Escritores debatem literatura e educação no 1º Festival Literário da Estante Virtual

(5 Estrelas - 3 Votos)

Evento começa nesta sexta (7), no Instagram. Entre os convidados estão o quadrinista Fábio Moon e os escritores Raphael Montes e Clara Alves

Agosto é um mês especial para quem ama literatura. A partir desta sexta-feira (7), o 1º Festival Literário da Estante Virtual (FLEV) reunirá debates sobre livros e educação, em uma série de lives no Instagram da Estante Virtual. Na estreia, o ator, dramaturgo e escritor Aldri Anunciação participa da conversa “O Nordeste sob o olhar de Jorge Amado”, às 18h. Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura 2013, ele é o autor da peça “Namíbia, não!”, que discute representações do Nordeste, inclusive as presentes na obra de Jorge Amado.

Já o segundo bate-papo do evento será realizado no dia 12, às 17h, com o tema “Como educar na pandemia?”. Na live, a doutora em Educação Andrea Ramal, comentarista do programa “Encontro com a Fátima Bernardes”, da TV Globo, discutirá quais estão sendo os desafios dos pais em participar da educação dos filhos em tempo de isolamento social.

Entre os outros destaques do festival estão o quadrinista premiado Fábio Moon, em um debate sobre HQs, e os escritores Raphael Montes e Natalia Borges Polesso, vencedora do Prêmio Jabuti.

Confira a programação completa!

  • 07/08 (sexta-feira), 18h

. Debate: “O Nordeste sob o olhar de Jorge Amado”

. Convidado: Ator e escritor Aldri Anunciação

. Mediação: Yasmin Lisboa

  • 12/08 (quarta-feira), 17h

. Debate: “Como educar na pandemia”

. Convidada: Andrea Ramal, doutora em Educação e comentarista no         programa “Encontro com a Fátima Bernardes”

. Mediação: Yasmin Lisboa

  • 13/08 (quinta-feira), 16h

. Debate: “Como os livros-reportagem preservam a história?”

. Convidado: Chico Felitti, autor dos livros “Ricardo e Vânia” e “A casa”

. Mediação: Gabriela Mattos

  • 15/08 (sábado), 15h

. Debate: “O sucesso das HQs no Brasil e no mundo”

. Convidado: Fábio Moon, quadrinista vencedor do Prêmio Eisner

. Mediação: Gabriela Mattos

  • 19/08 (terça-feira), 17h

. Debate: “A representatividade LGBTQIA+ na literatura”

. Convidada: Natalia Borges Polesso, autora de “Amora”

. Mediação: Gabriela Mattos

  • 20/08 (quarta-feira), às 17h

. Debate: “Como a música influencia os livros?”

. Convidada: Chris Fuscaldo, jornalista e biógrafa da Legião Urbana e de Os Mutantes

. Mediação: Yasmin Lisboa

  • 27/08 (quinta-feira), às 16h

. Debate: “O young adult no Brasil”

. Convidada: Clara Alves, escritora do livro “Conectadas”

. Mediação: Gabriela Mattos

  • 28/08 (sexta-feira), 18h

. Debate: “Os 130 anos de Agatha Christie”

. Convidado: Raphael Montes, escritor dos livros “Uma mulher no escuro”, “Jantar secreto”, “Dias perfeitos”, entre outros

. Mediação: Yasmin Lisboa

Conheça os livros dos convidados do festival


Uma mulher no escuro, de Raphael Montes

Um crime brutal cometido há 20 anos, uma única sobrevivente, o retorno calculado do assassino. Em quem Victoria deve confiar? Neste thriller psicológico, Raphael Montes une romance e suspense em uma narrativa intrincada e sedutora. Victoria Bravo tinha quatro anos quando um homem invadiu sua casa e matou sua família a facadas, pichando seus rostos com tinta preta. Única sobrevivente, ela agora é uma jovem solitária e tímida, com pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar. Seu refúgio é ficar em casa e observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, Rio de Janeiro. Mas o passado bate à sua porta, e ela não sabe mais em quem pode confiar.


Daytripper, de Fábio Moon e Gabriel Bá

Conheça Brás de Oliva Domingos. Milagroso filho de um mundialmente famoso escritor brasileiro, Brás passa os dias escrevendo obituários e as noites sonhando em se tornar um autor de sucesso – ele escreve o fim da história de outras pessoas enquanto a sua própria mal começou. Mas, no dia que sua vida começar, ele será capaz de perceber? Ela começará aos 21, quando ele conhece a garota dos seus sonhos? Ou aos 11, quando dá seu primeiro beijo? É mais adiante na vida, quando seu primeiro filho nasce? Ou antes, quando pode ter encontrado sua voz como escritor? Cada dia na vida de Brás é como a página de um livro. Cada um deles revela as pessoas e coisas que o fizeram ser quem é: sua mãe e seu pai, seu filho e seu melhor amigo, seu primeiro amor e o amor de sua vida.


Conectadas, de Clara Alves

Ser uma garota gamer não é fácil. Principalmente quando um romance está em jogo. Raíssa e Ayla se conheceram jogando Feéricos, um dos games mais populares do momento, e não se desgrudaram mais ― pelo menos virtualmente. Ayla sente que, com Raíssa, finalmente pode ser ela mesma. Raíssa, por sua vez, encontra em Ayla uma conexão que nunca teve com ninguém. Só tem um “pequeno” problema: Raíssa joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com outra menina. Quanto mais as duas se envolvem, mais culpa Raíssa sente. Só que ela não está pronta para se assumir ― muito menos para perder a garota que ama.


A casa, de Chico Felitti

João de Deus desfrutava das bênçãos do establishment. Frequentava festas de políticos, recebia artistas brasileiros e estrangeiros, via filas quilométricas se formarem em frente à casa onde atendia, na pequena cidade de Abadiânia, no interior de Goiás. No fim de 2018, veio a público uma onda de acusações de assédio sexual contra o líder espiritual. Dezenas de mulheres saíram da sombra para contar experiências de abuso e estupro. Em seguida surgiram as denúncias na Justiça. E então o castelo de cartas de João de Deus começou a desmoronar. Este livro mergulha nessa história, mostrando que ela é ainda mais assustadora.


Depende de Você – Como Fazer de Seu Filho uma História de Sucesso, de Andrea Ramal

Neste livro você encontra orientações práticas e seguras para ajudar seu filho a se tornar uma história de sucesso nos estudos e na vida. Esta obra é indicada especialmente a pais e responsáveis, mas também a escolas e demais interessados na formação e no sucesso escolar das crianças e adolescentes.


Amora, de Natalia Borges Polesso

Seria pouco dizer que os contos de Amora versam sobre relações homossexuais entre mulheres. Também estão aqui o maravilhamento, o estupor e o medo das descobertas. O encontro consigo mesmo, sobretudo quando ele ocorre fora dos padrões, pode trazer desafios ou tornar impossível seguir sem transformação. É necessário avançar, explorar o desconhecido, desestabilizar as estruturas para chegar, enfim, ao sossego de quem vive com honestidade.


O que você achou da programação? Comente e participe!


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *