Livros e Hqs

Que tal mergulhar nas histórias de livros de terror e sobrenatural?

(0 Estrelas - 0 Votos)

Confira a nossa lista completa das melhores obras do gênero terror e sobrenatural. Boa leitura!

Quem não resiste a levar um sustinho durante uma leitura? Os livros de terror conquistam milhares de fãs ao longo das décadas com suas narrativas sobrenaturais e aterrorizantes. Durante os anos, o gênero revelou grandes nomes na literatura, como Bram Stoker, do clássico Drácula. Vale destacar ainda que muitas dessas histórias ultrapassam as páginas dos livros e são adaptadas em filmes, como a própria obra de Stoker, e O iluminado, de Stephen King.

Além do caráter de suspense, os livros de terror também são marcados por narrativas que envolvem o folclore de determinada região, a poderes sobrenaturais e até mesmo à religião, como O exorcista, de William Peter Blatty. Que tal mergulhar em sete dos melhores livros de terror e sobrenatural? Confira a nossa lista completa e boa leitura!


Drácula, de Bram Stoker

Clássico do gênero de terror, o romance gótico Drácula, de Bram Stoker, narra a história do Conde Drácula, vilão morto-vivo da Transilvânia, que se tornou o típico representante do mito vampiro.


O colecionador, de John Fowles

Este livro conta a história de Frederick Clegg, um homem solitário, de origem humilde, menosprezado por uma sociedade esnobe, que encontra o grande amor de sua vida. Tudo o que ele deseja é passar um tempo a sós com ela, demonstrar seus nobres sentimentos e deixar claro que eles nasceram um para o outro. Também é a história de Miranda Gray, uma jovem estudante de artes sequestrada por um maníaco que acha que pode obrigá-la a se apaixonar por ele. Tudo o que ela deseja é escapar do cativeiro, e vai usar de toda sua inteligência para sobreviver ao inferno em que sua vida se transformou. O romance é narrado por dois personagens antagônicos: o sequestrador e sua vítima. Frederick e Miranda.


O iluminado, de Stephen King

O iluminado conta a luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum, é capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.


O exorcista, de William Peter Blatty

O Exorcista, também um clássico da literatura de terror, narra a história de Regan MacNeil, uma garota de 12 anos que é possuída pelo demônio. Quatro décadas após chocar o mundo inteiro, a obra-prima de William Peter Blatty permanece uma metáfora moderna do combate entre o sagrado e o profano, em um dos romances mais macabros já escritos.


A assombração da casa da colina, de Shirley Jackson

Shirley Jackson cria uma obra perturbadora sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural. Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e sensitiva, e a Luke, o herdeiro da mansão. Porém, o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus hóspedes. 


Filme noturno, de Marisha Pessl

Filme noturno conta a história da misteriosa morte de Ashley Cordova, uma pianista clássica de 24 anos, encontrada em um armazém abandonado em Manhattan, Nova York. A morte repentina da jovem surpreende a todos e ganha destaque nos mais importantes jornais da cidade. Ashley é filha do popular diretor de filmes de terror Stanislas Cordova. Considerado um mito, o cineasta desperta interesse por não ser visto em público há mais de 30 anos. Acreditando que existe muito mais por trás da morte repentina da garota, o jornalista Scott McGrath resolve investigar o caso por conta própria


Jantar secreto, de Raphael Montes

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. A partir daí, eles se envolvem em uma espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos e grã-finos excêntricos.


Qual livro você incluiria na lista?


Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores