Primavera Literária: Bibliodiversidade, cultura e resistência

(3.6 Estrelas - 7 Votos)

Evento reúne feira de livros e debates sobre literatura, até domingo (21), no Museu da República. Veja alguns destaques da programação!

A Primavera Literária atinge a maioridade em grande estilo. Com a participação de cerca de cem editoras, a 18ª edição do evento promove uma feira de livros no Museu da República, no Catete, Zona Sul do Rio, até domingo (21). A programação reúne ainda dezenas de palestras sobre literatura, história e mercado editorial. Segundo a organização do evento, 25 mil visitantes devem passar pelo local até o último dia.

Na abertura do evento, o principal destaque foi a divulgação da pesquisa Panorama: Cenário do mercado editorial brasileiro, da Nielsen BookScan, que analisou dados de 2017. De acordo com o levantamento, 43,7 milhões de exemplares foram vendidos no ano passado, enquanto em 2016 o número foi de 42,3 milhões.

LEIA MAIS: Os 10 livros mais vendidos de setembro

Entre os livros mais vendidos no Brasil em 2017 estão Felipe Neto: A trajetória de um dos maiores youtubers do Brasil, de Felipe Neto, Origem, de Dan Brown, Sapiens – Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari, e Extraordinário, de R.J. Palacio. Já a relação dos autores mais vendidos do ano passado reúne nomes como Augusto Cury, J.K Rowling, Maurício de Sousa e Paulo Vieira.

História e memória em foco

O primeiro dia da Primavera Literária também foi marcado por debate sobre museus. Na mesa Ocupa Museu – Políticas públicas e direito à memória, os historiadores Álvaro Marins e Aline Montenegro, do Museu Histórico Nacional, e Ana Paula Zaquieu, do Museu da República, fizeram um panorama histórico dos museus brasileiros.

Durante a palestra, Aline destacou a Política Nacional dos Museus, criada em 2003. “A partir dessa medida, houve um crescimento das faculdades de museologia no país. Hoje, temos 13 universidades que oferecem esse curso. Houve ainda um aumento do público nos museus. Esses locais começaram ser vistos como lugares de produção de conhecimento”, explicou a historiadora, que também relembrou o incêndio do Museu Nacional, no mês passado.

Assim como a profissional, Marins afirmou que houve uma mudança na concepção do conceito de museu ao longo do tempo. No entanto, ele ressaltou que, no senso comum, museu ainda está relacionado à “antiguidade”, a “depósito”. “Mas a própria dinâmica histórica mostra que o museu é um local para reflexão. Houve ainda uma alteração no perfil do público. O visitante contemporâneo é um outro tipo de visitante. Ele já traz um conhecimento prévio”, analisou.

Veja a lista dos livros mais vendidos divulgados pela Nielsen!

 


Felipe Neto: A trajetória de um dos maiores youtubers do Brasil, de Felipe Neto

Pela primeira vez, Felipe Neto, um dos principais youtubers do Brasil, decidiu abrir a sua vida para os fãs e topou contar toda a sua história por trás das câmeras. Esta edição traz a trajetória e muitas curiosidades sobre um dos maiores influenciadores da internet, além dos novos projetos, jogos, papertoys, carteirinha de fã e muitos pôsteres. Felipe Neto


O homem mais inteligente da história, de Augusto Cury

Este livro foi escrito após 15 anos de estudos e pesquisas. Considerado por Augusto Cury a obra mais importante de sua carreira, este é o primeiro volume de uma coleção que vai abalar nossas convicções. Psicólogo e pesquisador, Dr. Marco Polo desenvolveu uma teoria inédita sobre o funcionamento da mente e a gestão da emoção. Após sofrer uma terrível perda pessoal, ele vai a Jerusalém participar de um ciclo de conferências na ONU e é confrontado com uma pergunta surpreendente: Jesus sabia gerenciar a própria mente? O Homem Mais Inteligente da História, de Augusto Cury


Origem, de Dan Brown

Origem, de Dan Brown, conta a história do professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon. Ele chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete “mudar para sempre o papel da ciência”. Os convidados ficam hipnotizados, mas Langdon logo percebe que a apresentação será muito mais controversa do que poderia imaginar. Origem, Dan Brown


Batalha espiritual – Entre anjos e demônios, de Reginaldo Manzotti

Neste livro, o padre Reginaldo Manzotti desfaz todos os mitos que rodeiam o combate entre o bem e o mal, revelando-nos, com detalhes, tanto a natureza do adversário quanto as armas humanas e sobrenaturais de que podemos nos valer para assegurarmos a vitória que Cristo conquistou.

Batalha espiritual, de Reginaldo Manzotti


Sapiens – Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari

Em Sapiens – Uma breve história da humanidade, Yuval Noah Harari conta desde o surgimento da espécie durante a pré-história até o presente. No entanto, em vez de apenas “inventariar” os fatos históricos, o autor relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente. Na obra, ele apresenta as diversas interpretações existentes a partir de diferentes pontos de vista, inclusive as muito atuais, e sugere ainda interpretações desconcertantes. Sapiens, uma breve história da humanidade


Por que fazemos o que fazemos?, de Mario Sergio Cortella

Neste livro, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em 20 capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade. Por que fazemos o que fazemos? é um manual para todo mundo que tem uma carreira, mas vive se questionando sobre o presente e o futuro. Por que fazemos o que fazemos?, de Mario Sergio Cortella


Propósito – A coragem de ser quem somos, de Sri Prem Baba

Saber qual é o propósito é saber o que viemos fazer aqui, e o que viemos fazer aqui está intimamente relacionado àquilo que essencialmente somos, ou seja, o programa individual da alma está relacionado à consciência do Ser. Em Propósito – A coragem de ser quem somos, Sri Prem Baba mostra que o ser humano só pode dar um tipo de fruto: o amor, pois o amor é a sua essência. Propósito, de Sri Prem Baba


Extraordinário, de R.J. Palacio

Extraordinárioz, de R.J. Palacio, conta a história de August Pullman, o Auggie. O menino nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Extraordinário, de R.J. Palacio


Vade Mecum OAB

A proposta deste Vade Mecum é ser utilizado em provas da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), nas quais o estudante pode consultar materiais que contenham apenas legislação. O livro inclui, entre outros temas, novidades como Código Penal Militar, Código Eleitoral e CLT de acordo com as reformas e novas súmulas do STJ E TST.

vade-mecum-saraiva-oab-2018


Qual seu livro favorito da lista? Comente e participe! 🙂

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
[mailpoet_form id=”4″]
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares