8 dicas para organizar os estudos em 2022

(5 Estrelas - 1 Votos)

Que tal dar um gás nos aprendizados em 2022? Conheça oito dicas infalíveis para quem deseja focar nos estudos nos próximos meses

O ano de 2022 começou com tudo e nas próximas semanas as aulas em escolas e universidades do país irão recomeçar. Enquanto isso, os alunos se preparam para aproveitar o ano ou semestre letivo que está por vir da melhor maneira possível.

Você já sabe como vai organizar os seus estudos em 2022? Para ajudar os nossos leitores a mandarem bem no colégio ou na faculdade, nós preparamos oito dicas infalíveis para quem pretende dar um gás no aprendizado. Confira as dicas e aproveite as aulas!

  • Durma bem.
  • Invista em exercícios físicos e em práticas de meditação.
  • Prepare um calendário de estudos.
  • Defina horários específicos para a realização das suas tarefas.
  • Estabeleça metas.
  • Escolha um lugar tranquilo, silencioso e bem iluminado para estudar.
  • No momento dos estudos, evite distrações e, se possível, fique longe do celular.
  • Faça pausas e tire um tempo para se divertir.

A Mente Organizada, Daniel J. Levitin

Em capítulos instigantes sobre temas que vão desde a gaveta bagunçada da cozinha até cuidados com a saúde, David Levitin apresenta em A Mente Organizado os avanços recentes nos estudos sobre o cérebro. Além disso, o livro mostra métodos que podemos aplicar no dia a dia para adquirir uma sensação de controle sobre a maneira como organizamos nossos lares, nossos ambientes de trabalho e nossas vidas.


Atenção Plena: Mindfulness, Danny Penman e Mark Williams

Em Atenção Plena – Mindfulness, Mark Williams e Danny Penman abordam a atenção plena (ou mindfulness), método que parte do princípio de estar aberto à experiência presente, observando os pensamentos que surgem sem julgamentos, críticas ou elucubrações. O livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a lidar com as dificuldades de maneira mais tranquila.


Como Estudar Melhor, Ron Fry

Como Estudar Melhor propõe dicas importantes para todos que já estudam ou que estão voltando a estudar. O livro de Ron Fry também contém questões de leitura, escrita, gerenciamento de tempo e memorização.


Já Entendi, Gladys Mariotto

Estudar é um sacrifício? Você tem a impressão de que nada do que lhe explicam faz sentido? No livro Já Entendi, Gladys Mariotto convoca os leitores a aprenderem a aprender.

O Cérebro com Foco e Disciplina, Renato Alves

Em O Cérebro com Foco e Disciplina, Renato Alves, ensina onze metas para conquistar o controle da sua vida e a chave dos seus sonhos. Neste livro, o leitor vai aprender a importância do autocontrole e dirigir a sua vida, revolucionando o seu modo de viver e fazendo a sua mente trabalhar a seu favor.


O Milagre da Manhã, Hal Elrod

Conheça o método simples e eficaz que vai proporcionar a vida dos sonhos — antes das 8 horas da manhã! Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. O milagre da manhã permite que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional. A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vai proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.


Técnicas de Aprender, Marco Aurélio de P. Ribeiro

Em Técnicas de Aprender, Marco Aurélio de P. Ribeiro trabalha diversos aspectos da metodologia científica de estudo e do processo de globalização do conhecimento e ajuda os leitores a desenvolverem o seu potencial nos aspectos acadêmicos e pessoais necessários à prática profissional. O livro não propõe mágica, mas caminhos, valorizando um método para balizar o esforço de cada um no processo de aprendizagem envolvido.


Você Sabe Estudar?, Claudio de Moura Castro

Em Você Sabe Estudar?, Claudio de Moura Castro compartilha técnicas fundamentais para quem desenvolver bons hábitos de estudo e conquistar uma aprendizagem duradoura. No livro, o autor investiga o funcionamento da mente humana para ensinar o leitor a usar a memória a seu favor com o método de estudo ativo e mostra que estudar é coisa que se aprende.


E aí, gostou das dicas?


Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *