Setembro amarelo: 8 livros para cuidar da saúde mental no home office

(5 Estrelas - 1 Votos)

Está trabalhando em home office? Conheça oito livros que vão ajudar você a cuidar melhor da sua saúde mental a partir deste mês

Desde 2014, o mês de setembro é marcado aqui no Brasil por campanhas e iniciativas de prevenção contra o suicídio e de conscientização da população a respeito da urgência das discussões sobre esse tema. As ações setembro amarelo alertam para a importância dos cuidados com a saúde mental, uma vez que em mais de 96% dos casos de suicídio no país estão relacionados a transtornos mentais.

Na esteira do debates mais recentes sobre saúde mental encontram-se não só análises dos impactos emocionais trazidos pela pandemia do covid-19, mas, sobretudo, dos transtornos mentais que foram agravados durante o isolamento social.

Neste período, muitas pessoas começaram a trabalhar em formato de home office e perceberam que, aos poucos, a sua vida pessoal foi se misturando com a profissional em dias que não pareciam mais ter fim. Um ano e sete meses após o início da pandemia, os efeitos colaterais do trabalho remoto já dão sinais no aumento de problemas transtornos mentais como ansiedade, depressão e a síndrome de Burnout, que, de acordo com dados da OMS, vem crescendo entre os brasileiros nos últimos anos.

Para ajudar você a informar-se sobre esse tema, nós selecionamos oito livros fundamentais para quem quer aprender a cuidar melhor de sua saúde mental. Conheça a lista e aproveita a leitura!


Atenção Plena – Mindfulness, Mark Williams e Danny Penman

Em Atenção Plena – Mindfulness, Mark Williams e Danny Penman abordam a atenção plena (ou mindfulness), método que parte do princípio de estar aberto à experiência presente, observando os pensamentos que surgem sem julgamentos, críticas ou elucubrações. O livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a lidar com as dificuldades de maneira mais tranquila.


As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera, Haemin Sunim

O livro é ideal para quem quer tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão. Com delicadas ilustrações, As coisas que você só vê quando desacelera pretende nos ajudar a compreender aspectos dos nossos relacionamentos, trabalho e aspirações, bem como a nossa espiritualidade a partir de um novo prisma.


Burnout: O segredo para romper com o ciclo de estresse, Emily Nagoski e Amelia Nagoski

A partir de dados científicos, conselhos recheados de bom humor e exercícios úteis, Burnout: O segredo para romper o ciclo de estresseoferece um plano para ajudar as mulheres a minimizar o estresse, gerenciar as emoções e viver uma vida mais alegre e plena. Nas páginas desse livro, todas as mulheres encontrarão algo de transformador e se sentirão empoderadas para criar mudanças positivas em sua vida.


Caderno de Exercícios Para Se Organizar Melhor e Viver Sem Estresse, Christel Petitcollin 

Através de seus testes, questionários, reflexões ou citações, o Caderno de Exercícios Para Se Organizar Melhor e Viver Sem Estresse pretende ensinar os seus leitores a lidarem com o estresse, criando uma organização pessoal de alta qualidade. As dicas do livro vão ajudar você a realizar as suas tarefas cotidianas com a maior serenidade e sem se sobrecarregar.


Como Domar Seu Gremlin Interior, Rick Carson

Através da metáfora do gremlin, proposta de forma tão imaginativa pelas palavras de Richard Carson, o clássico Como Domar Seu Gremlin Interior ajuda os leitores a identificarem e banirem aspectos negativos e auto depreciativos de sua personalidade.


Como Superar as Preocupações e o Estresse, Dale Carnegie

Como superar as preocupações e o estresse é um guia revela os segredos da batalha contra tarefas árduas, assim como a certeza de que podemos viver de forma plena, harmoniosa e contente. Neste livro, Dale Carnegie mostra que é possível equilibrar a vida profissional com os anseios pessoais através de atitudes positivas e de uma melhor organização do tempo.


Rápido e Devagar, Daniel Kahneman

Em Rápido e devagar, Daniel Kahneman explica as duas formas pelas quais se desenvolvem o pensamento humano: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Além disso, o autor expõe as capacidades extraordinárias, os defeitos e os vícios do pensamento rápido e revela o peso das impressões intuitivas no processo de tomada de decisões.


Sociedade do cansaço, Byung-Chul Han

Em Sociedade do Cansaço, Byung-Chul Han investiga os efeitos colaterais que o discurso motivacional tem causado no mundo. Nesta obra, o filósofo e ensaísta sul-coreano mostra que a sociedade disciplinar e repressora do século XX descrita por Michel Foucault perde espaço agora para uma nova forma de organização coercitiva: a violência neuronal.


O que você achou das sugestões?


Yasmin Lisboa


Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *