12 livros que todo leitor precisa conhecer

(0 Estrelas - 0 Votos)

No Dia do Leitor, os colaboradores da Estante Virtual indicam doze livros que todo leitor deveria ler pelo menos uma vez na vida. Boa leitura!

Hoje é o Dia do Leitor e nós não poderíamos deixar de homenagear os leitores, protagonistas de suas próprias histórias e personagens tão fundamentais no mundo literário. Afinal, os autores e seus livros não são nada sem os seus leitores. E verdade é que nós também não seríamos nada se não fossem vocês, amantes da literatura.

Para celebrar esta data tão especial, os colaboradores da Estante Virtual indicaram doze livros que todo leitor deveria ler pelo menos uma vez na vida. Marcada por uma diversidade de países, épocas e gêneros literários, a lista vai de George Orwell a Chimamanda Ngozi Adichie. Conheça a seleção e aproveite a leitura!


A Revolução dos Bichos, George Orwell

Escrito na Segunda Guerra Mundial, A Revolução dos Bichos constrói uma sátira feroz à ditadura stalinista com referências à figura de Stalin, Trotsky e de eventos políticos, mimetizando o que de fato ocorria na União Soviética. Para compor uma representação da humanidade da época, George Orwell recorreu aos animais como personagens de uma realidade dura e cruel, que animalizava os homens.


A Amiga Genial, Elena Ferrante

Amiga Genial é o primeiro romance da Série Napolitana da misteriosa autora Elena Ferrante. A obra narra a história de uma profunda amizade vivida por Elena Greco e Raffaella Cerullo. Vizinhas em um bairro pobre de Nápoles, na década de 1950, as duas passam de inimigas a grandes parceiras. Aos 16 anos, as duas se unem e, juntas, brincam, fazem planos e sonham com um futuro melhor.


A Divina Comédia, Dante Alighieri

Dividido entre Inferno, Purgatório e Paraíso, A Divina Comédia descreve a jornada de Dante para encontrar Deus, acompanhado de Virgilio (simbolizando a razão humana), até o ponto em que Beatriz (a graça divina) deve guiá-lo. Em sua viagem, ele conversa com todos os tipos de pessoas, tanto contemporâneas quanto figuras da Antiguidade e da Mitologia. Conforme desce através dos nove círculos do Inferno, Dante é apanhado em armadilha de gelo no centro da terra e sobe até o Purgatório, sendo gradualmente purificado de seus pecados e ficando pronto para ser conduzido pela série de esferas celestiais ao Império de Deus.


Auto da Compadecida, Ariano Suassuna

A peça de Ariano Suassuna conta a história de dois amigos que vivem se metendo em confusões no vilarejo onde moram. João Grilo vive envolvido em confusões e Chicó é um covarde que adora contar mentiras. No entanto, o medo, a experiência com a morte, o céu e o inferno vão assombrar os personagens, fazendo com que eles repensem as suas atitudes.


Cem Anos de Solidão, Gabriel García Marquez

Um dos grandes clássicos da literatura, Cem Anos de Solidão narra a história dos Buendía, uma família formada por pessoas solitárias a quem não será dada uma segunda oportunidade. Na cidade fictícia de Macondo, acompanhamos diferentes gerações da família, desde a sua ascensão à queda do vilarejo.


Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago

Ensaio Sobre a Cegueira parte de uma cegueira branca que começa a atingir moradores de uma cidade. No livro, José Saramago nos apresenta uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio. A experiência que cada um viverá com a história é única. No entanto, todos os leitores serão obrigados a pararem, fecharem os olhos e verem o mundo apresentado por Saramago.


Entrevista com o vampiro, Anne Rice

Em Entrevista com o Vampiro, um jovem repórter entrevista Louis de Pointe du Lac, um homem que nasceu em 1766 e foi transformado em vampiro pelo próprio Lestat, figura apaixonante que terminará ao longo da série arrebatando multidões como cantor de rock.


Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa

Um clássico da literatura brasileira, Grande sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa parte do sertão de Minas Gerais para analisar questões universais que atravessam a alma humana, como o amor, o sofrimento, a violência, a força e a alegria.


Harry Potter, J. K. Rowling

A série de romances escritos pela autora britânica J. K. Rowling acompanha as aventuras e desafios vividos por Harry James Potter, um jovem que aos 11 anos de idade descobre que é bruxo, após ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A vida de Harry é marcada principalmente pela presença de outros bruxos de sua idade, como os amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, do diretor Albus Dumbledore, e de seu grande rival, o bruxo das trevas Lord Voldemort.


Hibisco Roxo, Chimamanda Ngozi Adichie

Em Hibisco Roxo, a jovem Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O livro de Chimamanda Ngozi Adichie apresenta um retrato contundente da Nigéria atual, revelando os resquícios da colonização que existem tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente.


O Lobo da Estepe, Hermann Hesse

O Lobo da Estepe conta a história de Harry Haller, um homem de 50 anos que acredita que a sua integridade depende da vida solitária que leva em meio às palavras de Goethe e às partituras de Mozart. Ele é um intelectual tentando equilibrar-se à beira do abismo dos problemas sociais e individuais. A primeira parte do livro trata do pesadelo do lobo Haller, sua depressão e incapacidade de se comunicar, que estão na base da crueldade e destruição. Na segunda, o lobo se humaniza através da entrada em cena de Hermínia, que tenta reaproximá-lo do mundo.


Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, Carolina Maria de Jesus

Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada é o diário de Carolina Maria de Jesus. Moradora da comunidade do Canindé, em São Paulo, e mãe de três filhos, Carolina registra a sua rotina como catadora de papel e revela aos leitores um sensível e contundente relato da dura realidade vivida na periferia da capital paulista.


Qual livro você incluiria na lista?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

One thought on “12 livros que todo leitor precisa conhecer

  • 10.01.2022 em 11:41 am
    Permalink

    Que conteúdo maravilho Yasmin! Encontrei um livro que trabalha assuntos legais também, gostaria de recomendar “O poder do chá de sumiço”, com este best seller é possível conhecer os maiores segredos das relações amorosas, para mais detalhes segue o link: https://bit.ly/LivroOCháDeSumiço

Fechado para comentários.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira