[Dica cultural] Exposição de Van Gogh provoca sinestesia no público

(5 Estrelas - 1 Votos)

Em cartaz até 15 de setembro, em São Paulo, mostra exibe paisagens retratadas nas principais telas do pintor holandês

Já pensou em ficar imerso dentro das obras do pintor holandês Vincent Van Gogh? Essa é a premissa da exposição Paisagens de Van Gogh, que está em cartaz no shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, até 15 setembro. Ao todo, a mostra reúne oito cenários, sendo seis representando suas principais telas, como Campo de trigo com corvo, de 1890. Em cada espaço, os visitantes têm ainda experiências sonoras de trechos de centenas de cartas pessoais do artista, como aquelas enviadas ao seu irmão Theo.

Com 250 m², a exposição é marcada por projeções, realidade virtual, músicas, espelhos e iluminação especial. Em um dos cenários, por exemplo, é possível sentir a tela Flor de Íris, por meio de recursos cenográficos, tecnologia e aromas. Em nota para a imprensa, a idealizadora do evento, Karina Israel, reforçou a importância de Van Gogh.

O resultado do pensamento não tem de ser o sentimento, mas a atividade”.

“Suas obras com céus estrelados, campos de girassóis, plantações que parecem balançar o vento, com cores usadas e traços a frente de seu tempo, nos inspiraram a definir o conceito visual da exposição”, explicou a curadora da mostra.

Em paralelo a São Paulo, outra instalação imersiva sobre Van Gogh está sendo realizada em Paris, na França. Até o fim do ano, o Atelier des Lumières exibe mais de 3 mil m² de projeções em movimento com telas do pintor.

Quem foi Van Gogh?

Nascido em 30 de março de 1853, Vincent Van Gogh é um dos principais nomes da pintura mundial. Ao longo da vida, criou mais de 2 mil trabalhos, sendo 850 telas a óleo. Suas obras são conhecidas pelas cores vibrantes e imagens de natureza, retratos, paisagens e até mesmo autorretrato.

Ele apaixonou-se pela arte desde cedo, quando ainda desenhava na infância. Chegou a trabalhar como vendedor de arte na juventude, mas entrou em depressão ao ser transferido para Londres. Em 1881, voltou a morar com os pais e começou a pintar. Durante a vida, Van Gogh recebia apoio financeiro de seu irmão, Theo, o que ajudou no sustento.

Se escutar uma voz dentro de você dizendo “Você não é um pintor”, então pinte sem parar, de todos os modos possíveis, e aquela voz será silenciada”.

O artista passou por graves problemas de saúde: tinha episódios psicóticos e alucinações. Somado a isso, bebia muito e não se alimentava bem. Um dos casos mais emblemáticos foi quando ele cortou parte da própria orelha esquerda em um ataque de fúria.

Van Gogh morreu em 29 de julho de 1890, na França. Durante toda a vida, ele foi visto como fracassado. Só conseguiu reconhecimento da crítica depois da morte.


SERVIÇO

Local: Shopping Pátio Higienópolis – Rua Dr. Veiga Filho, 133, Higienópolis, Centro de São Paulo.

Horário: De segunda a sábado, das 13h às 21h. Domingo, das 14h às 20h. Até 15 de setembro.

Entrada gratuita


Você já viu a exposição? Conte pra gente!

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.
Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *