John Green e a literatura young adult

(0 Estrelas - 0 Votos)

Autor americano best-seller conquistou leitores jovens por todo o mundo. Veja seus livros!

Best-seller e um dos autores mais queridinhos do público young adult, John Green nasceu em 24 de agosto de 1977, em Indianápolis, nos Estados Unidos. Ficou conhecido mundialmente após a publicação do primeiro livro, Quem é você, Alasca?, em 2005, inspirado no período em que estudou na escola Indian Springs durante a adolescência. Na época, ele conquistou o prêmio da American Library Association.

Antes de começar a carreira na literatura, Green recebeu diploma duplo na Kenyon College, em 2005, em Estudos Religiosos e Inglês. Em seguida, trabalhou por cinco meses em um hospital pediátrico na função de capelão (ministro religioso que dá assistência e celebra cultos religiosos, como em comunidades, conventos e até universidades).

Nem todo mundo que chega na sua vida, vem com a intenção de ficar.”

Inicialmente, Green queria ser pastor, mas desistiu enquanto trabalhou na instituição. Sua experiência de ver e ajudar crianças com doenças graves inspirou o livro A culpa é das estrelas, que depois baseou um filme homônimo, em 2014. O escritor morou ainda em Chicago, onde trabalhou como assistente e editor de produção no jornal Booklist. Foi também crítico literário no The New York Times e Book Review.

Quer conhecer os livros de John Green? Confira a seleção completa e boa leitura!


A culpa é das estrelas, de John Green

Hazel Grace tem 16 anos e o câncer da sua tireoide evoluiu para uma metástase no pulmão, o que a obriga a andar sempre com um cilindro de oxigênio para poder respirar. Augustus Waters é um ex-jogador de basquete que perdeu uma perna para o osteosarcoma. Os dois se conhecem durante as reuniões de um grupo de apoio a jovens com câncer e é inevitável se apaixonarem. Augustus vive para deixar sua marca no mundo, enquanto Hazel teme ser uma bomba-relógio que deixará feridos quando se for. Os dois se completam com suas experiências e passam a fazer parte um da vida do outro.


Quem é você, Alasca?

Primeiro livro de John Green, Quem é você, Alasca? narra a história de Miles Halter. Ele é um jovem frustrado em vários aspectos de sua vida. Vive na Flórida, frequenta a escola e tem como principal passatempo colecionar as últimas palavras de personalidades famosas. Porém, boa parte de sua realidade muda quando Miles decide ir para a escola preparatória Culver Creek, onde conhece, entre outros amigos, Alaska Young, uma linda jovem por quem se apaixona. A partir deste momento o protagonista se aventura em várias situações e começa a experimentar um mundo que até então não conhecia


O teorema Katherine

Colin Singleton é um jovem prodígio viciado em anagramas e especializado em levar fora de Katherines. Cansado de repetir sua história, Colin decide juntar seu melhor amigo e seu caderninho de anotações para cair na estrada com seu Rabecão de Satã em busca de algumas respostas e sentidos. Nesta viagem, ele pretende criar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines e desvendar a partir dele como as relações se desfecham, até mesmo entre duas pessoas que ainda não se conheceram.


Tartarugas até lá embaixo

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Repleto de referências da vida do autor, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos.


Cidades de papel

Quentin Jacobsen é amigo de Margot Roth Spiegelman desde criança. Os dois frequentam a mesma escola desde a infância, mas agora, no último ano do colegial, Margot é uma das garotas mais bonitas e populares, enquanto ele se transformou apenas em um dos três nerds da sala. Em uma noite, Margot, com quem andava de bicicleta durante a infância, invade seu quarto pela janela, com roupa de ninja e cara pintada, e pede ajuda para realizar um plano de vingança. Quentin aceita e os dois passam por várias aventuras naquela madrugada.


Deixe a neve cair

Na noite de Natal, uma tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para encontros românticos. Nesta obra, a parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego.


Você já leu algum livro de John Green?


Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas