Estante Entrevista: Confira os livros indicados por Mary Del Priore

(5 Estrelas - 1 Votos)

Uma das mais importantes historiadoras do país, Mary Del Priore fala sobre história do Brasil e literatura em live do Estante Entrevista

Na sexta-feira (11), recebemos a historiadora, professora e escritora, Mary Del Priore, para mais uma edição do nosso programa de lives sobre literatura, educação e cultura, “Estante Entrevista”. A conversa, que dessa vez aconteceu no Facebook da Estante Virtual, teve como principal questão o modo como a história do Brasil é contada nos livros.

Autora de mais de 40 livros, Mary Del Priore ressalta a importância dos brasileiros conhecerem a história de seu país, bem como os seus eventos fundamentais e personagens mais ilustres. Por isso, Mary afirma que é essencial que os historiadores, escritores e jornalistas produzam obras literárias que aproximem os leitores de sua própria história em detalhes, caminhando em direção contrária às tentativas de revisionismo histórico. Assista à live completa no nosso Facebook.

No fim da conversa, Mary Del Priore sugeriu oito livro para quem aprofundar os conhecimentos e “se apaixonar” pela história do Brasil. Conheça as dicas e boa leitura!


A História do Brasil nas Duas Guerras Mundiais, Carlos Daróz e Mary Del Priore

A História do Brasil nas Duas Guerras Mundiais aborda a participação do país nos dois grandes conflitos mundiais e, de maneira inédita, traz detalhes sobre temas como a geopolítica, a economia, a espionagem, o desenvolvimento de instituições militares e o próprio cotidiano dos soldados no calor da batalha raramente explorados nos livros publicados sobre esse assunto.


Boca do Inferno, Ana Miranda

Boca do Inferno se passa em Salvador, no final do século XVII. Entre ficção e história, a trama recria uma época turbulenta centrada na feroz luta pelo poder que opôs o governador Antonio de Souza Menezes, o temível Braço de Prata, à facção liderada por Bernardo Vieira Ravasco, da qual faziam parte o padre Antonio Vieira e o poeta Gregório de Matos.


Casa-Grande e Senzala, Gilberto Freyre

Considerado um clássico da literatura brasileira, Casa-Grande e Senzala discute a importância das pessoas negras na história do Brasil. O livro de Gilberto Freyre exalta a miscigenação racial, desmistifica preconceitos e reconhece a originalidade de nossa cultura, permanecendo atual mesmo 80 anos após a sua publicação.


O senhor do lado esquerdo, Alberto Mussa

Em O senhor do lado esquerdo, acompanhamos a investigação da morte do secretario da presidência da República. O ano é 1913 e o secretário foi assassinado em um prostibulo de luxo no Rio de Janeiro. A partir de uma sucessão de acontecimentos e pistas, vamos além da busca pela identidade do assassino, já que o investigador é completamente absorvido pela figura sedutora de Aniceto, irmão da principal suspeita do crime, a prostituta que passou a noite com a vitima.


Sobrados e Mucambos, Gilberto Freyre

Publicado em 1936, Sobrados e Mucambos avalia o declínio do patriarcado rural do século XIX. Enfraquecida pelo declínio da escravidão, a aristocracia se vê obrigada a trocar a casa-grande pelos sobrados urbanos, enquanto as pessoas ex-escravizadas deixam as senzalas e passam a se instalar nos casebres de barro e palha dos bairros pobres das cidades.


Sobreviventes e Guerreiras, Mary Del Priore

Sobreviventes e Guerreiras apresentando a história da mulher brasileira de 1500 aos anos 2000. O livro aborda desde a trajetória das indígenas que os portugueses encontraram por aqui às afrodescendentes; das mulheres que pegaram na enxada e viveram nos campos e cafezais às que trabalhavam na casa-grande como escravas, empregadas e amas de leite; de Cláudia Lessin Rodrigues e Aída Curi à Daniella Perez e Marielle Franco; das feministas às homossexuais e integrantes do movimento LGBTQI+.


Um Dia Chegarei a Sagres, Nélida Pinon

Em Um Dia Chegarei a Sagres, Nélida Pinon narra a história de Portugal – de uma civilização – através da saga de um camponês um tanto intrépido. Impossível não encontrar no caráter deste fascinante épico da autora um novo “A república dos sonhos”, romance que é marco da literatura em língua portuguesa.


Qual livro da lista você quer ler?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *