Estante Entrevista: Os livros indicados por Pedro Rhuas

(5 Estrelas - 1 Votos)

Escritor participou de live, no nosso TikTok, sobre “A Literatura Young Adult na formação dos Leitores”. Veja as sugestões!

Em mais uma live da série “Estante Entrevista“, o escritor Pedro Rhuas conversou sobre ”A Literatura Young Adult na formação dos Leitores”, no nosso TikTok, na última quarta-feira (13). Durante o bate-papo, o autor falou sobre a importância da representatividade LGBTQIAP+ e nordestina, nas literatura jovem adulta no Brasil.

O escritor ficou conhecido após publicar seu primeiro livro, Enquanto eu não te encontro, da Editora Seguinte. O livro é descrito como um romance jovem adulto com temática LGBTQIAP+ tipicamente nordestino. Na live, além de falar sobre o processo de escrita do livro e de como ele viralizou no TikTok e vendeu mais de 10 mil cópias, Pedro falou sobre como os livros com temática Young Adult criaram toda uma nova geração de leitores.

Entre os assuntos abordados na live, o autor deu dicas para jovens escritores e indicou alguns livros, confira!


Enquanto eu não te encontro (Pedro Rhuas)

A vida tem sido boa para Lucas. Ele passou no Enem para estudar publicidade; se mudou com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital; e conseguiu sua tão aguardada liberdade. Mas, no amor, Lucas é um desastre. O maior fã de Katy Perry no Nordeste tem certeza de que nem toda a sorte do mundo poderia fazer com que ele finalmente se apaixonasse pela primeira vez.

Até que, em uma despretensiosa noite de sábado em 2015, tudo muda. Quando Lucas e Eric vão na inauguração do Titanic, a mais nova balada da cidade, Lucas esbarra (literalmente!) em Pierre, um lindo garoto francês que parece ter saído dos seus sonhos. Em meio a drinques, segredos e sonhos partilhados, Lucas e Pierre se conectam instantaneamente. Eles vivem o encontro mais especial de suas vidas, mas o Universo tem outros planos para o futuro… Até a noite acabar, o que será que vai acontecer com eles?


Se a casa 8 falasse (Vitor Martins)

Ambientado e narrado pela mesma casa em três décadas diferentes, Se a casa 8 falasse é um romance sobre jovens lidando com mudanças drásticas, conflitos familiares e primeiros amores, que mostra que, apesar das gerações mudarem, algumas experiências são capazes de atravessar a barreira do tempo. Algumas casas guardam histórias especiais. A que fica no número 8 da rua Girassol tem muito para contar.


A Cabeça do Santo (Socorro Acioli)

Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará. Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso: a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo. Mas as estranhezas não param aí: Samuel começa a escutar uma confusão de vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, se dá conta de que aquilo são as preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor. Seu primeiro contato na cidade será com Francisco, um rapaz de quem logo fica amigo e que resolve ajudá-lo a explorar comercialmente o seu dom da escuta, promovendo casamentos e outras artimanhas amorosas. Antes parada no tempo, a cidade aos poucos volta à vida, à medida que vai sendo tomada por fiéis de todos os cantos, atraídos pelo poder inaudito de Samuel. Em meio a esse tumulto, ele ainda irá se apaixonar por uma voz misteriosa que se destaca entre as tantas outras que ecoam na cabeça do santo.


O Mistério do Carneiro de Ouro (Thiago Lee)

Preocupada com as brigas dos pais em casa e com a dificuldade em passar de ano, a última coisa de que Bia precisa é ser atormentada por criaturas sobrenaturais. A garota sequer faz ideia das coisas com que está envolvida até conhecer Caiena, uma aprendiz de Catalendas que se compromete a ajudar a amiga a enfrentar uma maldição e seres assustadores. Bia é uma menina de treze anos que está passando por muitas mudanças na vida. Seus pais andam brigando muito, ela não consegue dormir e tem tido dificuldades na escola. Mas tudo muda depois que ela conhece Caiena, uma colega de classe recém-chegada do interior. Caiena é uma aprendiz de Catalendas e tem conhecimento a respeito de maldições e criaturas que existem por aí, mas que nunca vemos. Ela se compromete a ajudar Bia a resolver seus problemas. Visitando lendas urbanas, as duas vão atravessar o estado de Sergipe junto com Douglas, amigo de infância de Bia, para descobrir a origem do agouro que atormenta a vida da garota antes que seja tarde demais. Será que vale a pena arriscar tudo pela realização do maior desejo de Bia?


Você tem a vida inteira (Lucas Rocha)

O que fazer quando você recebe um diagnóstico que vai mudar toda sua vida? Você tem a vida inteira é sensível e honesto sobre um assunto que ainda é um grande tabu. Repaginado, de cara nova e com conteúdos exclusivos, o livro que conquistou as prateleiras internacionais chega agora a sua segunda edição. As vidas de Ian, Victor e Henrique são entrecortadas pelo diagnóstico do HIV. Victor fica inseguro ao descobrir que Henrique, com quem está começando uma relação, é soropositivo e resolve fazer um teste, mesmo que os dois só tenham transado com camisinha. Logo depois de um resultado negativo, ele conhece Ian, um universitário como ele que acabou de receber uma notícia que pode mudar sua vida. No impulso de ajudar o garoto, Henrique entrelaça os destinos dos três. Lucas Rocha narra, a partir das três perspectivas, os medos, as esperanças e o preconceito sofrido por quem vive com HIV, mas, principalmente, conta uma história que não é sobre culpa ou sobre estar doente, mas, sim, sobre como podemos formar nossas próprias famílias e sobre nunca esquecer que ainda temos a vida inteira.

Comentários

Pedro Silva

Pedro Silva

Pedro é jornalista e pós-graduado em literatura, já trabalhou como crítico e redator de um portal de notícias. Apaixonado por livros e cultura pop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *