Os 10 melhores filmes de 2021

(5 Estrelas - 1 Votos)

De “Duna”, de Denis Villeneuve, a “Nomadland”, de Chloe Zao, confira as dez produções mais marcantes do cinema neste ano. Boa sessão!

Nos últimos meses, os fãs de cinema puderam conhecer produções marcantes, representantes de diferentes países, gêneros e contextos. A reabertura das salas de cinema e o fortalecimento dos serviços de streaming fizeram com que as pessoas voltassem a se conectar profundamente com a chamada sétima arte e, claro, com os seus filmes.

Em 2021, o cinema revelou estreias bastante aguardadas pelo público, como “Duna”, de Denis Villeneuve, e “Marighella”, de Wagner Moura, surpreendeu a todos com histórias inesquecíveis, como a de “Nomadland”, de Chloe Zhao, e quebrou recordes históricos: “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”, de Jon Watts, não nos deixa mentir.

Para celebrar as grandes estreias cinematográficas desse ano, nós preparamos uma lista com os 10 melhores filmes de 2021. Confira aí e aproveite a sessão!


Amor, Sublime Amor, Steven Spielberg

Na Nova Iorque de 1957, as gangues Jets, estadunidenses brancos, e os Sharks, descendentes e/ou porto-riquenhos, são rivais que tentam controlar o bairro de Upper West Side. Maria (Rachel Zegler) acaba de chegar à cidade para seu casamento arranjado com Chino (Josh Andrés Rivera), algo ao qual ela não está muito animada. Quando em uma festa a jovem se apaixona por Tony (Ansel Elgort), ela precisará enfrentar um grande problema. Ambos fazem parte de gangues rivais: Maria dos Sharks e Tony dos Jets. Nesta história inspirada por Romeu e Julieta, os dois pombinhos precisarão enfrentar a tudo e todos se quiserem celebrar este romance proibido.

Para ir além do filme…

Amor, Sublime Amor, Irving Shulman 

Maria e Tony não conheciam o amor até a noite em que os seus olhares se cruzaram no baile. Porém, logo os dois descobrem que fazem parte de realidades distintas e inconciliáveis. Maria é irmã do líder dos Sharks, uma gangue de imigrantes porto-riquenhos, enquanto Tony é ex-integrante e o melhor amigo do líder dos Jets, a gangue rival, formada por brancos norte-americanos. Embora Tony tenha decidido começar uma nova vida, longe das rixas entre gangues e da criminalidade das ruas, seu vínculo com os Jets permanece mais forte do que ele imaginava e será decisivo para o curso de seu romance com Maria.


Ataque dos Cães, Jane Campion

Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons) são dois irmãos ricos e proprietários da maior fazenda de Montana. Enquanto o primeiro é brilhante, mas cruel, o segundo é a gentileza em pessoa. A relação dos dois vai do céu ao inferno quando George se casa secretamente com a viúva local Rose (Kirsten Dunst). O invejoso Phil fará de tudo para atrapalhá-los.


Cruella, Craig Gillespie

Ambientado na Londres dos anos 70 em meio à revolução do punk rock, vive uma jovem vigarista chamada Estella (Emma Stone). Inteligente, criativa e determinada a ganhar o mundo com os seus designs, ela acaba chamando a atenção da Baronesa Von Hellman (Emma Thompson), uma lenda fashion que é tão chique quanto assustadora. Mas, o relacionamento delas vai desencadear uma série de eventos e revelações que farão com que Estella abrace o seu lado rebelde e se torne a Cruella, uma pessoa má, elegante e com sede de vingança.

Para ir além do filme…

Cruella – Vol.7, Serena Valentino

No volume mais recente da internacionalmente famosa série Vilões da Disney, conhecemos uma história contada pela maldade em pessoa: Cruella De Vil. Da infância solitária ao seu visual fashion, Cruella conta tudo sobre sua história nesta incrível autobiografia de uma mulher condenada. O livro trata de uma história sobre laços complicados nas amizades entre mulheres, sobre mães e filhas e sobre um desejo abrasador e destrutivo. Afinal, as coisas nem sempre são preto no branco.


Duna, Denis Villeneuve

Paul Atreides (Timothée Chalamet) é um jovem cuja família é administradora do planeta desértico Arrakis. Neste lugar há a presença da substância “melange”, considerada o material mais valioso do universo. Enquanto isso, uma conspiração contra os Atreides começa a se formar, por iniciativa de uma família rival, os Harkonnens. Para garantir poderes sobre-humanos, Paul é mandado por seu pai, junto com servos e a concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson), à Duna. O objetivo da viagem é garantir o futuro da família e do povo de seu planeta. Mas, uma traição amarga faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, um povo que vive nos cantos mais longes do deserto.

Para ir além do filme…

Duna, Frank Herbert

Em Duna, conhecemos Paul Atreides, um jovem prestes a mudar radicalmente de vida. Depois de receber a visita de uma mulher desconhecida, Paul é obrigado a ir embora de seu planeta natal para viver no árido e severo Arrakis, o Planeta Deserto. Por lá, o rapaz se envolverá em questões políticas e religiosas e, nele, o povo de Arrakis irá depositar a esperança de realização de um plano urdido há séculos.


Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Jon Watts

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa acompanha Peter Parker (Tom Holland) em um novo momento de sua trajetória. Depois de ter a sua identidade revelada em uma reportagem do Clarim Diário, com a gravação de Mysterio (Jake Gyllenhaal), o super-herói precisará lidar com essa exposição. O problema é que Parker tem dificuldades para separar a sua vida pessoal das aventuras como o herói mais amado do mundo.

Para ir além do filme…

O Espetacular Homem-Aranha: De Volta ao Lar, J Michael Straczynski & John Romita Jr

Ao longo da vida, Peter Parker se sentiu muito sozinho. Quando descobriu suas habilidades aracnídeas, ele as manteve em segredo. Até que um dia uma misteriosa figura surgiu de repente, exibindo poderes similares aos de Peter. Quem é esse homem misterioso? Quem são as pessoas que ele representa? E o que é esse mal ancestral que chegou em busca de Peter?


Judas e o Messias Negro, Shaka King

O filme narra a ascensão e queda de Fred Hampton (Daniel Kaluuya), ativista dos direitos dos negros e revolucionário líder do partido dos Panteras Negras. Proeminente na política, o jovem atrai a atenção do FBI, quem com a ajuda de William O’Neal (LaKeith Stanfield), acaba infiltrando os Panteras Negras e causando o assassinato de Hampton.

Para ir além do filme…

Os Condenados da Terra, Frantz Fanon

Grande clássico de Frantz Fanon, Os Condenados da Terra apresenta a análise do autor a respeito do traumatismo do colonizado no interior de um sistema utópico que prevê a existência de um terceiro mundo revolucionário. Habitado por um “homem novo”, este universo serve de inspiração e referência para gerações de militantes anticolonialistas.


Marighella, Wagner Moura

Neste filme biográfico, conhecemos a história de Carlos Marighella, um homem que não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação.

Para ir além do filme…

Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo, Mário Magalhães

A vida de Carlos Marighella (1911-69) foi tão frenética quanto surpreendente. Militante desde a juventude, deputado federal constituinte e fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar, o jovem de Salvador também era poeta, irreverente e brincalhão. Neste livro, o jornalista Mário Magalhães investiga as várias facetas de Marighella e revela passagens de sua vida, como quando foi para a prisão e fez resistência à tortura. A obra também recupera a célebre prova de física respondida em versos no Ginásio da Bahia e poemas de amor.


Meu Pai, Florian Zeller

Um homem idoso recusa toda a ajuda de sua filha à medida que envelhece. Ela está se mudando para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora. Por isso, busca encontrar alguém para cuidar do pai. Ao tentar entender as suas mudanças, ele começa a duvidar de seus entes queridos, de sua própria mente e até mesmo da estrutura da realidade.

Para ir além do filme…

Quem, Eu? – Uma Avó, Um Neto, Uma Lição de Vida, Fernando Aguzzoli

Ao ver a sua avó com Alzheimer, Fernando Aguzzoli decidiu largar tudo que tinha para tentar amenizar o sofrimento dela com amor e muitas risadas. Convivendo com a divertida, bonachona e sempre esquecida vovó Nilva, o jovem aspirante a filósofo vai aprender uma lição de vida que doença nenhuma poderá apagar. 


Nomadland, Chloe Zhao

Após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada, uma mulher de 60 anos chamada Fern (Frances McDormand) entra em sua van e parte para a estrada, vivendo como uma nômade moderna e distante da sociedade convencional.

Para ir além do filme…

Nomadland – Sobrevivendo na América do século XXI, Jessica Bruder

Nomadland – Sobrevivendo na América do século XXI é fruto de uma reportagem produzida pela jornalista norte-americana Jessica Bruder e que investigou a trajetória de pessoas que passaram a viver como nômades nos Estados Unidos após a recessão econômica de 2008 e o fim definitivo do “sonho americano”. A bordo de um veículo apelidado como “Van Halen”, Jessica segue em busca das rotas mais utilizadas pelos cidadãos que sobrevivem a partir de trabalhos temporários e é surpreendida por uma força de trabalho que surge nos Estados Unidos no contexto da crise econômica e torna-se interessante aos empregadores do país: a dos trabalhadores mais velhos e sem endereço fixo.


Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Desde pequeno, Shang-Chi (Simu Liu) foi criado pelo pai de maneira reclusa com o objetivo de que, no futuro, o menino se tornasse um grande mestre de artes marciais. Na figura de um guerreiro implacável, o jovem chinês deveria dar continuidade ao legado de seu pai na Sociedade dos Dez Anéis. Mas, ao entrar em contato com o resto do mundo pela primeira vez, Shang-Chi percebe que o pai, Wenwu (Tony Leung), não é tão humanitário como parece e decide seguir em busca de seu próprio caminho.

Para ir além do filme…

Os Heróis Mais Poderosos do Mundo: Shang-Chi, Antony Johnston

Os Heróis Mais Poderosos do Mundo: Shang-Chi apresenta a história do Mestre do Kung Fu! Com habilidades aprimoradas até a perfeição, ele é o maioral da Marvel quando o assunto é bater forte! Abrindo o seu caminho à força e aos chutes na era moderna do kung fu, Shang-Chi prova que ainda é o maior artista marcial do Universo Marvel!


Qual dos filmes da lista é o seu favorito?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Conheça os livros de Jô Soares Se você gostou dessas séries, vai gostar desses livros! Clássicos do Horror para conhecer Os melhores romances para ler nos próximos meses Os melhores livros espíritas