“Dia de Star Wars”: por que comemorar em 4 de maio?

(5 Estrelas - 1 Votos)

Celebrada no mundo inteiro, a data marca as celebrações da saga criada por George Lucas. Conheça a origem do “Dia de Star Wars”!

Para os fãs de Star Wars, o dia 4 de maio é sempre um dos momentos mais aguardados no ano. Desde 2011, a data marca o Dia de Star Wars (ou Star Wars Day), que comemora o sucesso da série criada por George Lucas. Na ocasião, fãs se reuniram no cinema Toronto Underground Cinema, na cidade de Toronto, no Canadá, para assistir a um festival com a exibição de todos os filmes da saga. O encontro acabou produzindo a primeira celebração do Dia do Star Wars.

Mas por que comemorar o Star Wars Day em 4 de maio? A escolha do data surge de um jogo de palavras entre uma das citações jedi mais famosas da franquia, “May the Force be with you” (ou “Que a Força esteja com você”, em uma tradução para o português), e um trocadilho que os admiradores da saga passaram a fazer com a frase por conta da sonoridade, “May the Fourth be with you” (que, traduzido para o português, seria “Que o 4 de maio esteja com você”).

Por mais que algumas pessoas pensem, nenhum dos nove filmes da franquia foi lançado no dia 4 de maio. O primeiro longa, “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, inclusive, estreou no dia 25 de maio de 1977. Na verdade, a data surgiu realmente pela iniciativa dos fãs da obra de George Lucas.

De lá para cá, o Dia de Star Wars é comemorado anualmente como um feriado não oficial, com eventos e ações de celebração à saga realizados em diferentes lugares do mundo. Para celebrar o dia 4 de maio, a Disney anunciou o lançamento da série Obi-Wan Kenobi, de George Lucas, que estará disponível no Disney+ no próximo dia 27. Além disso, a plataforma de streaming disponibiliza a partir de hoje a série original Disney Gallery: O Livro de Boba Fett, que revela os bastidores de O Livro de Boba Fett, produção baseada na franquia Star Wars.


Star Wars: Um Novo Amanhecer, John Jackson Miller

A história criada por John Jackson Miller se passa após a morte dos Jedi no Episódio III. O futuro Cavaleiro Jedi, Kanan Jarrus, terá de lutar contra as forças imperiais. Nesse percurso, Jarrus conhecerá Hera Syndulla, identificada depois na série Star Wars Rebels.


Star Wars: Estrelas Perdidas, Claudia Gray

O livro de Claudia Gray narra acontecimentos que posteriores ao episódio VI, “O Retorno de Jedi”. Thane e Ciena desejam ficar juntos, porém, estão em lados opostos da guerra: Thane se junta à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Será que o amor dos dois será possível? A partir dos pontos de vista de Ciena e Thane, o leitor ficará sabendo tudo sobre os principais acontecimentos da batalha, que vão desde o surgimento da Rebelião à queda do Império.


Star Wars: Marcas da Guerra, Chuck Wendig

Star Wars: Marcas da Guerra é o primeiro livro a mostrar o que acontece após o Episódio VI: O Retorno de Jedi. Na obra, o leitor descobrirá que a guerra ainda não chegou ao fim e que os traumas gerados pelo conflito ainda serão sentidos por lá. Agora, o capitão Wedge Antilles, a caçadora de recompensas Jas Emari, o antigo agente imperial Sinjir e outros personagens conhecidos pelos fãs da saga deverão escolher o seu lado na história.


Star Wars: Herdeiro do Império, Timothy Zahn

No primeiro volume da trilogia Thrawn, Luke Skywalker, Han Solo e Leia Organa terão de enfrentar uma nova ameaça. Passaram-se cinco anos desde a destruição da Estrela da Morte, mas a República continua tentando restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. Além disso, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, seguirá com sua luta para reconquistar o poder perdido.


Star Wars: Provação, Troy Denning

Star Wars: Provação marca a última aventura do trio Han, Luke e Leia. Quarenta anos após o Episódio VI, a luta contra dois grandes vilões movidos por vingança e ambição, fará com que o ex-contrabandista e sua esposa, agora cavaleira Jedi, se unam novamente à Luke em um embate que explora novas dinâmicas da Força.


Você já leu algum dos livros de Star Wars?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira