7 livros sobre mudanças climáticas para crianças

(5 Estrelas - 1 Votos)

Mudanças climáticas e aquecimento global são, sim, assunto para os pequenos. Confira a nossa seleção e aproveite para iniciar esta conversa hoje!

No dia 20 de agosto, o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas, do Unicef, divulgou um relatório que um bilhão de crianças no mundo estão expostas aos efeitos das mudanças climáticas. Dentre os países com populações mais atingidas estão Chade, Nigéria, Guiné, Guiné-Bissau e a República Centro-Africana.

Os números desse documento já seriam argumento suficiente para provar que este é, de fato, um assunto importante para os pequenos. Mas, as pulsantes mobilizações conduzidas por jovens como a ativista ambiental sueca Greta Thunberg são a prova viva de que as crianças e adolescentes podem e devem participar das discussões sobre mudanças climáticas e aquecimento global.

Que tal iniciar essa conversa com os pequenos hoje? Conheça a nossa curadoria com sete livros infantis que tratam de assuntos relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas. Boa leitura!


A Revolta das Águas, Maria Cristina Furtado

Iara e Guilherme são duas crianças brasileiras que foram levadas a outro mundo, onde encontraram crianças de diversos países. Além de estarem longe de suas casas, todas elas serão surpreendidas com a visita de Poseidon, o deus dos mares, que as convocará para uma missão: comunicar a seus governantes a enorme necessidade de salvar o planeta da poluição das águas e das mudanças climáticas.


A Voz da Vida, Régine Raymond

Sob um sol escaldante, uma aldeia encontra-se à beira da extinção. Assolados pela seca, pela fome e pela desesperança, os habitantes tentam sobreviver a todo custo, porém já não há o que comer nem água para aplacar a sede. Com a sua curiosidade e inquietude próprias da infância, uma menina poderá salvar a aldeia desse trágico destino.


Greta e os Gigantes, Zoé Tucker, Zoe Persico e Fernando Nuno

Greta é uma garotinha que vive em linda floresta ameaçada pelos Gigantes. Quando chegam à floresta, eles começam a cortar as árvores para fazer casas. Então eles continuam a desmatar e a construir grandes cidades até quase não sobrar mais nada da floresta. Greta sabe que precisa ajudar os animais que vivem lá, mas como? Felizmente, ela tem uma grande ideia.


Quem Vai Salvar a Vida?, Ruth Rocha

O garoto de Quem Vai Salvar a Vida? está com um grande problema: seus pais acham que “meio ambiente” é uma coisa que existe lá longe, na Floresta Amazônica, ou no meio do mar, onde estão as baleias. Assim, ele terá de mostrar aos pais que meio ambiente é tudo o que existe ao nosso redor e que pequenas atitudes são muito importantes para o planeta.


O Quintal da Minha Casa, Fernando Nuno

O Quintal da Minha Casa é repleto das mais variadas plantas e bichos. Ele tem céu estrelado, sol e chuva. Nele, vivem muitas pessoas: cada uma delas tem um jeito diferente, mas todas são iguais em sua humanidade. O problema é que andaram destruindo o que deveria ser preservado por lá. E agora? Como podemos salvar esse quintal?


O Protesto, Eduarda Lima

O protesto é um grito silencioso. Dos minúsculos insetos aos animais de estimação, da floresta virgem ao rio da cidade, o silêncio ecoa por todo o lado. Neste livro, a autora portuguesa Eduarda Lima faz os leitores pensarem sobre o impacto do ser humano no planeta em um apelo à reflexão e uma atitude responsável com o nosso planeta.


Uma Andorinha Só, Luciano Pontes

Uma Andorinha Só registra o surgimento repentino de uma árvore no meio de terra seca e vazia, que segue crescendo com ajuda da chuva, do sol e do vento. Através de um texto poético e crítico, Luciano Pontes alerta para as ações individuais e coletivas que podem modificar o planeta.


Qual livro você quer ler?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *