Flip 2019: Estante Virtual resgata hábito de escrever cartões-postais

(0 Estrelas - 0 Votos)

Durante a Festa Literária Internacional de Paraty, o público pode enviar cartas a pessoas queridas

Há quanto tempo você não envia uma carta pelos Correios? Com a rapidez e a instantaneidade da internet, perdemos esse hábito e agora mandamos mensagens mais curtas em aplicativos no celular ou no computador. Na 17ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2019), a Estante Virtual decidiu resgatar essa memória afetiva.

Até domingo (14), o público pode escolher quatro modelos de cartões-postais especiais, com frases de autores homenageados nesta e em outras edições do evento – Euclides da Cunha, Hilda Hilst, Clarice Lispector e Machado de Assis -, e dedicá-los a pessoas queridas. Mas o envio é por nossa conta!

LEIA MAIS: Crítica social marca abertura da Flip 2019

De forma itinerante em uma bicicleta, a ação começou na quinta-feira (11) e já conquistou os visitantes de Paraty, como foi o caso da estudante Julia Campos, de 16 anos, que foi à Flip em uma excursão da escola. “Fiquei apaixonada pela iniciativa dos cartões. É uma oportunidade rara de voltarmos a enviar cartas”, elogiou a adolescente, que estava acompanhada da amiga Karen Roithmeir, de 17 anos.

A gerente de Marketing e Comunicação da Estante Virtual, Erica Cardoso, também destacou a importância de levar cartões-postais ao principal evento de literatura do Brasil. “Estamos muito felizes com essa ação de resgate do hábito de escrever cartas à mão. Muitos dos nossos autores favoritos faziam assim e a iniciativa também é uma homenagem a eles”, reforçou.

No festival, os participantes também são convidados a participar da brincadeira “Tire a sua sorte”, na qual descobrem qual será a próxima leitura. Há indicações de todos os gêneros literários, desde não ficção, com Yuval Noah Harari, até os de ficção, como Conceição Evaristo. Ah! Mas, é claro, a sugestão é surpresa e você só vê o nome e a sinopse da obra depois de desdobrar um papel.

Está na Flip? Participe com a gente! 🙂


Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

3 thoughts on “Flip 2019: Estante Virtual resgata hábito de escrever cartões-postais

  • 21.07.2019 em 3:55 pm
    Permalink

    Ótima iniciativa. Já escrevi tantas cartas. Nos meus tempos de juventude, não tínhamos telefone, então o meio de comunicarmos com parentes, amigos, namorado era através de cartas. Resgatar esse veículo de comunicação é uma excelente ideia.

  • 21.07.2019 em 12:05 pm
    Permalink

    Estive na Flip 2019 e amei a iniciativa! Inclusive enviei alguns cartões para meus amigos, só não sei se já receberam.
    Vocês acertaram em cheio com essa ideia!

  • 21.07.2019 em 10:08 am
    Permalink

    Excelente idéia esta de resgatar o hábito de enviar cartões e cartas.
    Neste mundo virtual, às vezes tudo fica menos pessoal.
    O como proceder ?
    Parabéns a todos que tiveram essa idéia genial.

Fechado para comentários.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas