Os 7 melhores filmes de terror de todos os tempos

(0 Estrelas - 0 Votos)

Diversas narrativas aterrorizantes marcaram a história do cinema. Confira a lista!

Suspense, medo, adrenalina. Assistir a filmes de terror provoca uma explosão de sentimentos entre os espectadores. Você sabia que o primeiro curta do gênero foi lançado em 1896? A mansão do diabo, do diretor francês Georges Méliès, narra a história de um cavaleiro que é atacado por ilusões dentro da “casa do diabo”.

Já em 1910, o monstro Frankenstein, inspirado no livro clássico da escritora Mary Shelley, conquistou o público, com um curta de apenas 16 minutos. O primeiro longa de terror estreou somente dez anos depois, com O gabinete do doutor Caligari, do diretor polonês Robert Wiene.

Além desses clássicos citados, que tal conhecer outros filmes de terror? São tantos incríveis, que fica até difícil escolher os preferidos. Para ajudar você, selecionamos os melhores. Confira a lista!


7. O chamado

Lançado em 2003, O chamado narra a história da jornalista Rachel Keller, que, ao investigar a morte da sobrinha, descobre que quatro adolescentes morreram misteriosamente sete dias depois de assistir a um vídeo com imagens assustadoras. Além de querer solucionar o caso, ela tenta impedir que a profecia se concretize com ela mesma e o filho, já que os dois também assistiram ao vídeo.

Se você gostou do filme, vai gostar do livro…

O vilarejo, de Raphael Montes

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão. 


6. O massacre da serra elétrica

Clássico do terror, O massacre da serra elétrica também não poderia ficar de fora da lista. O filme é baseado em fatos reais e se passa em 1973, quando a polícia do Texas deu como encerrado o caso de um massacre de 33 pessoas. Todas as vítimas foram mortas por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Desta vez, o único sobrevivente conta em detalhes o que realmente aconteceu.

Se você gostou do filme, vai gostar de…

O massacre da serra elétrica, de Stefan Jaworzyn

O livro do músico e escritor Stefan Jaworzyn reúne histórias dos bastidores dos filmes da série, perfis do diretor e do psicopata (Ed Gein) que inspirou o longa, críticas da época, além dos relatórios que recomendavam a censura do filme, tudo amplamente ilustrado com fotografias raras e inéditas da filmagem e os cartazes que a obra ganhou mundo afora. Baseado em novas e completas entrevistas com mais de 20 pessoas do elenco e da equipe de produção e apresenta pela primeira vez o making of e a história completa da série, revelando seus bastidores e inclui um prefácio do próprio Leatherface (Gunnar Hansen); fotografias raras e inéditas das produções; cobertura aprofundada das cinco sequências que o filme teve até hoje, e muito mais. 


5. O exorcista

O exorcista, lançado inicialmente em 1973, já recebeu outros três longas de continuação. Um dos mais lucrativos da história do terror nos cinemas, o filme é baseado em livro homônimo e fala sobre a possessão demoníaca de uma menina, de 12 anos.

Se você gostou do filme, vai gostar do livro…

O exorcista, de William Peter Blatty

O Exorcista é o título de um romance de terror, escrito pelo autor estadunidense William Peter Blatty, publicado pela editora americana Harper & Row e lançado originalmente em 1971. O livro conta a história de Regan MacNeil, uma garota de 12 anos que é possuída pelo demônio.


4. Carrie A Estranha

Carrie é uma jovem tímida, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar uma vida comum. No dia de sua formatura, descobre que possui poderes telecinéticos quando os jovens mais populares da escola a humilham diante de todos.

Se você gostou do filme, vai gostar de…

Carrie, de Stephen King

Carrie, a estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos


3. O bebê de Rosemary

Este é outro clássico do gênero de terror. O bebê de Rosemary narra o dia a dia de um casal que se muda para um prédio com pessoas estranhas. Acontecimentos ainda mais estranhos levam a jovem, que está grávida, a duvidar de sua própria sanidade. No entanto, o parto e a descoberta de uma seita diabólica irão finalmente mostrar a verdade.


Se você gostou do filme, vai gostar do livro…

O bebê de Rosemary, de Iran Levy

Rosemary Woodhouse e seu marido Guy, um ator que luta para se firmar na carreira, mudam-se para um dos endereços mais disputados de Nova York, o Bramford, um edifício antigo de ares vitorianos, habitado em sua maioria por moradores idosos e célebre por uma reputação algo macabra de incidentes misteriosos ao longo da história. Sem demora, os novos vizinhos, Roman e Minnie Castevet, vêm dar boas-vindas aos Woodhouse. Apesar das reservas de Rosemary com relação a seus hábitos excêntricos e aos barulhos estranhos que ouve à noite, o casal idoso logo passa a ser uma presença constante em suas vidas, especialmente na de Guy.


2. O iluminado

O iluminado, também baseado em livro homônimo de Stephen King, é um dos queridinhos dos amantes dos filmes de terror. Neste longa, Jack Torrance torna-se caseiro de inverno do Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras.

Se você gostou do filme, vai gostar do livro…

O iluminado, de Stephen King

A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? 


1.Psicose

Como não ser fã de Psicose, o maior clássico de terror de todos os tempos? Após roubar US$ 40 mil para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.

Se você gostou do filme, vai gostar do livro…

Psicose, de Robert Bloch

O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas. Em Psicose, sem edição no Brasil há 50 anos, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, assim com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop. 


Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas