9 livros para conversar sobre educação

(0 Estrelas - 0 Votos)

Qual é a importância da educação e o que ela tem a ver com a literatura? Conheça nove livros que debatem o ensino para além da escola

A educação é uma das etapas mais importantes no processo de formação das crianças e jovens. Além de proporcionar o aprendizado de conhecimentos teóricos que nos impulsionam rumo a expansão de nossas consciências, é através dela que nos desenvolvemos enquanto cidadãos, aprendemos a compreender o mundo e nos tornamos capazes de transformar o meio em que vivemos.

Nesta jornada, a literatura trabalha de maneira conjunta com a educação e funciona como uma ferramenta capaz de aprofundar entendimentos, gerar reflexões e formar indivíduos críticos, autônomos e que tomarão atitudes de impacto positivo, deixando um mundo melhor para as próximas gerações.

Para aprofundar as conversas sobre educação e literatura, nós preparamos uma seleção com nove livros que discutem o ensino para além da escola. Conheça a lista e aproveite a leitura!


Como Criar Filhos Para o Mundo, Esther Wojcicki

No livro Como Criar Filhos Para o Mundo, Esther Wojcicki propõe aos pais uma abordagem aparentemente fácil, mas que vem se tornando cada vez mais complicada: relaxar e deixar que os filhos encontrem o próprio caminho. A obra tem uma mensagem clara: trate as crianças como trata os adultos, permita que os adolescentes descubram suas paixões e ensine seus filhos a controlar a própria vida. Não sabe como? Es9 se livro vai ensinar tudo o que você precisa saber.


Educar sem violência, Ligia Moreiras Sena e Andréia C. K. Mortensen

Palmadas educam? Como disciplinar as crianças com amor e respeito, excluindo qualquer possibilidade de violência? No livro Educar sem violência, Ligia Moreiras Sena e Andréia C. K. Mortensen responde a essas e outras perguntas, feitas diariamente por milhares de famílias, em linguagem acessível, prática e objetiva, com depoimentos reais de mães. As causas e as consequências da violência parental contra a criança são discutidas pelas autoras com amor, afeto e ciência. 


Emocionário, Cristina Nunez Pereira

Emocionário é um dicionário de emoções que nos ajuda a entender melhor o que se passa em nosso coração. Prazer, ódio, entusiasmo, insegurança, orgulho e outros sentimentos são representados por ilustrações inspiradoras e explicados de maneira simples e delicada. Com esse livro, crianças de todas as idades vão aprender a reconhecer as suas emoções e expressar os seus sentimentos.


Guia Descomplicado da Alimentação Infantil, Dr. Mauro Fisberg e Priscila Maximino

Em Guia Descomplicado da Alimentação Infantil, o pediatra Mauro Fisberg e a nutricionista Priscila Maximino ensinam aos pais e responsáveis os segredos para as crianças comerem de maneira saudável, gostosa, e divertida.


O Grande Livro de Ciências, Manual do Mundo

Com revisões e atualizações do Manual do Mundo, este volume de O Grande Livro de Ciências apresenta informações que vão desde o universo e o sistema solar a detalhes sobre evolução, fósseis e ecossistemas. O livro é cheio de macetes de memória, definições simples, tabelas práticas e testes de conhecimento e ideal para quem deseja tirar as melhores notas.


O Monstro que Adorava Ler, Lili Chartrand

Perto de uma floresta encantada, um monstro assustador encontra um estranho objeto. Ele cheira e lambe o objeto, mas não sente gosto de nada. Com raiva, joga-o no chão. Porém, ele não imagina que esse objeto admirável vai mudar completamente a sua vida e o seu humor.


Mãe, Me Ensina a Conversar, Dalva Tabachi

Quando Ricardo era bebê seus pais se encantavam com a criança tranquila que passava horas sentada na mesma posição, brincando com um objeto sem interessar-se por outros. Só quando o menino vai para o jardim-de-infância é que os pais são alertados pela professora de que o filho apresenta sinais de autismo. Em Mãe, me ensina a conversar, Dalva Tabachi conta detalhes de sua luta para integrar o filho Ricardo a uma sociedade que geralmente exclui os “diferentes” é mostrada.


Pais Brilhantes, professores brilhantes, Augusto Cury

Em Pais Brilhantes, Professores Brilhantes, Augusto Cury compartilha ferramentas fundamentais para quem deseja promover a formação de pensadores, educar a emoção, expandir os horizontes da inteligência e produzir qualidade de vida.


Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação, Walter Benjamin

Em Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação, Walter Benjamin apresenta uma série de ensaios que apresentam a síntese do seu pensamento sobre a educação. No livro, o autor fala sobre aspectos da vida universitária, o aprendizado da leitura, a prática do teatro, brinquedos, jogos, livros infantis e revela também os contrastes entre a educação burguesa e os desafios de uma pedagogia revolucionária.


Qual livro você quer conhecer?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira