A potência de Fernanda Young nas artes e na literatura
Escritora morreu após uma parada cardíaca em decorrência de crise de asma. Conheça seus principais livros e veja homenagens à roteirista
O mundo das artes está em luto pela morte da escritora Fernanda Young. A autora, de 49 anos, morreu após uma parada cardíaca em decorrência de crise de asma, neste domingo (25), em Minas Gerais. A atriz estrearia a peça Ainda nada de novo, ao lado de Fernanda Nobre, no dia 12 de setembro, em São Paulo.
Nascida em 1 de maio de 1970, em Niterói, no Rio de Janeiro, Fernanda Young chegou a ingressar em Letras na Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Jornalismo na Faculdade Hélio Alonso (Facha), mas não terminou os cursos. Aos 24 anos, estreou como roteirista no programa A comédia da vida privada, da TV Globo, no qual adaptou textos do escritor Luis Fernando Veríssimo.
O problema é que quero muitas coisas simples, então pareço exigente.”
Ela foi ainda autora de outras séries de sucesso na emissora, como Os normais – que depois influenciou filme homônimo -, Os aspones e Shippados, a mais recente da roteirista. Com Separação?! e Como aproveitar o fim do mundo, foi indicada duas vezes ao prêmio de Melhor Comédia do Emmy Internacional. Já na literatura, publicou mais de dez livros, como Pós-F e Aritmética.
Além da TV Globo, Fernanda também fazia parte do canal GNT: integrou o time de apresentadoras da primeira temporada de Saia justa, ao lado de Marisa Orth, Monica Waldvogel e Rita Lee, entre 2006 e 2010, apresentou o programa Irritando Fernanda Young.
Hoje, cercada pela sua ausência, procuro o que procurar. Experimentando o desânimo da busca desiludida. Pois, se um amor como aquele acaba dessa maneira, vale a pena encontrar um outro?”
Transgressora, Fernanda ficou conhecida por quebrar paradigmas, tanto na televisão, quanto nos livros e até mesmo na vida pessoal. Era ativa no seu perfil na Internet, publicava sobre seus trabalhos no Instagram e fazia críticas sociais. Em 2009, decidiu sair na Playboy, indo totalmente contra o padrão imagético imposto pela sociedade.
Artistas homenageiam Fernanda Young
A morte de Fernanda Young deixou seus fãs e amigos em choque. Por meio das redes sociais, artistas e parentes fizeram homenagens à atriz. Uma de suas gêmeas, Estela May, de 19 anos, despediu da mãe em um texto na internet. A roteirista era casada com Alexandre Machado, com quem dividiu a maioria de seus trabalhos na televisão, e quatro filhos.
“Você amava e se divertia. Você deixa pra trás a obra mais perfeita que já vi, todos os textos, todas as brilhantes ideias de jerico que nem chegaram a ser realizadas (pode deixar que eu realizo) e os poemas”, diz, em um dos trechos.
Fernanda Young… Provocadora, ousada, irônica, inteligente. Grande talento. Eu era fã e amigo
— Marcelo Rubens Paiva (@marcelorubens) August 25, 2019
Chocado com essa notícia. https://t.co/3ScVBr5yzC Fernanda Young (@youngporra), escritora talentosa, polêmica, divertida, autora (com seu marido Alexandre Machado) da melhor série brasileira até hoje, Os Normais, entre outros trabalhos. Uma pessoa bacana a menos no Brasil.
— helio de la peña (@lapena) August 25, 2019
A vida é um sopro! 🌸 Queria escrever que Deus só pode estar convocando um exército do bem para salvar o mundo em outra dimensão, sei lá algo assim, não sei, Deus chamou um ser humano como ela guerreira do sagrado feminino e da liberdade! Salve #fernandayoung pic.twitter.com/cWKMZTd7n7
— leticia spiller (@leticiaspiller) August 25, 2019
Aritmética
Some triângulos amorosos, traições e desejos, multiplique pelas culpas e você terá como resultado Aritmética, um dos principais romances de Fernanda Young. O livro usa como fio condutor a relação de amantes do escritor João Dias com a aposentada América, ambos com 75 anos, para descrever um círculo de relacionamentos que mistura amor, desejo, raiva, tristeza e frustração numa equação só solucionada nas últimas páginas.
Tudo que você não soube
Fernanda Young troca o humor ácido por um tom amargurado para contar, em primeira pessoa, a história de uma mulher que escreve ao pai moribundo, com quem não fala há anos. Nessa longa carta, a personagem faz um resumo detalhado da sua vida, dividida entre o desejo de chamar a atenção do homem que a colocou no mundo e a vontade de chocá-lo com suas revelações.
Pós-F: Para além do masculino e do feminino
Em sua primeira obra de não ficção, Fernanda Young se insere no acalorado debate sobre o que significa ser homem e ser mulher hoje. Em textos autobiográficos, ela se revela como uma das tantas personagens femininas às quais deu voz, sempre independentes e a quem a inadequação é um sentimento intrínseco. E esse constante deslocamento faz com que Fernanda seja capaz de observar o feminino e o masculino em todas as suas potencialidades.
Estragos
Estragos reúne as primeiras aventuras literárias de Fernanda Young, do período entre 1987 e 1995, quando ela tinha entre 16 e 25 anos. Pela primeira vez publicados, os 18 contos deste livro revelam a personalidade de uma jovem buscando seu estilo, um prenúncio do trabalho que viria a desenvolver nos anos seguintes, em seus mais de dez livros publicados.
A sombra das vossas asas
Em A sombra das vossas asas, a autora conta, com sua verve irônica e prosa afiada, a história de Rigel e Carina. Mergulhado num universo de manipulação, fascínio, loucura e dependência, o casal vive um amor destrutivo e, ao mesmo tempo, viciante.
As pessoas dos livros
Prestes a lançar seu terceiro livro e vivendo uma crise criativa e no casamento, a escritora Amanda Ayd se lança num novo projeto literário, que retrata seu sentimento por ela mesma, pelo marido e por sua obra. Mesclando humor e referências pop, a narrativa passeia por três histórias paralelas – a da protagonista e as dos personagens dos livros assinados por ela.
Os melhores moments de Os normais, com Alexandre Machado
Este livro traz uma seleção dos diálogos mais imperdíveis e impagáveis dos personagens Rui e Vani, as estrelas do programa da TV Globo que virou mania nacional. Os textos revelam toda a faceta dos personagens, revelando histórias inteligentes, apaixonadas e urbanas.
Você já leu algum livro de Fernanda Young? Comente e participe!
- 12 livros mais vendidos do The New York Times - 22.09.2022
- Conheça a história do Dicionário Aurélio - 12.07.2022
- 5 livros para quem gosta de “Meu malvado favorito” - 08.07.2022
Ainda faltaram alguns livros como Efeito Urano e Vergonha dos Pés. Grande autora, que pena, que perda.