Flip 2019: Estante Virtual resgata hábito de escrever cartões-postais

(5 Estrelas - 3 Votos)

Durante a Festa Literária Internacional de Paraty, o público pode enviar cartas a pessoas queridas

Há quanto tempo você não envia uma carta pelos Correios? Com a rapidez e a instantaneidade da internet, perdemos esse hábito e agora mandamos mensagens mais curtas em aplicativos no celular ou no computador. Na 17ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2019), a Estante Virtual decidiu resgatar essa memória afetiva.

Até domingo (14), o público pode escolher quatro modelos de cartões-postais especiais, com frases de autores homenageados nesta e em outras edições do evento – Euclides da Cunha, Hilda Hilst, Clarice Lispector e Machado de Assis -, e dedicá-los a pessoas queridas. Mas o envio é por nossa conta!

LEIA MAIS: Crítica social marca abertura da Flip 2019

De forma itinerante em uma bicicleta, a ação começou na quinta-feira (11) e já conquistou os visitantes de Paraty, como foi o caso da estudante Julia Campos, de 16 anos, que foi à Flip em uma excursão da escola. “Fiquei apaixonada pela iniciativa dos cartões. É uma oportunidade rara de voltarmos a enviar cartas”, elogiou a adolescente, que estava acompanhada da amiga Karen Roithmeir, de 17 anos.

A gerente de Marketing e Comunicação da Estante Virtual, Erica Cardoso, também destacou a importância de levar cartões-postais ao principal evento de literatura do Brasil. “Estamos muito felizes com essa ação de resgate do hábito de escrever cartas à mão. Muitos dos nossos autores favoritos faziam assim e a iniciativa também é uma homenagem a eles”, reforçou.

No festival, os participantes também são convidados a participar da brincadeira “Tire a sua sorte”, na qual descobrem qual será a próxima leitura. Há indicações de todos os gêneros literários, desde não ficção, com Yuval Noah Harari, até os de ficção, como Conceição Evaristo. Ah! Mas, é claro, a sugestão é surpresa e você só vê o nome e a sinopse da obra depois de desdobrar um papel.

Está na Flip? Participe com a gente! 🙂


Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *