas, mas, sim, transformá-los em obra de arte.


Dezembro – Operação Natal

Ho ho ho! Natal é época de presentear quem a gente gosta e o que não falta aqui são livros para você escolher neste fim de ano. Tem lembrancinha, presente de amigo secreto, aqueles títulos super desejados e edições mais que especiais. Essa campanha ainda ta rolando, e você pode conferir clicando aqui.


Carolina Gomes

Redatora em Estante Virtual
Carol é estudante de jornalismo e redatora na Estante Virtual. Ela também adora editar vídeos e se aventurar no marketing digital. É apaixonada por música, livros e cinema.
Carolina Gomes

Últimos posts por Carolina Gomes (exibir todos)

Comentários

Carolina Gomes

Carol é estudante de jornalismo e redatora na Estante Virtual. Ela também adora editar vídeos e se aventurar no marketing digital. É apaixonada por música, livros e cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *