Livros e Hqs

Lygia Fagundes Telles morre, aos 98 anos, em São Paulo

(5 Estrelas - 1 Votos)

Autora de “Antes do Baile Verde”, Lygia Fagundes Telles faleceu neste domingo, em sua casa, por causas naturais. Conheça a escritora!

Neste domingo (3), a escritora paulista Lygia Fagundes Telles faleceu aos 98 anos em sua casa, em São Paulo. De acordo com Lucia Riff, agente literária de Lygia, a morte foi por causas naturais. Reconhecida como a “grande dama da literatura brasileira”, ela foi autora de grandes obras literárias, como “Antes do Baile Verde” e “Ciranda de Pedra” e uma das grandes vozes femininas na literatura nacional. Lygia foi a terceira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras, juntando-se às também imortais Rachel de Queiroz e Dinah Silveira de Queiroz.

Nascida no dia 19 de abril de 1923, em São Paulo, Lygia Fagundes Telles foi uma das mais importantes escritoras da literatura brasileira. Em seus livros, a autora investiu em um mergulho profundo na psicologia de suas personagens e na discussão sobre temas tão profundos como universais: o amor, a morte, o medo e a fantasia eram assuntos recorrentes na obra de Lygia.

Imagem: Divulgação/Flima

À frente de seu tempo, Lygia Fagundes Telles esteve na vanguarda da produção literária brasileira e alinhou-se ao movimento pós-modernista e à geração de 1945. Entre romances e contos, a autora paulista publicou mais de 20 livros e conduziu a sua trajetória literária de maneira primorosa, acumulando importantes reconhecimentos por sua obra, como os Prêmios Camões e Jabuti, o Grande Prêmio Internacional Feminino para Estrangeiros e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Em 1982, ela tomou posse na Academia Paulista de Letras (APL) e, em 1987, passou a ocupar a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Você já leu alguma das obras de Lygia Fagundes Telles?


A Disciplina do Amor

Em A disciplina do amor, Lygia Fagundes Telles ressurge experimentando uma escrita mais livre, que despreza as fronteiras entre a ficção e a realidade, a invenção e a memória, o conto e o relato autobiográfico. Através de pequenos contos, reflexões curtas, notas cotidianas, a autora lança o desafio à separação rígida dos gêneros literários.


As Meninas

Em um pensionato de freiras paulistano, três jovens universitárias começam a sua vida adulta de maneiras bem diversas. A burguesa Lorena, filha de família quatrocentona, desenvolve habilidades artísticas e literárias. Ela namora um homem casado, mas permanece virgem. A drogada Ana Clara, linda como uma modelo, divide-se entre o noivo rico e o amante traficante. Enquanto isso, Lia milita em um grupo da esquerda armada e sofre pelo namorado preso.


Antes do Baile Verde

Considerado um dos melhores livros de Lygia Fagundes Telles,Antes do Baile Verde reúne narrativas escritas pela autora entre os anos de 1949 e 1969. As histórias presentes na obra trazem uma diversidade de narrativas, como a presente em “A caçada”, que conta a história de homem que mergulha em uma velha tapeçaria encontrada num antiquário, como se tivesse participado dela em um outro momento.


Ciranda de Pedra

Quando um casal de classe média se separa, a caçula, Virgínia, é a única das três filhas que vai morar com a mãe. A partir do ponto de vista dessa menina deslocada e solitária são narrados os dramas ocultos sob a superfície polida da família. Loucura, traição e morte são as forças perversas que animam esse singular romance de formação de Lygia Fagundes Telles.


Oito Contos de Amor

Através do amor, Lygia Fagundes Telles descreve em detalhes a alma de suas personagens. Dor, alegria, paixão, amargura, desejo e solidão se misturam e revelam-se na perplexidade e no encantamento próprios do amor.


Qual livro você acrescentaria à lista?


Yasmin Lisboa

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

5 trechos do livro “O parque das irmãs magníficas” 15 dicas de livros para ler neste ano Volta às aulas escolares: 12 obras literárias para ler em 2023 ‘Wandinha’: conheça as referências literárias citadas na série Prêmio Jabuti 2022: confira os vencedores