Os 9 melhores filmes de terror de todos os tempos

(5 Estrelas - 1 Votos)

Diversas narrativas aterrorizantes marcaram a história do cinema. Fica até difícil escolher as favoritas, né? Confira a lista!

Suspense, medo, adrenalina. Assistir a filmes de terror provoca uma explosão de sentimentos entre os espectadores. Você sabia que o primeiro curta do gênero foi lançado em 1896? A mansão do diabo, do diretor francês Georges Méliès, narra a história de um cavaleiro que é atacado por ilusões dentro da “casa do diabo”.

Já em 1910, o monstro Frankenstein, inspirado no livro clássico da escritora Mary Shelley, conquistou o público, com um curta de apenas 16 minutos. O primeiro longa de terror estreou somente dez anos depois, com O gabinete do doutor Caligari, do diretor polonês Robert Wiene.

Além desses clássicos citados, que tal conhecer outros filmes de terror? São tantos incríveis, que fica até difícil escolher os preferidos. Para ajudar você, selecionamos os dez melhores. Confira a lista!


9. O chamado

Lançado em 2003, O chamado narra a história da jornalista Rachel Keller, que, ao investigar a morte da sobrinha, descobre que quatro adolescentes morreram misteriosamente sete dias depois de assistir a um vídeo com imagens assustadoras. Além de querer solucionar o caso, ela tenta impedir que a profecia se concretize com ela mesma e o filho, já que os dois também assistiram ao vídeo.


8. O massacre da serra elétrica

Clássico do terror, O massacre da serra elétrica também não poderia ficar de fora da lista. O filme é baseado em fatos reais e se passa em 1973, quando a polícia do Texas deu como encerrado o caso de um massacre de 33 pessoas. Todas as vítimas foram mortas por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Desta vez, o único sobrevivente conta em detalhes o que realmente aconteceu.


7. O exorcista

O exorcista, lançado inicialmente em 1973, já recebeu outros três longas de continuação. Um dos mais lucrativos da história do terror nos cinemas, o filme é baseado em livro homônimo e fala sobre a possessão demoníaca de uma menina, de 12 anos.


6. Mama

Lançado em 2013, Mama é um dos principais filmes de terror contemporâneos. Quando o pai de Victoria e Lilly mata a esposa, as meninas fogem assustadas. Durante cinco anos, ninguém sabe delas, até o dia em que reaparecem, sem explicação de como sobreviveram. Os tios Lucas e Annabel adotam as irmãs e tentam lhes dar uma vida tranquila, mas logo percebem que existe algo errado.

5. It a coisa

Baseado em livro homônimo de Stephen King, It a coisa (foto de capa da matéria) conta a história de um grupo de crianças que se une para investigar o misterioso desaparecimento de vários jovens em sua cidade. Eles descobrem que o culpado é Pennywise, um palhaço cruel que se alimenta de seus medos e cuja violência teve origem há vários séculos.


4. O bebê de Rosemary

Este é outro clássico do gênero de terror. O bebê de Rosemary narra o dia a dia de um casal que se muda para um prédio com pessoas estranhas. Acontecimentos ainda mais estranhos levam a jovem, que está grávida, a duvidar de sua própria sanidade. No entanto, o parto e a descoberta de uma seita diabólica irão finalmente mostrar a verdade.


3. O iluminado

O iluminado, também baseado em livro homônimo de Stephen King, é um dos queridinhos dos amantes dos filmes de terror. Neste longa, Jack Torrance torna-se caseiro de inverno do Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras.


2. Nós

Nós é o melhor filme de terror da atualidade. Neste longa, que estreou em março de 2019, Adelaide e Gabe levam a família para passar um fim de semana na praia e descansar. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas.


1.Psicose

Como não ser fã de Psicose, o maior clássico de terror de todos os tempos? Após roubar US$ 40 mil para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.

Gabriela Mattos

Analista de comunicação em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *