Os 9 melhores livros infantis adaptados para filmes e séries

(5 Estrelas - 1 Votos)

É fã de filmes, séries e livros? Conheça as nove melhores obras literárias infantis que inspiraram produções audiovisuais

Você se lembra de qual era o seu livro favorito na infância? O sucesso das narrativas infantis é histórico e tão considerável que grande parte dos clássicos da literatura mundial foi adaptado para produções audiovisuais. Obras como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Caroll, e O Menino Maluquinho, de Ziraldo, por exemplo, ganharam versões no cinema e na TV em diferentes épocas e formatos.

Para relembrar algumas dessas adaptações, nós selecionamos as nove melhores obras literárias infantis que inspiraram os roteiros de filmes e séries de televisão. Pegue uma pipoca, confira a lista e aproveite a sessão!


A Invenção de Hugo Cabret, Brian Selnick

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Passando por lugares secretos, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar. Por lá, ele é responsável pelo funcionamento das máquinas, escuta os seus compassos e observa os enormes ponteiros.


As Aventuras de Pinóquio, Carlo Collodi

Nesta edição, a famosa história do boneco de madeira, publicada originalmente de forma seriada num jornal italiano, é redescoberta de maneira desenvolvida e muito bem narrada. A tradução do texto integral mantém o ritmo de folhetim, conectando-o à linguagem refinada e límpida do original. 


As Crônicas de Nárnia – Volume Único, C. S. Lewis

As Crônicas de Nárnia – Volume Único oferece aos leitores viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal em seis livros que, juntos, ficaram conhecidos como ”As crônicas de Nárnia”, e estão reunidos nesse volume de C. S. Lewis.


Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll

Em Alice no País das Maravilhas, conhecemos Alice, uma menina que acompanha um coelho branco apressado e sempre de olho no relógio. Com a ajuda do coelho, ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde já esteve dez anos antes, embora não consiga se lembrar disso. Nesse lugar, ela é recebida pelo Chapeleiro Maluco e passa a lidar com seres fantásticos e com a ira da Rainha de Copas.


Matilda, Roald Dahl

No livro de Roald Dahl, conhecemos a história de Matilda, uma menina que passa horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Porém, quanto mais ela aprende, mais os seus problemas parecem aumentar. Os pais acham a menina estranha e a diretora de sua escola não acredita que uma criança tão nova possa saber tantas coisas. Mesmo diante de tudo isso, Matilda é feliz e inventa travessuras e aventuras malucas.


O Mágico de Oz, L. Frank Baum

Dorothy é órfã e mora com seus tios em uma casa na zona rural dos Estados Unidos. Um dia, a menina é carregada por um ciclone que a leva a um reino encantado: a Terra de Oz. Durante a aventura, a garota encontra três amigos – o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde – e faz grandes descobertas. Com esta turma, o leitor vai aprender o verdadeiro valor da amizade.


O Menino Maluquinho, Ziraldo

O Menino Maluquinho conta a história de um menino levado que adora uma aventura e sempre entra em confusões. Alegria da casa e amigão da galera, ele é ótimo em fazer versinhos e inventar brincadeiras. Na escola, o garoto tira dez em todas as matérias, mas manda mal no comportamento. Algumas pessoas chamam ele de maluquinho, mas na verdade ele é só um menino feliz.

o menino maluquinho - ziraldo

O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos

Lançado em 1968, O Meu Pé de Laranja Lima acompanha a trajetória de Zezé, um menino de 6 anos que mora num bairro modesto na zona norte do Rio de Janeiro. Mesmo em meio a dificuldades com a família e castigos corporais aplicados pelo pai e a irmã mais velha, o menino se apega ao mundo e viaja com sua imaginação sem se conformar com as limitações que lhe são impostas.


O Pequeno Nicolau, Jean-Jacques Sempé e René Goscinny

O Pequeno Nicolau é um menino igual a muitos outros e vive diferentes aventuras. Situações como a visita do inspetor à escola, os recreios tumultuados, as férias na praia, a chegada do irmãozinho, a visita da vovó são contadas com graça e sensibilidade. As travessuras de Nicolau e as suas observações sobre os colegas, os pais, os professores e as situações do cotidiano cativam leitores do mundo todo.


Qual é o seu título favorito da lista?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *