FLEV: 5 livros sugeridos por Andrea Ramal

(5 Estrelas - 2 Votos)

Na segunda live do Festival Literário da Estante Virtual, a escritora Andrea Ramal indicou cinco livros para aproveitar nesse momento

Na segunda live do Festival Literário da Estante Virtual (FLEV), a doutora em Educação, escritora e comentarista do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, Andrea Ramal, falou sobre as possibilidades e os desafios enfrentados pela educação brasileira nesse momento de pandemia, assim como nos próximos anos.

ASSISTA À LIVE 

Na conversa, Andrea afirmou que esse foi o primeiro mergulho do país no ensino à distância e que, mesmo no “novo normal”, ela continuará sendo uma realidade na educação brasileira. Além disso, a educadora ressaltou a importância da atuação dos professores e das famílias nesse momento.

Ao fim da entrevista, a escritora deu dicas de quatro obras para quem deseja se aprofundar na temática da educação e uma para os fãs de ficção. Confira a lista e aproveite a leitura!


Educação na Cibercultura, Andrea Ramal

Em Educação na Cibercultura, Andrea Ramal constrói análises a respeito das mudanças nas formas de aprender na sociedade da informação e da comunicação. Influenciada pelas teorias de autores como Pierre Lévy e Mikhail Bakhtin, a autora aponta para novos modelos de ensino-aprendizagem e novos perfis de educadores.


Educação no Brasil – um Panorama do Ensino na Atualidade, Andrea Ramal

Educação no Brasil – um Panorama do Ensino na Atualidade trata da educação, ressaltando as suas dimensões políticas, sociais e afetivas, bem como as tendências que fazem parte do imaginário das juventudes brasileiras. O livro de Andrea Ramal também apresenta conceitos como conteudismo, pais helicópteros, heutagogia e sala de aula invertida.


Filhos Bem-sucedidos, Andrea Ramal

Em “Filhos Bem-sucedidos”, Andrea Ramal explica aos pais como implementar no cotidiano aspectos que farão com que as crianças e jovens aproveitem melhor os aprendizados adquiridos. Além disso, a educadora aponta caminhos para lidar com os desafios da educação e da aprendizagem, oferecendo ferramentas essenciais nesse processo.


Histórias de Gente Que Ensina e Aprende, Andrea Ramal

Histórias de Gente Que Ensina e Aprende reúne contos que discutem questões diretamente associadas ao ensinar e o aprender, como o papel da leitura no processo de aprendizagem de crianças e jovens.


Uma mulher no Escuro, Raphael Montes

Uma mulher no Escuro narra a história de uma jovem que, após presenciar um crime bárbaro que matou a sua família, vive solitária, com pesadelos frequentes e grandes dificuldades para se relacionar. Distante das pessoas, ela vive a observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, bairro central do Rio de Janeiro.


O que você achou das sugestões?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *