8 livros infantis que falam sobre a diversidade familiar

(0 Estrelas - 0 Votos)

Que tal conversar com as crianças sobre os diferentes tipos de família? Veja oito livros infantis que falam sobre a diversidade no contexto familiar

Nos últimos anos, os debates sobre a composição familiar têm se tornado cada vez mais frequentes no país. Isso porque, se há 20 anos o modelo tradicional representava 58% das famílias brasileiras, mais recentemente os formatos considerados “não tradicionais” representam a maioria da realidade nacional. Estas são as conclusões apontadas por um levantamento publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2015.

Se estamos falando de famílias com duas mães, dois pais, uma mãe ou uma avó, nada nisso parece importar quando há amo, cuidado e respeito envolvidos. Que tal conversar com as crianças sobre os diversos tipos de formações familiares? Nós organizamos uma lista com oito livros infantis que falam sobre a diversidade e defendem a importância do afeto no contexto familiar. Confira a seleção e aproveite a leitura na companhia dos pequenos!


A Princesa e a Costureira, Janaina Leslão

A Princesa e a Costureira conta a história de Cíntia, uma princesa que nasceu prometida a Febo, o príncipe do reino vizinho. Às vésperas do casamento, Cíntia vai encomendar o seu vestido de noiva e conhece a costureira Isthar e se apaixona por ela. Ao saber que a Cíntia não se casaria mais com Febo, o pai da princesa manda que a prendam imediatamente na torre do castelo. Mas a jovem terá a ajuda de muita gente para conseguir viver esse amor.


Amoras, Emicida

A partir da música Amoras, dedicada a sua filha, Emicida constrói o seu primeiro livro infantil. Com ilustrações de Aldo Fabrini, Amoras aborda a representatividade e fala sobrea importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos, de crianças a adultos.


Drufs, Eva Furnari

Em Drufs, os leitores vão poder ler coisas interessantes (ou desinteressantes) que os alunos da professora Rubi escreveram sobre suas próprias famílias. Além disso, você vai perceber que Eva Furnari fez ilustrações diferentes e intrigantes, usando os seus próprios dedos como personagens.


É Tudo Família, Alexandra Maxeiner 

De vez em quando, Lucas briga com a sua irmã, Elisa. Júlia não tem irmãos, mas tem tudo em dobro. Davi tem um três-quartos-de-pai que ele adora. Carla e Maurício têm duas mães e dois pais. Carolina está muito triste e não quer ter outra mãe. Paula ganha duas festas por ano: a de aniversário e a de dia da chegada. O pai de Maurício chama-o de pituquinho. Lucinha tem a voz igualzinha à da mãe. Todos eles têm algo em comum: pertencem a uma família, que é única!


Mãe não é uma só, eu tenho duas!, Nanda Mateus

Em Mãe não é uma só, eu tenho duas!, os leitores vão conhecer a Malu. Os seus dias são muito animados: ela tem mãe que canta, mãe que cozinha, mãe que dá banho e muito carinho. Quanta mãe! Mas será que uma delas teve a Malu de dentro da barriga? Será que ter duas mães é diferente de ter uma só? No livro de Nanda Mateus você vai conhecer a história de uma criança com uma família igual a muitas que ela tanto admira, cheia de amor e muito sorriso. Na casa da Malu, mamães existem duas.


Minha Família É Colorida, Georgina Martins

Ângelo tem um irmão de cabelos lisos, uma mãe de cabelos ondulados e uma avó negra. Todos são diferentes e fazem parte da mesma família. Como isso é possível? A partir de seus questionamentos, o leitor vai aprender que somos feitos da mistura de etnias, hábitos e tradições.


O Livro da Família, Todd Parr

Em O Livro da Família, Todd Parr apresenta as diferenças das famílias, abordando assuntos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais. Os traços das ilustrações e as cores fortes aproximam as crianças dos assuntos debatidos na obra.


Olivia Tem Dois Papais, Márcia Leite

No livro da escritora Márcia Leite acompanhamos Olívia, uma menina esperta que adora chamar a atenção de seus pais, Raul e Luís. Olívia adora brincar com os dois e, com eles, aprende ensinamentos super importantes. A sua família é diferente, porém é totalmente “encantadora”, como ela mesma gosta de dizer.


Qual livro você vai ler com as crianças?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira