10 livros para viajar pela literatura brasileira

(0 Estrelas - 0 Votos)

Do Norte ao Sul do país, nós preparamos uma seleção com dez livros de autores brasileiros que você precisa conhecer. Confira a lista!

O Brasil é um dos países mais ricos do mundo em cultura popular e toda essa diversidade está representada nas nossas obras literárias. Nos quatro cantos do país, autores compartilham as suas próprias narrativas e apresentam ao mundo livros incríveis que merecem ser lidos pelos fãs da literatura brasileira.

Que tal viajar pelas belezas da nossa literatura? Nós preparamos uma seleção especial com dez livros de autores brasileiros que você precisa conhecer. Escolha o seu próximo destino e aproveite a leitura!


A Casa dos Budas Ditosos, João Ubaldo Ribeiro

A Casa dos Budas Ditosos narra a trajetória de CLB, uma mulher baiana que vive no Rio, e, aos 68 anos, continua a viver as infinitas possibilidades do sexo com prazer e sem culpa. Na obra, João Ubaldo Ribeiro brinda o leitor com um depoimento “socio-histórico-lítero-pornô” em um relato dedicado às mulheres.


A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami, Davi Kopenawa e Bruce Albert

A Queda do Céu apresenta as reflexões do xamã Davi Kopenawa sobre o contato predador com o homem branco, uma ameaça para o seu povo desde os anos 1960. A vocação de xamã desde a primeira infância é o primeiro dos três pilares deste livro. O segundo pilar é o relato do avanço dos brancos pela floresta, levando epidemias e destruição. Ao fim, os autores abordam a odisseia do líder indígena para denunciar a destruição de seu povo.


A Obscena Senhora D, Hilda Hilst

Depois de perder o marido, Hillé, a senhora D, se vê absolutamente sozinha aos 70 anos. Em seu luto, a protagonista decide viver no vão da escada de casa e experimentar o mais profundo isolamento. Num intenso fluxo de consciência, ela volta ao passado ao mesmo tempo em que se pergunta sobre o verdadeiro sentido da vida.


Belhell, Edyr Augusto

Belhell exibe uma Belém que, para além do cenário, torna-se uma importante personagem no contexto urbano. As ruas, avenidas e locais da capital paraense mudam de perspectiva a partir das ações de Gil, Paula, dr. Marollo, Paulo e Sérgio Aragão. Além disso, o submundo de cassinos, drogas, sexo e dinheiro colocará a vida das protagonistas em um jogo bem mais perigoso do que se pode imaginar.


Capitães da Areia, Jorge Amado

O romance de formação de Jorge Amado narra a história de meninos pobres e infratores que vivem em um cais na praia de Salvador, na Bahia. Com críticas à miséria e ausência de oportunidades para tantos jovens no país, o autor nos aproxima dos capitães da areia, liderados por Pedro Bala, e nos contagia com o intenso desejo de liberdade do grupo de garotos.


Meu Quintal é Maior do Que o Mundo, Manoel de Barros

Meu quintal é maior do que o mundo reúne poemas publicados por Manoel de Barros durante mais de setenta anos. Fazer um recorte na obra desse poeta é algo complexo, uma vez que os seus livros assumem variadas formas, e se movem como as águas do Pantanal. Este título revela a força, a vitalidade e o alcance universal da obra deste poeta inimitável.


Ponciá Vicêncio, Conceição Evaristo

Ponciá Vicêncio descreve os caminhos, andanças, marcas, sonhos e os desencantos da protagonista. No livro, Conceição Evaristo constrói a trajetória da personagem da infância à idade adulta, tratando de sua identidade, afetos e desafetos e do seu envolvimento com a família e os amigos.


Toda Poesia, Paulo Leminski

Toda Poesia percorre a trajetória poética de Paulo Leminski. Mestre do verso lapidar e da astúcia, o autor curitibano passou pelo haikai, a poesia concreta, o poema-piada oswaldiano, o slogan e a canção. Nada parece ter escapado ao “samurai malandro”. Neste livro, Leminski demonstra por que tornou-se um dos poetas brasileiros mais lidos nas últimas décadas.


Todos Nós Adorávamos Caubóis, Carol Bensimon

Todos nós adorávamos caubóis se passa em uma road trip de duas jovens em uma cidade-fantasma no coração do Rio Grande do Sul. Narrada por Cora, uma das viajantes, a história trata de momentos que vão desde as lembranças da faculdade e dos anos 1990 à promessa de liberdade que as paisagens do sul do Brasil trazem às mulheres.


Tudo nela brilha e queima – Poemas de luta e amor, Ryane Leão

O livro de estreia de Ryane Leão expõe as vivências da professora e poeta em um mundo que insiste em silenciar as vozes de mulheres negras. Em Tudo Nela Brilha e Queima, Ryane compartilha com os leitores as suas experiências com o amor, a rotina, a cidade, as transições, os recomeços, os tropeços, as partidas e as contrapartidas.


Qual livro você gostaria de conhecer?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *