10 filmes sobre adolescência que o público adora assistir

(5 Estrelas - 1 Votos)

Selecionamos dez produções sobre adolescência que foram realizadas em diferentes épocas e são queridinhas do público. Confira a lista!

Para muita gente, a adolescência é uma fase marcada por turbulências, desconfortos e uma sensação de não pertencimento. Por outro lado, é nesse período da vida em que o nosso olhar sob o mundo se expande e somos apresentados a conhecimentos e experiências que serão fundamentais dali para frente. Boa ou não, verdade é que a adolescência deixa saudades depois que vai embora.

Essa sensação de nostalgia está registrada em produções realizadas em diferentes épocas do cinema mundial e parece se aproximar cada vez mais do público. O interesse por filmes adolescentes e os recentes remakes (ou releituras) de produções de décadas passadas em plataformas de streaming como a Netflix, provam que a energia da adolescência se mantém viva tanto nos que vivenciam agora essa fase como naqueles que já passaram por ela, mas insistem em preservar a sua valiosa ingenuidade.

Para aproximar você desse universo, nós preparamos uma seleção especial com dez filmes sobre adolescência que a gente não se cansa de assistir. A lista também inclui uma série de livros incríveis sobre esse tema e que estão disponíveis no site da Estante Virtual. Confira e aproveite a leitura!


10 Coisas Que Odeio em Você (1999), Gil Junger

Bianca (Larisa Oleynik) quer namorar, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após insistências, ele toma uma decisão: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina não tem amigos em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, contrata o misterioso Patrick Verona (Heath Ledger) para seduzir a futura cunhada.

Para ir além do filme…

A Megera Domada, William Shakespeare

A Megera Domada conta a história de Catarina, uma mulher que não pretende se submeter aos homens em função do casamento. Com sua língua ferina, afasta todos os pretendentes, deixando desesperada sua irmã Bianca. Isso muda quando surge Petrucchio, um grosseirão disposto a tudo para conquistar o dote de Catarina.


A Barraca do Beijo (2020), Vince Marcello

Melhores amigos desde sempre, Elle (Joey King) e Lee (Joel Courtney) têm a ideia de colocar uma barraca do beijo em um evento da escola. Para fazer da proposta um sucesso, a garota tenta convencer o galã Noah (Jacob Elordi), seu crush e irmão mais velho de Lee, a participar da brincadeira. Ele parece irredutível, mas os dois acabam mais próximos do que nunca.

Para ir além do filme…

A Barraca do Beijo, Beth Reekles

Elle Evans é o que toda garota quer ser: bonita e popular. Mas ela nunca foi beijada. A menina sempre foi secretamente apaixonada por Noah, o maior bad boy da escola e irmão mais velho do seu melhor amigo, Lee. A paixão cresce ainda mais quando Elle e Lee decidem organizar uma barraca do beijo no festival da Primavera da escola e Noah acaba aparecendo por lá. Mas o romance desses dois está bem longe de ser um conto de fadas.

a-barraca-do-beijo

A Culpa é das Estrelas (2014), Josh Boone

Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), que também sofre com câncer. Juntos, eles atravessam conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter fortes um para o outro.

Para ir além do filme…

A Culpa é das Estrelas, John Green

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


As Vantagens de Ser Invisível (2012), Stephen Chbosky

Charlie (Logan Lerman) tem dificuldades para interagir em sua nova escola e se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, porém, acredita em Charlie e vê o menino como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si. Isso, pelo menos, até o dia em que os amigos Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson) passam a andar com ele.

Para ir além do filme…

As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky

As Vantagens de Ser Invisível conta a história de Charlie. Considerado um gênio pelo seu professor de literatura, o menino é a timidez em pessoa. Uma mudança de escola faz com que o menino se sinta deslocado no novo espaço e prefira se isolar a interagir com os colegas. Mas isso até conhecer dois novos amigos que vão mudar a sua vida no colégio novo.


Com Amor, Simon (2018), Greg Berlanti

Simon Spier (Nick Robinson) é um jovem de 17 anos e parece levar uma vida comum. O menino, porém, por esconder um grande segredo: ele nunca revelou para a família e amigos que é gay. Tudo ficará ainda mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de escola com quem troca confidências diariamente pela internet.

Para ir além do filme…

Com Amor, Simon, Becky Albertalli

Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas — afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada.


Clube dos Cinco (1985), John Hughes

Cinco adolescentes devem cumprir uma punição confinados no colégio durante o dia de sábado. Eles devem escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, eles acabam aprendendo a aceitar uns aos outros, fazem confissões e tornam-se amigos.

Para ir além do filme…

Um de nós está mentindo, Karen McManus

Em uma tarde de segunda-feira, cinco alunos entram em detenção no colégio Bayview: Bronwyn, a gênia, Addy, a bela, Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas, Cooper, o atleta, e Simon, o pária. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Os outros quatro alunos são suspeitos do seu assassinato ou as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta?


Confissões de adolescente (2014), Daniel Filho e Cris D’Amato

Paulo (Cássio Gabus Mendes) enfrenta dificuldades financeiras para sustentar as quatro filhas, Tina (Sophia Abrahão), Bella Camero (Bianca), Malu Rodrigues (Alice) e Clara Tiezzi (Karina), depois de um novo aumento no aluguel. Quando ele avisa que eles precisarão se mudar, as meninas se comprometem em ajudar de alguma forma. Mas enquanto precisam lidar com isso, o quarteto vive outras experiências típicas da idade de cada uma.

Para ir além do filme…

Confissões de adolescente, Maria Mariana

Confissões de adolescente compartilha as revelações mais íntimas de uma jovem. Baseado em diários de Maria Mariana, a peça trata de acontecimentos como o súbito interesse por curiosos espécimes do sexo oposto, a questão das drogas, a importância dos amigos, a relação com os pais e a montanha-russa de emoções turbinadas pelos hormônios.


De Repente 30 (2004), Gary Winick

Jenna Rink (Christa B. Allen) é uma garota que vive descontente com a sua idade e mantém uma única amizade, o vizinho Matt Flamhaff (Sean). Para tentar reverter a situação, ela decide por ter uma grande festa para o seu 13º aniversário. Porém tudo vira um grande desastre. Triste, Jenna faz um pedido: virar adulta de repente, para ter a vida com que sempre sonhou.


Ela É Demais (1999), Robert Iscove

Zach Siler (Freddie Prinze Jr.) é o garoto mais popular de uma escola secundária de Los Angeles. Ele namora Taylor Vaughan (Jodi Lyn O’Keefe), uma garota rica e esnobe. Quando Taylor dispensa Zach para ficar com o ator Brock Hudson (Matthew Lilard), Zack aposta com um amigo que qualquer garota que ele namore se tornará a rainha do baile.


Para Todos os Garotos Que Já Amei (2018), Susan Johnson

Lara Jean Song Covey (Lana Condor) escreve cartas de amor secretas a todos os seus amores antigos. Um dia, esses escritos são misteriosamente enviados para os meninos sobre quem ela escreve e isso muda completamente a vida de Lara.

Para ir além do filme…

Para Todos os Garotos Que já Amei, Jenny Han

Para todos os garotos que já amei conta a história de Lara Jean, uma garota que guarda cinco cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Nas mensagens, escritas para cada garoto que amou, Lara diz coisas que nunca havia falado para alguém e faz confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas são misteriosamente enviadas aos seus destinatários.


Qual filme você acrescentaria a lista?


Yasmin Lisboa


Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *