8 músicas para ouvir ainda em 2020

(5 Estrelas - 1 Votos)

Aumente o som! De Beyoncé a Milton Nascimento, confira oito canções que foram lançadas nos primeiros oito meses de 2020.

Embora atípico para as produções artísticas, o ano de 2020 apresentou uma série de lançamentos musicais muito interessantes. Seja no Brasil ou fora dele, os cantores, compositores e demais trabalhadores do setor da música construíram, nos últimos meses, caminhos e estratégias para a viabilização dos seus projetos.

Alguns deles, como o disco “Aos Prantos”, da Letrux, já haviam começado antes da pandemia chegar por aqui e, por isso, prosseguiram nos últimos meses reavaliando ideias e formatos. Trabalhos como o “Quarentena (Verso Livre)”, do artista de rap Rincon Sapiência, por sua vez, surgiram já no período de isolamento social, navegando nos desafios e possibilidades fornecidos por eesse momento.

Aqui, nós selecionamos dicas de oito canções – brasileiras ou não – lançadas nos primeiros oito meses de 2020. Confira e aproveite para fazer com que esses sons circulem por aí!


ALREADY, Beyoncé, Shatta Wale e Major Lazer

Divulgada no dia 31 de julho, a música ALREADY faz parte do mais novo álbum visual de Beyoncé, “Black is king”, lançado no mesmo dia na plataforma de vídeos Disney+ nos Estados Unidos. A canção conta com a participação do cantor e compositor ganês Shatta Wale e do produtor norte-americano Major Lazer e evoca a ancestralidade e a exaltação da cultura negra. A previsão é que o disco de Beyoncé seja lançado no Brasil em novembro.


Cais, Milton Nascimento e Criolo feat. Amaro Freitas

Lançada há 48 anos, a canção “Cais”, de Milton Nascimento, ganhou uma nova versão em 2020 no EP “Existe Amor”. O projeto de Nascimento com o cantor e compositor paulista Criolo tem o objetivo de arrecadar verbas para a população em vulnerabilidade social no país. “Cais” é a primeira delas e ganhou uma abertura comandada pelo piano de Amaro Freitas.


Despedida, Francisco, El Hombre

Uma das canções produzidas pela Francisco, El Hombre durante a quarentena, “Despedida” marca o fim de um ciclo na banda. Essa foi a última música gravada pelo baixista Gomes antes de sair do grupo. O músico, que nem suspeitava da homenagem, foi surpreendido com um “até logo” musicado pelos colegas da Francisco, El Hombre.


Eu Estou Aos Prantos, Letrux

A faixa “Eu Estou Aos Prantos” integra o disco homônimo da cantora e compositora carioca Letrux, lançado no dia 13 de março. Composta durante um trajeto de avião, a canção fala sobre uma sensação de desconforto e um estado de “bruta agonia” diante dos últimos acontecimentos vividos no país.


Quarentena (Verso Livre), Rincon Sapiência

Desde 2014, Rincon Sapiência apresenta os chamados “versos livres” sempre no dia 26 de dezembro. Nesse ano, o artista resolveu adiantar o lançamento e, no dia 8 de maio, divulgou o single “Quarentena (Verso Livre)”. Produzida por Rincon em seu home studio, a canção reflete sobre as questões que permeiam a experiência do isolamento social no país.


Negão Negra, Elza Soares e Flávio Renegado

No dia 24 de julho, Elza Soares apresentou o single “Negão Negra”, lançado em parceria com o cantor e compositor Flávio Renegado, que assina a autoria da canção junto com Gabriel Moura. Em tom de manifesto, a música exalta a luta e a resistência das populações negras, ressaltando a urgência do enfrentamento contra o racismo e as injustiças sociais no país.


Rain On Me, Lady Gaga e Ariana Grande

“Rain on Me” marca o encontro entre dois ícones da música pop norte-americana: Lady Gaga e Ariana Grande. Lançada no dia 22 de maio, a música estreou no topo da parada da “Billboard” dos EUA. “Rain on Me” faz parte do álbum “Chromatica”, de Lady Gaga, que marca o retorno da artista às influências do pop.


Talvez, Caetano Veloso e Tom Veloso

Na sexta-feira (7), Caetano Veloso apresentou o single “Talvez”, fruto de uma parceria com o filho, Tom Veloso. Composta por Tom e pelo compositor e violonista Cézar Mendes, a canção chegou no dia do aniversário de Caetano, junto com uma live memorável que o artista baiano fez na companhia dos três filhos: Moreno, Tom e Zeca Veloso.


Qual das músicas da lista você quer ouvir?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *