Conheça 8 livros infantis que trabalham a diversidade cultural

(5 Estrelas - 1 Votos)

Que tal conversar com as crianças sobre a importância das diferenças culturais? Confira a nossa seleção com oito livros sobre esse tema

O termo diversidade cultural tem a ver com diferentes formas das populações se orientarem no mundo, expressando-se a partir de hábitos, tradições, costumes e manifestações que sejam próprios de seu povo. Em qualquer sociedade, o diálogo entre diferentes grupos raciais, étnicos e culturais mostra-se fundamental no desenvolvimento sociocultural de uma determinada região e proporciona o surgimento de novos saberes, experiências e tecnologias.

Neste sentido, o respeito à diversidade cultural deve não só ser cultivado pelos adultos como trabalhado com as crianças desde os primeiros anos da infância. Para ajudar você a começar a conversar com as crianças sobre a importância das diferenças culturais, nós organizamos uma seleção com oito livros que abordam este tema. Confira a lista e aproveite a leitura!


Flicts, Ziraldo

Flicts, uma cor rara, frágil e triste, vive em um mundo cheio de cores, mas nenhuma dessas cores é parecida com ela. Sozinha, ela tenta procurar amigos entre as outras colorações, mas segue deslocada do resto do mundo. Um dia, Flicts olhou ao longe e, finalmente, consegue se encontrar.


Kabá Darebu, Daniel Munduruku

Kabá Darebu é um menino-índio que nos conta, com sabedoria e poesia, o jeito de ser de sua gente, os Munduruku. “Nossos pais nos ensinam a fazer silêncio para ouvir os sons da natureza; nos ensinam a olhar, conversar e ouvir o que o rio tem para nos contar; nos ensinam a olhar os voos dos pássaros para ouvir notícias do céu; nos ensinam a contemplar a noite, a lua, as estrelas…”​


Malala, a Menina Que Queria Ir para a Escola, Adriana Carranca

Em Malala, a Menina Que Queria Ir para a Escola, acompanhamos a trajetória de Malala Yousafzai, uma jovem que nasceu no vale do Swat, no Paquistão. Aos 10 anos, Malala viu sua região ser dominada por um grupo extremista chamado Talibã. No novo regime, a menina quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Mas Malala não só resistiu como tornou-se a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, além de um grande exemplo para crianças do mundo inteiro.


Meu Amigo Jim, Kitty Crowther

Jim é uma gaivota. Jack é um melro. Jim vive perto do mar. Jack mora no bosque. Jack adora ler. Jim usa folhas de livros para acender a lareira. Jack é negro. Jim é branco. Apesar de tantas diferenças, os dois pássaros têm algo em comum: gostam de estar juntos. Por meio de uma história leve, Kitty Crowther trata com naturalidade e sensibilidade as diferenças com que nos deparamos em nosso dia-a-dia.


Minha Família é Colorida, Georgina Martins

Ângelo tem um irmão de cabelos lisos, uma mãe de cabelos ondulados, uma avó negra…Todos são diferentes e fazem parte da mesma família. Como isso é possível? A partir dos questionamentos do protagonista, Minha Família é Colorida apresenta aos leitores a percepção de que somos feitos da mistura de etnias, hábitos e tradições.


O Guarda-Chuva, Ingrid e Dieter Schubert

Um cachorro encontra um guarda-chuva vermelho. Uma rajada de vento começa a soprar, e ele é levado para as nuvens. Com o guarda-chuva fazendo as vezes de barco, balão e até esqui, o mascote inicia um passeio por diversas regiões do mundo, da savana africana ao polo Norte. Vamos viajar com ele?


O Livro da Paz, Tod Parr

Quando se fala em paz, a primeira coisa que pensamos é “não à guerra”. Mas não é só nesse momento que se deve lembrar da paz. Em O Livro da Paz, Todd Parr apresenta a verdadeira paz, presente em pequenas coisas como o auxílio ao próximo, a divisão da comida, a manutenção das ruas limpas ou, simplesmente, em tirar uma soneca!


Quando me descobri negra, Bianca Santana

“Tenho 30 anos, mas sou negra há dez. Antes, era morena.” Assim, Bianca Santana inicia uma série de relatos sobre experiências pessoais ou ouvidas de outras mulheres e homens negros. Em Quando me descobri negra, a autora denuncia com lucidez o racismo velado no país, de alisamentos no cabelo, opressão policial e profissões subjugadas.


Qual livro da lista você quer conhecer?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Um comentário em “Conheça 8 livros infantis que trabalham a diversidade cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *