#SextouComSebo: Burití Sebo Literário

(5 Estrelas - 1 Votos)

Sebo carioca surgiu no lugar de um estúdio fotográfico e ampliou as suas vendas na Estante Virtual. Confira!

Na segunda edição da série “Sextou com Sebo”, a minha equipe foi conhecer o Burití Sebo Literário, no Rio de Janeiro. Criado no início dos anos 2000, o sebo nasceu de um sonho antigo que o livreiro e fotógrafo Marcos Vinicio Cunha cultivava em sua vida: o de ser dono de uma livraria. Com as transformações tecnológicas e as mudanças no mercado da fotografia, Cunha resolveu investir neste desejo e decidiu que, no lugar do seu antigo estúdio fotográfico, abriria agora um sebo.

“Quando trabalhar com fotografia se tornou difícil para mim, eu pensei que deveria fazer outra coisa. Eu sempre quis ter uma livraria e a minha ideia era a de fazer uma livraria especializada em fotografia. Mas percebi que isso era complicado para um livreiro pequeno, por conta da importação de livros”, complementa.

Neste momento, o livreiro decidiu apostar na pluralidade de seu acervo e passou a reunir uma diversidade de livros novos e seminovos em um espaço agradável na Rua do Carmo, número 9, sala 902, no centro histórico da cidade. Mas, para além do ambiente físico, o negócio de Marcos Vinicio Cunha tem uma história antiga com a venda de livros online e, sobretudo, com a Estante Virtual. Ele conta que cadastrou o seu acervo no site em 2007 e que a entrada na plataforma mudou os rumos do seu negócio. “Eu não seria um livreiro sem a Estante Virtual”, destacou Cunha.

Quer conhecer mais sobre o Burití Sebo Literário? Confira alguns dos títulos que estão disponíveis no acervo do sebo!


Hereges, Leonardo Padura

O navio S.S. Saint Louis chegou ao porto de Havana em 1939. Nele, estavam escondidos 900 refugiados vindos da Alemanha. Em Hereges, o garoto Daniel Kaminsky e seu tio, aguardavam nas docas com um pequeno quadro de Rembrandt que esperavam usar como moeda de troca para garantir o desembarque de sua família. Porém, o plano fracassa, a autorização não é concedida, e o navio retorna à Alemanha. Quase setenta anos depois, o filho de Daniel, Elías, viaja dos Estados Unidos a Havana para esclarecer o que aconteceu com o quadro e com a sua família.


O Amante, Marguerite Duras

O romance autobiográfico O Amante acompanha uma tumultuada história de amor entre uma jovem francesa e um rico comerciante chinês na Indochina pré-guerra. Neste livro, Marguerite Duras evoca a vida nas margens de Saigon nos últimos dias do império colonial da França e relembra não só sua experiência, mas também os relacionamentos que separaram sua família.


O Instante Certo, Dorrit Harazim

Em O instante certo, a jornalista Dorrit Harazim conta as histórias de alguns dos mais célebres fotogramas já tirados. No livro, a autora parte de registros da Guerra Civil Americana para analisar os avanços tecnológicos da fotografia. Além disso, uma foto na cidade de Selma conta a história do movimento pelos direitos civis. Essas são algumas das histórias contadas aos leitores por Dorrit.


Roth, o Escritor e Seus Livros, Claudia Roth Pierpont

Neste livro, Claudia Roth Pierpont conta a história da vida criativa de Roth. A partir de um relato envolvente, a autora mergulha nas complexidades do trabalho de Roth e na controvérsia que ele provocou.


Sagarana, João Guimarães Rosa

Sagarana apresenta cenários e personagens típicos do interior do país, mais especificamente do sertão de Minas Gerais. Morros, riachos, jagunços, vaqueiros, bois e cavalos povoam as páginas das histórias construídas por Guimarães Rosa. Neste livro, o autor apresenta uma linguagem inventiva que incorpora fragmentos da oralidade sertaneja, pescando regionalismos e recuperando antigas expressões de linguagem do sertão.


Você já conhecia o sebo Buriti?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira