9 clássicos para conhecer a Penguin
Parte do Grupo Companhia das Letras, o selo publica clássicos da literatura mundial aqui no Brasil. Saiba mais sobre a Penguin!
É fã dos grandes clássicos da literatura mundial? Então você precisa conhecer as publicações da Penguin. Presente no Brasil desde 2011, o selo faz parte do Grupo Companhia das Letras e tem publicado no Brasil algumas das obras mais importantes na história da literatura.
De “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto, a “O Outono da Idade Média”, de Johan Huizinga, nós preparamos uma seleção com nove livros que vão fazer você mergulhar no universo deste selo. Conheça mais sobre a Penguin e aproveite as leituras!
Clara dos Anjos, Lima Barreto
O livro narra a malfadada história de Clara dos Anjos, uma jovem negra do subúrbio carioca de Inhaúma. Filha de um carteiro e de uma dona de casa, Clara conhece Cassi Jones, rapaz de família rica e socialmente bem posta, em uma roda de viola na casa de seus pais.
Convívio, Dante Alighieri
Convívio é formado por uma série de comentários sobre peças poéticas que Dante Alighieri escreveu em sua juventude. O livro reúne poemas alegóricos sobre o amor e a filosofia em versos que se transformam em base para explicações filosóficas, literárias, morais e políticas.
David Copperfield, Charles Dickens
Publicado originalmente na forma de folhetim entre 1849 e 1850, David Copperfield narra a jornada de um herói nascido na Inglaterra dos anos 1820. Órfão de pai desde o nascimento, David Copperfield pertence à massa de desfavorecidos que a literatura do século XIX presenteou com o protagonismo.
Em Louvor da Sombra, Junichiro Tanizaki
Neste livro, Junichiro Tanizaki analisa a arquitetura, o teatro, a comida, o vestuário, o papel e até o tom de pele para refletir a respeito de um elemento central da cultura japonesa: o contraste entre a penumbra e a claridade. A gordura das mãos e a ferrugem acumuladas sobre os objetos mostram a passagem do tempo e representam as histórias ali contidas.
Frankenstein, Mary Shelley
Considerado uma obra-prima da literatura mundial, Frankestein acompanha Victor, um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. Um dia, o resultado de sua experiência, um monstro que o próprio Frankenstein considera uma aberração, ganha consciência e vontade. Neste momento, criador e criatura se enfrentam: são opostos mas, de certa forma, iguais.
Helena, Machado de Assis
Helena é uma moça de origens humildes. Um dia ela é reconhecida em testamento como filha e herdeira do conselheiro Vale, um homem importante da elite carioca do Segundo Império. Depois deste episódio, a jovem passa a viver na mansão da família do Vale com uma tia e Estácio, filho legítimo do conselheiro. Estácio não apenas aceita a meia-irmã como lhe devota um profundo e crescente carinho, por ela correspondido.
Madame Bovary, Gustave Flaubert
Madame Bovary acompanha a vida de Emma Bovary, uma mulher casada com o médico Charles. Presa a um casamento enfadonho, Emma vive imersa na leitura de romances românticos e busca no adultério a libertação dos problemas de sua vida.
O Outono da Idade Média, Johan Huizinga
Em O Outono da Idade Média, Johan Huizinga apresenta esse período histórico com todos os seus contrastes, fugindo do lugar-comum que costuma tratá-lo como uma transição entre o brilho da Antiguidade e do Renascimento. O autor mostra as formas de vida e de pensamento medievais da maneira como eles se expressaram na cultura, na arte, na religião e no pensamento, mas também nos modos de expressão da felicidade, do sofrimento, do amor e do medo sentido pelas pessoas.
Ursula, Maria Firmina dos Reis
O romance abolicionista de Maria Firmina dos Reis conta a história dos jovens Tancredo e Úrsula. Os dois dividem uma trajetória marcada por perdas e decepções familiares e se apaixonam um pelo outro assim que o destino os aproxima. Porém, o casal encontrará um empecilho para concretizar seu amor.
- Os 70 anos de Ana Cristina Cesar - 06.06.2022
- 9 livros para presentear no Dia dos Namorados - 01.06.2022
- 7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades - 31.05.2022