9 professores inesquecíveis dos filmes

(5 Estrelas - 1 Votos)

Em homenagem a esses profissionais tão importantes, confira a nossa seleção com oito mestres que marcaram época na história do cinema

Quem de nós não se lembra com carinho de seu professor favorito? Na infância, na adolescência ou na idade adulta, a maioria das pessoas teve algum importante momento de sua trajetória marcado pelas ações e ensinamentos de um mestre inesquecível.

Para homenagear a atuação de profissionais tão fundamentais em nossa formação educacional e na construção da sociedade, nós preparamos uma seleção com oito professores que marcaram época no cinema mundial. Quer ficar por dentro desta curadoria? Confira a lista e tenha uma boa sessão!


A Onda (2009), Dennis Gansel

Em uma escola da Alemanha, os alunos do professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) são desafiados a formar um modelo de governo dentro da sala de aula. Eles dão o nome de “A Onda” ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com “A Onda”, mas aí já é tarde demais.

Para ir além do filme…

A onda, Todd Strasser

Alunos do Colégio Gordon deveria estar estudando a Segunda Guerra Mundial, mas eles parecem céticos em relação ao nazismo. Para engajar a classe, o professor de história Ben Ross começa um movimento estudantil com premissas semelhantes às que inspiraram a juventude de Hitler. Mas quando alguns alunos se recusam a se juntar à Onda, a pressão popular aumenta e eles se tornam vítimas da intolerância dos colegas.


Escola de Rock (2003), Richard Linklater

Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos e, juntos, eles formam uma banda local sem que os pais dos alunos tomem conhecimento.

Para ir além do filme…

45 rotações de rock, Hervé Bourhis 

45 rotações de rock apresenta uma seleção ilustrada e subjetiva dos singles mais emblemáticos do rock, de Chuck Berry aos White Stripes. O livro de Hervé Bourhis compartilha a origem de canções gravadas em 45 discos de 45 rotações, de 1945 aos dias atuais.


Escritores da Liberdade (2007), Richard LaGravenese

Uma professora jovem e idealista chega a uma escola de um bairro pobre com alunos rebeldes e sem vontade de aprender. Para fazer com que os alunos se envolvam com o conteúdo compartilhado, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

Para ir além do filme…

Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire

Em Pedagogia da autonomia, Paulo Freire promove uma reflexão a respeito da relação entre alunos e professores. Além disso, a obra oferece propostas de práticas pedagógicas que se baseiam em uma ética universal e elaboram a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura.


Harry Potter e a Pedra Filosofal (2003), Chris Columbus

Harry Potter (Daniel Radcliffe) é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios. Um dia ele recebe uma carta que o convida a ingressar em Hogwarts, uma escola especializada em formar jovens bruxos. Logo ele recebe a visita de Hagrid (Robbie Coltrane), o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara.

Para ir além do filme…

Harry Potter, J. K. Rowling

A série de romances escritos pela autora britânica J. K. Rowling acompanha as aventuras e desafios vividos por Harry James Potter, um jovem que aos 11 anos de idade descobre que é bruxo, após ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A vida de Harry é marcada principalmente pela presença de outros bruxos de sua idade, como os amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, do diretor Albus Dumbledore, e de seu grande rival, o bruxo das trevas Lord Voldemort.


Matilda (1996), Danny DeVito

Matilda Wormwood (Mara Wilson) é uma criança brilhante de apenas seis anos. Seus pais a ignoram tanto a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Assim, Matilda passa os dias em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de eventos estranhos em casa, o pai resolve enviar a menina à escola. Por lá Matilda conhece a professora Honey (Embeth Davidtz), que tenta ajudá-la o máximo possível.

Para ir além do filme…

Matilda, Roald Dahl

No livro de Roald Dahl, conhecemos a história de Matilda, uma menina que passa horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Porém, quanto mais ela aprende, mais os seus problemas parecem aumentar. Os pais acham a menina estranha e a diretora de sua escola não acredita que uma criança tão nova possa saber tantas coisas. Mesmo diante de tudo isso, Matilda é feliz e inventa travessuras e aventuras malucas.


Preciosa – Uma História de Esperança (2009), Lee Daniels

Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações em sua vida. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo’Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa do colégio e a professora Lichtenstein (Nealla Gordon) lhe encaminha para uma escola alternativa. Por lá, a jovem encontra um meio para fugir de sua existência traumática, refugiando-se em sua imaginação.

Para ir além do filme…

Preciosa, Sapphire

Claireece Precious Jones suportou dificuldades inimagináveis em sua curta trajetória. Abusada pela mãe e estuprada pelo pai, ela cresce pobre, obesa, embrutecida, analfabeta e, no geral, ignorada. Um dia, a jovem conhece a senhorita Rain, uma professora que lhe ajudará a recuperar sua voz e dignidade, descobrindo um mundo em que ela poderá, enfim, entender os próprios sentimentos e se expressar de uma maneira que jamais havia imaginado.


Sociedade dos Poetas Mortos (1989), Peter Weir

Em 1959 um ex-aluno da Welton Academy, tradicional escola preparatória, (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura. Mas logo os seus métodos de incentivo ao pensamento crítico dos alunos a pensarem criarão um choque com a direção do colégio, sobretudo quando ele começar a falar sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Para ir além do filme…

A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón

Daniel Sempere acorda na noite de seu aniversário de onze anos e percebe que já não se lembra do rosto da falecida mãe. Para consolá-lo, o pai leva o menino pela primeira vez ao Cemitério dos Livros Esquecidos. É lá que ele descobre o romance escrito por Julián Carax, que logo se torna seu autor favorito. Anos se passam e sua investigação inocente se transforma em uma trama de mistério, magia, loucura e assassinato.


Star Wars: O Despertar da Força (2015, 2h 15min)

Após a queda de Darth Vader e do Império, a ameaça agora é a Primeira Ordem. A organização, que tem tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais representantes, deseja acabar com o poder da República. Ao ser capturado por ela, Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, terá que lutar para escapar dos domínios da Primeira Ordem.

Para ir além do filme…

Star Wars: Um Novo Amanhecer, John Jackson Miller

A história criada por John Jackson Miller se passa após a morte dos Jedi no Episódio III. O futuro Cavaleiro Jedi, Kanan Jarrus, terá de lutar contra as forças imperiais. Nesse percurso, Jarrus conhecerá Hera Syndulla, identificada depois na série Star Wars Rebels.


X-Men (2000), Bryan Singer

Em um futuro próximo há pessoas que são o próximo degrau na escada evolucionária humana, os mutantes. Liderados pelo Professor Xavier (Patrick Stewart), os X-Men pretendem vencer o preconceito, convencendo o público de que humanos e mutantes podem conviver em paz. Mas, a Irmandade dos Mutantes, comandada pelo temível Magneto (Ian McKellen), que pode alterar e modificar a estrutura dos metais, já declarou guerra aos humanos.

Para ir além do filme…

X-Men: Inferno – Volume 01, Louise Simonson

Ao contrário do que se pensa, os X-Men estão vivos e se aventurando pelo outback australiano enquanto tentam manter sua existência oculta de todos. Ao mesmo tempo, os Novos Mutantes procuram lidar com o luto pela morte de Doug Ramsey e enfrentam a Força Federal. Nesse momento, o X-Factor se alia à Nave Celestial de Apocalipse e enfrenta Infectia. Mas, enquanto os três grupos lutam cada um seu próprio oponente, algo passa a ameaçar a Terra.


Qual filme da lista é o seu favorito?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *