FLEV: 5 livros sugeridos por Andrea Ramal
Na segunda live do Festival Literário da Estante Virtual, a escritora Andrea Ramal indicou cinco livros para aproveitar nesse momento
Na segunda live do Festival Literário da Estante Virtual (FLEV), a doutora em Educação, escritora e comentarista do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, Andrea Ramal, falou sobre as possibilidades e os desafios enfrentados pela educação brasileira nesse momento de pandemia, assim como nos próximos anos.
Na conversa, Andrea afirmou que esse foi o primeiro mergulho do país no ensino à distância e que, mesmo no “novo normal”, ela continuará sendo uma realidade na educação brasileira. Além disso, a educadora ressaltou a importância da atuação dos professores e das famílias nesse momento.
Ao fim da entrevista, a escritora deu dicas de quatro obras para quem deseja se aprofundar na temática da educação e uma para os fãs de ficção. Confira a lista e aproveite a leitura!
Educação na Cibercultura, Andrea Ramal
Em Educação na Cibercultura, Andrea Ramal constrói análises a respeito das mudanças nas formas de aprender na sociedade da informação e da comunicação. Influenciada pelas teorias de autores como Pierre Lévy e Mikhail Bakhtin, a autora aponta para novos modelos de ensino-aprendizagem e novos perfis de educadores.
Educação no Brasil – um Panorama do Ensino na Atualidade, Andrea Ramal
Educação no Brasil – um Panorama do Ensino na Atualidade trata da educação, ressaltando as suas dimensões políticas, sociais e afetivas, bem como as tendências que fazem parte do imaginário das juventudes brasileiras. O livro de Andrea Ramal também apresenta conceitos como conteudismo, pais helicópteros, heutagogia e sala de aula invertida.
Filhos Bem-sucedidos, Andrea Ramal
Em “Filhos Bem-sucedidos”, Andrea Ramal explica aos pais como implementar no cotidiano aspectos que farão com que as crianças e jovens aproveitem melhor os aprendizados adquiridos. Além disso, a educadora aponta caminhos para lidar com os desafios da educação e da aprendizagem, oferecendo ferramentas essenciais nesse processo.
Histórias de Gente Que Ensina e Aprende, Andrea Ramal
Histórias de Gente Que Ensina e Aprende reúne contos que discutem questões diretamente associadas ao ensinar e o aprender, como o papel da leitura no processo de aprendizagem de crianças e jovens.
Uma mulher no Escuro, Raphael Montes
Uma mulher no Escuro narra a história de uma jovem que, após presenciar um crime bárbaro que matou a sua família, vive solitária, com pesadelos frequentes e grandes dificuldades para se relacionar. Distante das pessoas, ela vive a observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, bairro central do Rio de Janeiro.
O que você achou das sugestões?
- Os 70 anos de Ana Cristina Cesar - 06.06.2022
- 9 livros para presentear no Dia dos Namorados - 01.06.2022
- 7 livros para conversar com as crianças sobre desigualdades - 31.05.2022