Conheça 12 autoras fantásticas da literatura mundial

(5 Estrelas - 1 Votos)

Em homenagem às grandes autoras, fizemos uma lista com livros de algumas das mulheres mais importantes da literatura fantástica. Confira!

Você costuma ler mulheres? Agatha Christie, Octavia Butler, Virginia Woolf, Clarice Lispector… São tantas as autoras que mudaram para sempre a história da literatura fantástica. Rompendo para sempre com estruturas e padrões misóginos, elas apresentaram ao mundo histórias fabulosas, cheias de personagens e estruturas e padrões com as suas narrativas incríveis, ambientadas em lugares espetaculares e cheias de personagens inesquecíveis.

Em homenagem às grandes autoras de todos os tempos, nós organizamos uma seleção com doze livros escritos por algumas das mulheres que fizeram história na literatura fantástica. Conheça a lista e escolha a sua favorita!


A Casa dos Espíritos, Isabel Allende

O livro de Isabel Allende apresenta aos leitores um mundo conduzido pelos espíritos expressivos e muito humanos da família Trueba. As paixões, lutas e segredos dos Trueba atravessam três gerações e um século de amor, ódio e transformações violentas, que conduziram Esteban, o patriarca, e sua amada neta para lados opostos das disputas.


A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, Svetlana Aleksiévitch

Em A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, Svetlana Aleksiévitch conta a história das mulheres que lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas que tiveram as suas histórias silenciadas durante todos esses anos. Na obra, a autora faz com que as vozes dessas mulheres ecoem, convocando as suas memórias mais angustiantes e arrebatadoras.


A Rainha Vermelha, Philippa Gregory

Segundo volume da série Guerra dos Primos, A Rainha Vermelha apresenta uma Inglaterra prestes a entrar em uma guerra civil. Na ausência do rei Henrique VI de Lancaster, a linhagem dos duques de York assume o trono. A herdeira Margaret Beaufort acredita que um grande destino a aguarda. Viúva aos 15 anos, ela decide dedicar sua vida solitária a pôr o filho no trono. Só que, para isso, ela vai firmar alianças perigosas e liderar uma das maiores rebeliões de seu tempo.


Antes do Baile Verde, Lygia Fagundes Telles

Considerado como um dos melhores livros de Lygia Fagundes Telles,Antes do Baile Verde reúne narrativas escritas pela autora entre os anos de 1949 e 1969. As histórias presentes na obra trazem uma diversidade de narrativas, como a presente em “A caçada”, que conta a história de homem que mergulha em uma velha tapeçaria encontrada num antiquário, como se tivesse participado dela em um outro momento.


Box Harry Potter, J. K. Rowling

A série de romances escritos pela autora britânica J. K. Rowling acompanha as aventuras e desafios vividos por Harry James Potter, um jovem que aos 11 anos de idade descobre que é bruxo, após ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A vida de Harry é marcada principalmente pela presença de outros bruxos de sua idade, como os amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, do diretor Albus Dumbledore, e de seu grande rival, o bruxo das trevas Lord Voldemort.


Despertar, Octavia E. Butler

Quando Lilith Iyapo desperta após 250 anos de animação suspensa, ela descobre que o planeta Terra e os seres humanos sobreviventes de uma guerra catastrófica estão sob a guarda dos Oankali, uma espécie alienígena com habilidades e tecnologias impressionantes. Novamente acordada, Lilith terá que despertar e preparar outros seres humanos para finalmente retornarem ao planeta natal.


Floresta é o Nome do Mundo, Ursula K. Le Guin

O planeta Athshe era um verdadeiro paraíso. Lá viviam em paz os seus habitantes, humanoides com pouco mais de um metro de altura e corpos cobertos por pelos verdes e sedosos. Um dia, vieram outros de um mundo em ruínas e superpovoado: a Terra. Sem saber lidar com a escravidão ou a guerra, os nativos ficam à mercê de seus novos colonizadores.


Laços de Família, Clarice Lispector

Considerado uma obra-prima da literatura brasileira, Laços de Família reúne treze contos escritos por Clarice Lispector. Ao longo dos textos, a autor aborda temas como solidão, morte e os abismos da existência e constrói situações em que uma revelação é capaz de desvelar a existência, apontado para uma sabedoria a respeito da vida.


Morte no Nilo, Agatha Christie

Morte no Nilo conta a história de Linnet Ridgeway, uma jovem que parece ter tudo. Mas, ao partir com seu noivo, Simon Doyle, para um cruzeiro exótico no rio Nilo, ela descobre que também tem inimigos. Quando um crime é cometido a bordo, a suspeita recai sobre a ex-namorada de Simon. O álibi da mulher, no entanto, é incontestável. O mistério parece insolúvel até que Hercule Poirot intervém para mudar totalmente o rumo da história.


Mrs. Dalloway, Virginia Woolf

Livro mais famoso de Virginia Woolf, Mrs. Dalloway acompanha um dia na vida da famosa protagonista Clarissa Dalloway, que percorre as ruas de Londres dos anos 1920 cuidando dos preparativos para a festa que realizará no mesmo dia à noite. Em uma mistura de romance psicológico com ensaio filosófico, a obra foi uma das pioneiras no mergulho literário pelo inconsciente humano através do fluxo de consciência.


O Vampiro Lestat, Anne Rice

O Vampiro Lestat acompanha a trajetória de Lestat, um charmoso e inquietante vampiro, através de sua própria versão dos fatos. Por muitos séculos, ele segue em busca de um significado para a sua existência, que o levará a seus ancestrais e ao elo perdido dos bebedores de sangue.


Os Testamentos, Margaret Atwood

Em Os Testamentos, Margaret Atwood retoma a história de “O Conto da Aia” 15 anos depois que Offred seguiu rumo ao desconhecido a partir dos surpreendentes testamentos de três narradoras femininas de Gilead: tia Lydia, Agnes e Daisy.


Qual é a sua autora favorita?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *