Livros do ano: Confira os principais destaques de 2018

(0 Estrelas - 0 Votos)

Nossa seleção reúne seis categorias, como romance, conto e young adult. Veja a lista e escolha a próxima leitura!

Como todo mês de janeiro, selecionamos os principais destaques do mundo literário do ano anterior. Foram muitos lançamentos inesquecíveis e livros premiados em 2018. Fica até difícil escolher apenas alguns deles! Desta vez, criamos seis categorias: romance e não ficção, com oito títulos cada; e poesia, young adult, conto e “vale a pena ler de novo”, com quatro obras cada.

Em meio a tantas indicações incríveis, resolvemos escolher um representante de cada seção para o Estante Blog. Nossa seleção reúne livros como O ódio que você semeia, de Angie Thomas, que foi adaptado no ano passado para os cinemas, e O sol na cabeça, primeiro livro de contos do escritor Geovani Martins. Confira a lista e escolha sua próxima leitura!

Se quiser conferir a lista completa, clique aqui.


Romance: O clube dos jardineiros de fumaça, de Carol Bensimon

Este romance ganhou o Prêmio Jabuti 2018. Em um cenário formado por coníferas milenares, a região californiana do Triângulo da Esmeralda concentra a maior produção de maconha dos Estados Unidos. É lá que o jovem professor brasileiro Arthur busca recomeçar a vida, depois dos acontecimentos que o levaram a deixar Porto Alegre. Aos poucos, ele se insere na dinâmica local e passa a fazer parte de uma história que começa com a contracultura dos anos 1960 e se estende até o presente. 

Livro: O clube dos jardineiros de fumaça

Conto: O sol na cabeça, de Geovani Martins

Este é um dos principais lançamentos literários brasileiros do ano. O sol na cabeça, livro de estreia do escritor Geovani Martins, reúne 13 contos que falam sobre a infância e a adolescência de moradores de favelas. Os textos retratam o cotidiano deles, marcado por violência, discriminação racial e angústias. A obra reforça o Rio de Janeiro como uma “cidade partida”.


Poesia: Câmera lenta, de Marília Garcia

Em Câmera lenta, livro vencedor do Prêmio Oceanos 2018, Marília Garcia continua sua pesquisa sobre o processo poético e se dedica a uma profunda análise sobre as hélices do avião e sobre a vontade de decifração. Nesta obra, o poema é visto como um lugar para experimentar, exercitar o pensamento e testar procedimentos novos, sempre em aberto.


Não ficção: 21 lições para o século 21, de Yuval Noah Harari

Yuval Noah Harari explora as grandes questões do presente e o que podemos fazer para melhorá-lo. Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos? Em 21 lições para o século 21, o autor explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade.


Young adult: O ódio que você semeia, de Angie Thomas

O ódio que você semeia retrata uma história juvenil repleta de choques de realidade. É um livro contra o racismo em tempos tão cruéis e extremos. A obra conta a história de Starr, que aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. 


Vale a pena ler de novo: Meninos sem pátria, de Luiz Puntel

Publicada pela Coleção Vaga-Lume, a obra conta a história de Marcão e Ricardo, filhos de um jornalista perseguido por questões políticas. Ao acompanhar a jornada dos meninos, o leitor conhece a difícil realidade de jovens forçados a abandonar o Brasil durante a ditadura militar, em 1964. Meninos sem pátria foi o livro mais vendido da Estante Virtual por dois meses seguidos.


O que você achou da lista? Comente e participe 🙂

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

2 thoughts on “Livros do ano: Confira os principais destaques de 2018

  • 18.01.2019 em 10:53 am
    Permalink

    Gostei de sua lista. Galtou acrescentar o livro de um escritor brasileiro: Victor Bonini. Com seu livro O Casamento ele se superou. Para quem gosta de exercitar a memória.

  • 17.01.2019 em 4:02 pm
    Permalink

    Vou torcer para o romance, Neiva, eis Seu Presente! Em 2019.

Fechado para comentários.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas