Estante Entrevista: os livros indicados por Aline Valek, Fábio Kabral e Zé Wellington

(5 Estrelas - 1 Votos)

Convidados do Estante Entrevista conversaram sobre literatura brasileira e ficção científica. Confira as suas indicações!

Na última sexta-feira (16), Aline Valek, Fábio Kabral e Zé Wellington participaram de mais uma edição do Estante Entrevista, série de lives da Estante Virtual. Com o tema “Narrativas da ficção científica brasileira”, a conversa entre os três autores percorreu diferentes discussões, abordando desde a consolidação da ficção científica e da literatura fantástica como gêneros literários às reflexões sobre a produção da literatura brasileira.

ASSISTA À LIVE NO IGTV

Durante a live, Aline, Kabral e Wellington compartilharam alguma das temáticas que atravessam os seus trabalhos literários. Os escritores revelaram também as referências e elementos da ficção científica que mais inspiram os seus livros. Embora assumam os diálogos com a sci-fi, os três autores reforçam que a sua produção literária não está restrita a esse ou a qualquer outro gênero literário.

Nos momentos finais da conversa, os escritores indicaram alguns livros fundamentais para quem quer entender mais sobre a produção de ficção científica na literatura brasileira. Conheça as indicações!


A cientista guerreira do facão furioso, Fábio Kabral

Ketu três é o lar do povo melaninado, filhos dos orixás. Jamila olabamiji é filha de Ogum e só quer se tornar a maior engenheira de Ketu três. Porém, é difícil manter o foco quando se tem de lidar com um pai ocupado em três empregos, uma namorada encrenqueira e um valentão que sempre a atormenta na escola. A menina só queria ficar de boa no quarto construindo dispositivos incríveis, mas lhe provocaram tanto que ela acabou despertando uma fúria capaz de arruinar a cidade inteira.


Fantástico Brasileiro, Bruno Anselmi Matangrano e Enéias Tavares

Fantástico Brasileiro: o insólito literário do romantismo ao fantasismo percorre quase 200 anos de história literária para mostrar que o fantástico sempre motivou o interesse de escritores, críticos, editores e leitores em nosso país. Partindo do romantismo até chegar ao recente fantasismo, o volume discute os diversos modos narrativos de ontem e de hoje, sem perder de vista a importância de quem escreve, publica, divulga e estuda tais temas no Brasil.


Igbo e as Princesas, Marcos Cajé

Na Nigéria, um reino próspero e muito tranquilo sofreu com uma chuva excessiva, seguida de uma seca e escassez de caça. Reunidos, o Rei Jaha e os seus ministros de assuntos ambientais e econômicos, foram aconselhados pelo ministro de assuntos místicos a ir ao encontro do grande Ifá Oráculo e saber o que ocorreu com o reino encantado. De volta ao Reino, a Rainha e o Rei tiveram duas meninas, suas Ibejes, e, assim, o equilíbrio do clima voltou a ser como antes. Anos passados, as Ibejes começaram a receber muitas propostas de casamento, mas o Rei anunciou algo inusitado.


Solarpunk – Histórias ecológicas e fantásticas em um mundo sustentável, Gerson Lod-Ribeiro

Imagine um mundo sustentável, movido por energias limpas e renováveis, menos agressivas ao meio ambiente. Agora imagine a humanidade sob o impacto dessas mudanças. É essa a proposta de Solarpunk – Histórias ecológicas e fantásticas em um mundo sustentável, que fecha a trilogia de coletâneas de ficção especulativa organizadas por Gerson Lodi-Ribeiro.


Qual indicação você quer conhecer?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *