9 clássicos para conhecer a Penguin

(0 Estrelas - 0 Votos)

Parte do Grupo Companhia das Letras, o selo publica clássicos da literatura mundial aqui no Brasil. Saiba mais sobre a Penguin!

É fã dos grandes clássicos da literatura mundial? Então você precisa conhecer as publicações da Penguin. Presente no Brasil desde 2011, o selo faz parte do Grupo Companhia das Letras e tem publicado no Brasil algumas das obras mais importantes na história da literatura.

De “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto, a “O Outono da Idade Média”, de Johan Huizinga, nós preparamos uma seleção com nove livros que vão fazer você mergulhar no universo deste selo. Conheça mais sobre a Penguin e aproveite as leituras!


Clara dos Anjos, Lima Barreto

O livro narra a malfadada história de Clara dos Anjos, uma jovem negra do subúrbio carioca de Inhaúma. Filha de um carteiro e de uma dona de casa, Clara conhece Cassi Jones, rapaz de família rica e socialmente bem posta, em uma roda de viola na casa de seus pais.


Convívio, Dante Alighieri

Convívio é formado por uma série de comentários sobre peças poéticas que Dante Alighieri escreveu em sua juventude. O livro reúne poemas alegóricos sobre o amor e a filosofia em versos que se transformam em base para explicações filosóficas, literárias, morais e políticas.


David Copperfield, Charles Dickens

Publicado originalmente na forma de folhetim entre 1849 e 1850, David Copperfield narra a jornada de um herói nascido na Inglaterra dos anos 1820. Órfão de pai desde o nascimento, David Copperfield pertence à massa de desfavorecidos que a literatura do século XIX presenteou com o protagonismo.


Em Louvor da Sombra, Junichiro Tanizaki

Neste livro, Junichiro Tanizaki analisa a arquitetura, o teatro, a comida, o vestuário, o papel e até o tom de pele para refletir a respeito de um elemento central da cultura japonesa: o contraste entre a penumbra e a claridade. A gordura das mãos e a ferrugem acumuladas sobre os objetos mostram a passagem do tempo e representam as histórias ali contidas.


Frankenstein, Mary Shelley

Considerado uma obra-prima da literatura mundial, Frankestein acompanha Victor, um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. Um dia, o resultado de sua experiência, um monstro que o próprio Frankenstein considera uma aberração, ganha consciência e vontade. Neste momento, criador e criatura se enfrentam: são opostos mas, de certa forma, iguais.


Helena, Machado de Assis

Helena é uma moça de origens humildes. Um dia ela é reconhecida em testamento como filha e herdeira do conselheiro Vale, um homem importante da elite carioca do Segundo Império. Depois deste episódio, a jovem passa a viver na mansão da família do Vale com uma tia e Estácio, filho legítimo do conselheiro. Estácio não apenas aceita a meia-irmã como lhe devota um profundo e crescente carinho, por ela correspondido.


Madame Bovary, Gustave Flaubert

Madame Bovary acompanha a vida de Emma Bovary, uma mulher casada com o médico Charles. Presa a um casamento enfadonho, Emma vive imersa na leitura de romances românticos e busca no adultério a libertação dos problemas de sua vida.


O Outono da Idade Média, Johan Huizinga

Em O Outono da Idade Média, Johan Huizinga apresenta esse período histórico com todos os seus contrastes, fugindo do lugar-comum que costuma tratá-lo como uma transição entre o brilho da Antiguidade e do Renascimento. O autor mostra as formas de vida e de pensamento medievais da maneira como eles se expressaram na cultura, na arte, na religião e no pensamento, mas também nos modos de expressão da felicidade, do sofrimento, do amor e do medo sentido pelas pessoas.


Ursula, Maria Firmina dos Reis

O romance abolicionista de Maria Firmina dos Reis conta a história dos jovens Tancredo e Úrsula. Os dois dividem uma trajetória marcada por perdas e decepções familiares e se apaixonam um pelo outro assim que o destino os aproxima. Porém, o casal encontrará um empecilho para concretizar seu amor.



Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas