8 livros infantis que ajudam a lidar com os sentimentos

(5 Estrelas - 1 Votos)

Que tal conversar com as crianças sobre os seus sentimentos e emoções? Conheça oito livros infantis que vão ajudar você neste processo

Amor, tristeza, raiva… Se lidar com os próprios sentimentos e emoções já é uma tarefa desafiadora para os adultos, imagine para as crianças. A interpretação das emoções é uma etapa fundamental no processo de alfabetização dos pequenos e deve ser trabalhada desde os primeiros anos de vida. Isso porque, é a partir da compreensão dos sentimentos, que as pessoas conseguem se expressar melhor, dando significado ao que sentem.

Durante o percurso de alfabetização emocional das crianças, os livros servem como ótimos aliados dos adultos. Com ilustrações e explicações didáticas, as obras literárias voltadas para o público infantil aproximam os pequenos de um universo tão abstrato e marcado por subjetividades e, sobretudo, lhes ajuda a guiar-se respeitando as suas emoções.

Para ajudar você nesta conversa com as crianças, nós organizamos uma lista com oito livros infantis que vão ajudar os pequenos a lidarem melhor com os seus sentimentos. Confira a seleção e aproveite a leitura!


A Bolsa Amarela, Lygia Bojunga

Em A Bolsa Amarela, conhecemos uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao esconder três grandes vontades em uma bolsa amarela: a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação, essa menina sensível e imaginativa compartilha a sua rotina, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias.


A Parte Que Falta, Shel Silverstein

Em A Parte Que Falta, um ser circular que visivelmente não está completo. Assim, ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que lhe falta. Mas, ao explorar o mundo, ele provavelmente vai aprender que a verdadeira felicidade não está no outro, mas sim dentro de cada um de nós.


A Raiva, Blandina Franco e José Carlos Lollo

Em A Raiva, os autores Blandina Franco e José Carlos Lollo contam como um sentimento pode crescer e tomar conta de cada um. O livro apresenta uma história de autoconhecimento para crianças e adultos.


Emocionário: Diga o que você sente, Cristina Nunez Pereira

Emocionário é um dicionário de emoções que ajuda os leitores a entenderem melhor o que se passa em seus corações. Prazer, ódio, entusiasmo, insegurança, orgulho e outros sentimentos são explicados de forma simples e delicada no livro de Cristina Nunez Pereira.


O Livro Dos Sentimentos, Todd Parr

Raiva, medo, ansiedade, alegria… estes sentimentos são tão contraditórios e confusos para as crianças. Em O Livro dos Sentimentos, Todd Parr fala sobre os sentimentos e como devemos compartilhá-los com quem a gente ama.


O Monstro das Cores, Anna Llenas

O Monstro das Cores estimula as crianças a identificarem as diferentes emoções que sentem. Através de suas cores, o livro de Anna Llenas vai apresentar as crianças a sentimentos como alegria, tristeza, raiva, medo e calma.


Quando Estou Com Ciúme, Cornelia Maude Spelman

Parte da coleção “Como Eu Me Sinto”, escrita pela terapeuta Cornelia Maude Spelman, Quando Estou Com Ciúme usa uma linguagem simples e tranquila para ajudar as crianças a compreenderem e lidarem melhor com os seus ciúmes, aprendendo também a relacionar-se com os outros de maneira mais harmônica.


Tenho Monstros na Barriga, Tonia Casarin

Em Tenho Monstros na Barriga, Tonia Casarin fala sobre sentimentos com as crianças. De acordo com a autora, o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional e social é saber dar nome aos nossos sentimentos.


Qual história você vai ler com os pequenos?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira