9 dicas para ficar longe do Burnout

(0 Estrelas - 0 Votos)

Considerada como uma doença de trabalho pela OMS, a Síndrome de Burnout afeta mais de 30% da população brasileira. Veja como prevenir!

A partir do dia 1º de janeiro de 2022, a Síndrome de Burnout passará a ser considerada uma doença de trabalho na nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a CID 11. A síndrome, que até então, era encarada pela OMS como um “fenômeno ligado ao trabalho”, agora será vista como uma doença ocupacional. Mas o que a Síndrome de Burnout?

De acordo com a definição atual da Organização Mundial da Saúde, trata-se de “uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito.” Em outras palavras, o Burnout está ligado a um estado de exaustão profunda de um profissional com relação ao seu trabalho. Neste sentido, é comum observar quadros de exaustão ou de esgotamento mental, redução na produtividade, além de sentimentos negativos com relação ao trabalho.

Embora a sua incidência entre profissionais seja cada vez mais frequente, a Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional (em tradução livre para o português), não é necessariamente recente. A doença foi descoberta em 1974 pelo médico americano Freudenberger, que a considerou como um tipo de distúrbio psíquico. Mais de quarenta anos depois, os casos de pessoas com esta síndrome não param de crescer e, de acordo com uma pesquisa realizada entre 2018 e 2019 pela International Stress Management Association (Isma-BR), 32% apresentam sintomas da síndrome de burnout.

Mas, a boa notícia é que há formas eficazes para prevenir ou combater o desenvolvimento de Burnout. Aqui, nós preparamos algumas dicas fundamentais para quem deseja ficar longe da condição de esgotamento profissional:

  • Durma bem.
  • Viva aqui e agora.
  • Pratique exercícios físicos regularmente.
  • Invista em práticas de meditação.
  • Estabeleça limites e horários de trabalho bem definidos.
  • Faça pausas durante o dia.
  • Reconheça o seu esforço e dê valor ao seu trabalho.
  • Controle o seu uso de redes sociais e aplicativos.
  • Desenvolva os seus hobbies.

Gostou das dicas? Confira sete livros que abordam temáticas ligadas a Síndrome do Burnout e defendem a importância do autocuidado. Boa leitura!


Atenção Plena: Mindfulness, Danny Penman e Mark Williams

Em Atenção Plena – Mindfulness, Mark Williams e Danny Penman abordam a atenção plena (ou mindfulness), método que parte do princípio de estar aberto à experiência presente, observando os pensamentos que surgem sem julgamentos, críticas ou elucubrações. O livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a lidar com as dificuldades de maneira mais tranquila.


Burnout: Como evitar a síndrome de esgotamento no trabalho e nas relações, Luciano Sandrin

Neste livro, Luciano Sandrin explica as origens da síndrome que tem atingido profissionais e, sobretudo, voluntários que se dedicam ao serviço de pessoas necessitadas, como médicos, enfermeiros, psicólogos, voluntários, assistentes sociais e cuidadores. De acordo com o autor, nesses casos o envolvimento emotivo é forte, e pode acontecer de não haver mais as condições necessárias para exercer a própria profissão de maneira eficaz. Por isso é preciso discernimento para reconhecer o problema e buscar a solução. 


Burnout: O segredo para romper com o ciclo de estresse, Emily Nagoski e Amelia Nagoski

Em Burnout, os leitores vão aprender que o estresse é um ciclo biológico e precisa ser concluído antes que seu corpo possa retornar a um estado de relaxamento, por que descanso, conexão humana e redução da autocrítica são essenciais para a recuperação e prevenção do burnout, entre outras informações importantes para romper este ciclo. Entre evidências baseadas em dados científicos, conselhos recheados de bom humor e exercícios úteis, todas as mulheres encontrarão algo transformador nestas páginas e se sentirão empoderadas para criar mudanças positivas em sua vida.


Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie

O famoso livro de Dale Carnegie é um ótimo guia para quem quer aprender a se relacionar melhor no âmbito profissional ou no âmbito pessoal. Na obra, o autor oferece conselhos, dicas e métodos eficientes para que qualquer um possa alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais.


Estresse, Ansiedade e Depressão: Como Prevenir e Tratar Através da Nutrição, Dra. Gisela Savioli

Em Estresse, Ansiedade e Depressão, Dra. Gisela Savioli explica o motivo pelo qual nossa sociedade está sofrendo tanto dos chamados males do século XXI. A autora nos convida a uma viagem pelas últimas décadas, analisando as mudanças que a nossa alimentação sofreu e suas repercussões na saúde física, psíquica e espiritual, e nos traz a grande novidade do momento: o chamado ” eixo intestino- cérebro”.


Não aguento mais não aguentar mais: Como os Millennials se tornaram a geração do burnout, Anne Helen Petersen e Renata Corrêa 

Você sente que a sua vida é uma lista de tarefas infinitas? Está atolado em dívidas, sente que está o tempo inteiro trabalhando ou tenta transformar qualquer coisa que te traz alegria em algo que gere lucro? Analisando a estrutura social na qual os Millennials foram criados, Anne Helen Petersen desconstrói os mitos que envolvem essa geração e revela como o burnout afeta a todos os aspectos de nossas vidas.


O Poder do Hábito, Charles Duhigg

Em O poder do hábito, Charles Duhigg apresenta aos leitores um novo entendimento a respeito da natureza humana e de seu potencial para a transformação. No livro, o autor compartilha histórias de pessoas que atingiram os seus objetivos como a de uma jovem que, em dois anos, mudou drasticamente quase todos os aspectos de sua vida: nesse meio tempo, ela parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida.


Você já conhecia algum dos livros indicados?


Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Livros para mergulhar nas editoras independentes Histórias que combinam com café Livros sobre diversidade que você precisa conhecer 9 livros que você leria pelo título Livros para gerenciar a carreira