Os 60 anos da Turma da Mônica

(5 Estrelas - 2 Votos)

Quadrinhos foram criados em 1959. Para marcar a data, HQs com a versão dos personagens jovens serão lançadas nos EUA

Quem nunca se divertiu com os planos infalíveis do Cebolinha contra Mônica no bairro do Limoeiro? Com Magali fã de melancia? Com Cascão, que nunca tomava banho? Criada em 1959, pelo quadrinista Maurício de Sousa, a Turma da Mônica ultrapassa gerações e conquista leitores até hoje.

Inicialmente, os quadrinhos eram publicados em formato de tirinhas de jornal e tinham como personagens principais o Bidu e Franjinha. No início dos anos 1960, Cebolinha tornou-se o protagonista e, apenas no fim da década, a Mônica assumiu o posto de principal nas histórias.

LEIA MAIS: Graphic novel, HQ ou história em quadrinhos?

Os desenhos das HQs são baseados na infância e na família de Maurício – a Mônica, por exemplo, é inspirada na filha do cartunista, e o Bidu lembra o cachorro que ele teve durante a infância. Em paralelo, há outros personagens que também ganharam narrativas próprias ao longo do tempo e conquistam os fãs, como Penadinho, Piteco, Tina, Chico Bento e Horácio.

Turma da Mônica jovem

Para além das HQs, as histórias foram adaptadas para os cinemas e TV, além de terem virado produtos, como jogos eletrônicos, brinquedos e até pasta de dente. Vale destacar ainda que os gibis são sucesso no mundo todo: já foram traduzidos para 14 idiomas.

Assim como os leitores, os personagens cresceram nas histórias. Desde 2008, Maurício de Sousa lançou uma série de quadrinhos com a Turma da Mônica Jovem. Em comemoração aos 60 anos das tirinhas, o quadrinista lançou, nesta terça-feira (15), um volume dessa versão para adolescentes nos Estados Unidos.

O livro conta a história de um ex-namorado da Mônica, Tony, que reaparece nas férias de verão. Apaixonado, Cebolinha faz de tudo para manter o rapaz longe da menina. Enquanto isso, Cascão é um apaixonado por esportes e Magali é musa fitness.

Conheça alguns volumes da Turma da Mônica!


Turma da Mônica em cuidando do nosso planeta

Neste livro, a Turma da Mônica incentiva a preservação do nosso planeta. Afinal, a Terra nos dá tudo o que precisamos: água, ar e florestas. Em troca, o que nós damos? “A população do mundo, que aumenta a cada dia, vai usando, sem parar, água, alimento, energia”, diz a sinopse da obra.

Livro: Turma da Mônica - Cuidando do nosso planeta

Vamos pensar um pouco?, de Maurício de Sousa e Mario Sergio Cortella

Os autores afirmam instigar e estimular o pensamento é nobre, ainda mais nos tempos atuais. Esse é o principal motivo que juntou o quadrinista Maurício de Sousa e o filósofo (Cortella), fazendo com que a arte da ilustração e arte da filosofia se encontrem para dialogar com quem acolhe esse convite.

Livro: Vamos pensar um pouco?

Turma da Mônica – folclore brasileiro

Este livro reúne cantigas de roda, pegadinhas, trava-línguas, músicas, adivinhas, provérbios, crendices, trovas, acalantos e brincadeiras que atravessaram gerações e até hoje encantam as crianças.

Livro: Turma da Mônica - Folclore Brasileiro

Turma da Mônica: mula sem cabeça – Coleção Lendas Brasileiras

Este é o volume 8 da Coleção Lendas Brasileiras. Nesta obra, Maurício de Sousa faz uma releitura do clássico “Mula sem cabeça”. É imperdível para os fãs da turminha.


120 tirinhas da Turma da Mônica

As 120 tirinhas contam as aventuras da Turma da Mônica. Os gibis do autor já atingiram a marca de 1 bilhão de revistas impressas, e suas tiras figuram em dezenas de jornais­ pelo país.


Manual do Cientista do Franjinha

Este livro reúne de 20 experiências para você fazer e dicas de como montar um robô de lata. Além disso, a obra mostra como funciona o nosso corpo e traz jogos e passatempos para você se divertir.


O que achou da lista? Comente e participe!


Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *