[Volta às aulas] Como economizar no material escolar?
De olho no retorno às aulas, aprenda a economizar em livros e outros materiais. Confira!
Mais um ano letivo se aproxima e chegou o momento de pesquisar os preços do material escolar do seu filho. Este período costuma ser marcado por correria e muitos gastos financeiros, já que é preciso comprar todos os livros didáticos, as obras paradidáticas e diferentes acessórios para as crianças e adolescentes, como mochila, uniforme e cadernos.
Uma pesquisa da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) mostrou ainda que os produtos de volta às aulas devem ficar, pelo menos, 8% mais caros neste ano em relação ao mesmo período de 2019. Mas, para ajudar você a não passar perrengues, selecionamos algumas dicas para economizar no material escolar. Veja a lista!
Pesquise os preços
Antes de mais nada, é fundamental pesquisar e comparar os preços dos itens do material pedido pelas escolas. Na Estante Virtual, você encontra livros didáticos escolares novos e seminovos, com até 65% de economia. O site reúne mais de 19 milhões de títulos à venda por 2,7 mil livreiros. Na nossa página, você pode pesquisar os títulos de acordo com cada categoria, como Português, Física, Filosofia e Matemática.
Compre com antecedência
Ao comprar os materiais com antecedência, você consegue encontrar os melhores preços. Segundo especialistas, o ideal é que os pais adquirem os livros um mês antes do volta às aulas das crianças e adolescentes.
Negocie descontos
Esta dica é essencial, principalmente, para itens de papelaria, como canetas, cadernos e estojo. Vale destacar que o ideal é que o pagamento seja à vista, para que você não postergue uma dívida para o mês seguinte.
Avalie a lista e reúse
Reveja toda a lista pedida pelo colégio, reavalie cada produto e faça sua própria lista pessoal. Será que ele precisa mesmo de uma nova mochila neste ano? E o estojo precisa ser renovado? Não caia na tentação de adquirir a coleção completa de produtos do personagem favorito da criança. Priorize o que for essencial. Já no caso dos livros, uma opção de economia é comprar exemplares seminovos, como no site da Estante Virtual.
Participe das atividades da escola
É fundamental participar ativamente das atividades promovidas pela escola do seu filho, principalmente das reuniões. É neste momento que você tem a oportunidade de discutir a lista de materiais e do uniforme com a direção do colégio.
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022