Biografias resgatam memória coletiva do Brasil

(3.6 Estrelas - 15 Votos)

Na semana da Independência, selecionamos livros que contam a história de grandes personalidades que marcaram o país. Veja a lista completa!

Um país sem memória é um país sem futuro. Para entendermos o nosso cenário contemporâneo, precisamos olhar o passado e contextualizar com os fatos históricos. Um desses acontecimentos é a Independência do Brasil, que ocorreu no dia 7 de setembro de 1822. Entre os principais atores desse processo estão D. Pedro I e alguns representantes da elite. O período remete ainda à chegada da Família Real no país, no século XIX.

LEIA TAMBÉM: 7 curiosidades e 4 livros sobre Tiradentes

Que tal aproveitar a semana da Independência para conhecer (ou relembrar) alguns desses acontecimentos e figuras que marcaram a história brasileira? Por isso, selecionamos nove biografias sobre personalidades emblemáticas, como D. Pedro II, D. Leopoldina, Princesa Isabel e o ex-presidente Getúlio Vargas. Quer se aprofundar mais sobre o assunto? Veja a nossa lista completa e boa leitura!


O Tiradentes, de Lucas Figueiredo

A figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, adquiriu status de mito, mas ainda não havia uma narrativa histórica que focalizasse em sua vida, por causa da pequena quantidade de documentos sobre o mártir. Com uma pesquisa abrangente em acervos nacionais e estrangeiros, Lucas Figueiredo reconstitui a trajetória do alferes, desde sua experiência familiar, os anos da juventude até o envolvimento na Conjuração Mineira. O Tiradentes, de Lucas Figueiredo


Domitila – A verdadeira história da Marquesa de Santos, de Paulo Rezzutti

O historiador Paulo Rezzutti presenteia os leitores amantes de história com bons relatos sobre Domitila de Castro (1797 – 1867). Incomparável Marquesa de Santos, ela foi amante do primeiro imperador do Brasil e uma das mulheres mais notáveis e influentes da América Latina.
Domitila, a verdadeira história da Marquesa de Santos


Maria Bonita, de Adriana Negreiros

Mulher mais importante do cangaço brasileiro, Maria Bonita recebeu uma biografia mais completa e sob perspectiva feminina. Nos anos em que viveu com Lampião, despertou pouco interesse em pesquisadores ou jornalistas. Foi essa lacuna de informações sobre sua vida que contribuiu para que se criasse a fantasia de uma guerreira, hábil amazona do sertão. Apesar de a mitificação da imagem de Maria Bonita ter escondido situações de violência, ela não diminui o caráter transgressor da Rainha do Sertão.

Maria Bonita, de Adriana Negreiros


Chatô – O rei do Brasil, de Fernando Morais

Conhecido como Chatô, Assis Chateubriand foi um dos principais ícones dos meios de comunicação do país. Ele foi dono de um império de quase 100 jornais, revistas, estações de rádio e televisão, além de ter sido o fundador do Museu de Arte de São Paulo (Maps). Mais temido do que amado, Chatô atuou na política, nas artes e nos negócios. Sua divertida trajetória está associada de modo indissolúvel à vida cultural e política do Brasil, entre as décadas de 1950 e 1960.

Chatô, de Fernando Morais


Machado de Assis, um gênio brasileiro, de Daniel Piza

A lista também não poderia deixar de fora a biografia do principal escritor brasileiro de todos os tempos. Em Machado de Assis, um gênio brasileiro, Daniel Piza reúne um trabalho que demonstra a imprevisibilidade e o universalismo de Machado. Até agora, todas os livros sobre o escritor separaram o biógrafo, o biografado e o leitor no tempo e no espaço. No entanto, esta obra é uma nova abordagem da vida, da morte e do cotidiano de Machado. Machado de Assis, um gênio brasileiro, de Daniel Piza


Getúlio, 1882 a 1930 – Dos anos de formação a conquista do poder, de Lira Neto

Em uma trilogia sobre Getúlio Vargas, o jornalista Lira Neto reconstituiu de forma minuciosa e jornalística a trajetória pessoal e política do ex-presidente. Este primeiro volume reúne os acontecimentos no país entre 1882 e 1930, com a revolução. Para escrever os livros, Neto utilizou centenas de documentos oficiais, anúncios de publicidade, hinos, depoimentos, charges e entrevistas.

Getúlio, de Lira Neto


D. Pedro II, de José Murilo de Carvalho

O autor José Murilo de Carvalho mostra a figura contraditória de D. Pedro II, que governou o Brasil por quase meio século – de 1840 até a Proclamação da República, em 1889. Neste período, ele tentou adequar-se ao padrão de equilíbrio e austeridade do governante perfeito. No entanto, passou a detestar cada vez mais as solenidades públicas e viver o exercício do poder como um fardo.


D. Leopoldina, de Paulo Rezzutti

Conhecida como o vértice frágil do mais célebre triângulo amoroso da história do Brasil, Maria Leopoldina sofreu diante do escândalo que foi o relacionamento do marido com Domitila de Castro, a futura marquesa de Santos. No entanto, a sua trajetória revela-se muito mais do que a mulher traída à luz do dia. D. Leopoldina deixou a Europa em 1817 para uma aventura transatlântica e virou uma estrategista fundamental no processo de Independência.

D. Leopoldina, de Paulo Rezzutti


A história de Princesa Isabel – Amor, liberdade e exílio, de Regina Echeverria

A autora Regina Echeverria narra diversos momentos da vida de Princesa Isabel, desde a infância e casamento até a assinatura da Lei Áurea e seu exílio na Europa. A obra reúne uma extraordinária riqueza de detalhes em documentos e descrições da época. Uma das biografias mais completas sobre a última princesa do Brasil. A história de Princesa Isabel, de Regina Echeverria


O que achou da lista? Comente e participe!

[mailpoet_form id=”4″]
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual
Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.
Gabriela Mattos

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares