7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades

(4 Estrelas - 1 Votos)

Precisamos conversar com os pequenos sobre desigualdades sociais! Veja sete livros infantis que vão ajudá-lo nesse processo

As desigualdades sociais são um dos grandes problemas enfrentados por nações do mundo inteiro. No Brasil, este cenário não é diferente. De acordo com o relatório sobre riqueza global, realizado em 2021 pelo banco Credit Suisse, as desigualdades no país se acentuaram ainda mais em 2020 e, a partir de então, 1% da população mais rica passou a concentrar 49,6% de toda a riqueza nacional.

Por estes e outros motivos, o debate público sobre desigualdades sociais torna-se fundamental e deve ser iniciado desde cedo. Dados da pesquisa O impacto do desenvolvimento na primeira infância sobre a aprendizagem”, produzido pelo NCPI, mostram que é preciso investir na primeira infância. Isso porque é justamente neste período, entre 0 e seis anos, que as crianças absorvem conhecimentos e capacidades que serão essenciais em sua vida.

Neste sentido, a educação aliada a um desenvolvimento pleno das crianças e jovens contribuem para a redução das desigualdades na sociedade. Que tal conversar com os pequenos sobre desigualdades? Conheça a minha seleção com sete livros infantis que vão ajudá-lo nesse processo. Boa leitura!


Acompanhando meu pincel, Dulari Devi

Dulari Devi é uma empregada doméstica que se tornou artista do estilo Mithila de arte popular da região de Bihar, no leste da Índia. A autora pertence a uma comunidade de pescadores, acostumada a uma vida de trabalho árduo e inexorável. Ela conta de maneira comovente como descobriu e passou a exercer sua criatividade quando trabalhava como faxineira na casa de uma artista.


A Princesa e a Costureira, Janaina Leslão

A Princesa e a Costureira conta a história de Cíntia, uma princesa que nasceu prometida a Febo, o príncipe do reino vizinho. Às vésperas do casamento, Cíntia vai encomendar o seu vestido de noiva e conhece a costureira Isthar e se apaixona por ela. Ao saber que a Cíntia não se casaria mais com Febo, o pai da princesa manda que a prendam imediatamente na torre do castelo. Mas a jovem terá a ajuda de muita gente para conseguir viver esse amor.


Crianças Como Você, Anabel Kindersley

Celina, do Brasil, Ji-Koo, da Coréia do Sul, Houda, do Marrocos… Neste livro, crianças falam e escrevem sobre sua vida e seu jeito de ser. A obra de Anabel Kindersley faz uma viagem pelas diferentes culturas do mundo e mostra o cotidiano das crianças em diversos países.


Da Minha Janela, Otávio Júnior

No livro Da minha janela, o narrador compartilha detalhes sobre as imagens que vê da janela de sua casa, localizada em uma favela do Rio de Janeiro. Desse lugar, ele observa cores, traços, gestos, objetos, bichos e pessoas cujas vidas podem ser parecidas ou diferentes da sua, mas que certamente têm algo importante a lhe ensinar.


O Mundo No Black Power de Tayó, Kiusam de Oliveira

Tayó é uma menina negra que tem orgulho de seu cabelo e de seu penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. Cheia de autoestima, a menina é capaz de enfrentar as agressões dos colegas da escola, que dizem que seu cabelo é “ruim”. Mas como pode ser ruim um cabelo “fofo, lindo e cheiroso”? “Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”, é o que Tayó responde a eles.


O Pote Mágico, Ferréz

Em O Pote Mágico, um menino na periferia de São Paulo imagina poder encontrar um pote mágico. Através das ilustrações de Rodrigo Abrahim, o livro de Ferréz dá ainda mais vida a cada uma das páginas do livro que intercalam realidade e sonho.


O Que São as Classes Sociais?, Equipo Plantel

Parte da coleção ‘Livros para o Amanhã’, O Que São as Classes Sociais? busca estimular o interesse dos pequenos leitores pelo assunto para que possam refletir e tirar suas próprias conclusões sobre os tópicos abordados. A obra traz a lição de que todas as pessoas têm os mesmos direitos e que, enquanto houver desigualdade, haverá a busca por uma sociedade mais justa.


Qual título você vai ler com as crianças?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Os destaques da Bienal de São Paulo Livros para curtir em família Livros para quem assiste à série “Sombra e ossos” Para entender o código civil Livros para quem gostou de Marighella