8 livros para aprender a importância da escuta

(0 Estrelas - 0 Votos)

A escuta é um elemento fundamental na comunicação. Conheça oito livros que vão ensinar você a escutar melhor as outras pessoas

Como anda a sua comunicação? Embora se debata com frequência sobre a importância do dizer e as melhores formas de colocar-se diante dos indivíduos, a garantia de um bom diálogo depende fundamentalmente da escuta. Mais do que falar, é preciso estar com os ouvidos abertos ao que o outro tem a dizer. Tal atitude é fundamental na garantia de uma comunicação interpessoal efetiva e não-violenta.

Nesta etapa do diálogo, a escuta ativa pode ser um eficiente aliado para quem deseja se comunicar melhor. Em oposição a uma atitude distraída, essa escuta exala cuidado, comprometimento e empatia com as pessoas. O ouvinte atento aprende não só a compreender melhor o discurso como se torna capaz de aceitar melhor o outro, construindo relações pessoais e profissionais muito mais sólidas e duradouras.

Que tal saber mais sobre a importância da escuta no desenvolvimento pessoal? Aqui, nós selecionamos oito livros que vão ajudar você a se aprofundar neste assunto. Conheça a lista e aproveite a leitura!


A Arte de Escutar, Carla Faour

Em A Arte de Escutar, Carla Faour costura relatos que resgatam a beleza do que deixamos de dividir por estarmos sempre envolvidos na nossa corrida diária e pragmática. Exercitando a sua vocação como ouvinte, a autora compartilhar os aprendizados e entendimentos que desenvolveu a partir das experiências com outros indivíduos.


As 5 Habilidades Essenciais do Relacionamento, Dale Carnegie Training

Neste livro, supervisores e instrutores de negócios da Dale Carnegie Training ensinam as cinco habilidades essenciais do relacionamento que farão com que você se torne o profissional mais próspero, mais inspirado e pró-ativo que deseja ser.


Comunicação Não-Violenta, Marshall Rosenberg 

No livro Comunicação Não-Violenta, o escritor Marshall B. Rosenberg apresenta o método de comunicação que ele criou com o objetivo de melhorar os relacionamentos interpessoais, reduzindo a violência no mundo, e que pode ser aplicado em diferentes situações que exijam clareza na comunicação.


Janela de Johari, Silvino José Fritzen

Em Janela de Johari, Silvino José Fritzen deixa clara a importância de se aprender a dar e receber informações sobre si mesmo e sobre os outros no interior dos relacionamentos humanos. O livro aprofunda valores como a autenticidade, a empatia e o respeito, fundamentais nas relações construídas em grupo.


O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal, Pierre Weil e Roland Tompakow

O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal procura desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano, analisando em primeiro lugar os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo. A partir desses princípios surgem as expressões, gestos e atos corporais que expressam sentimentos, concepções e posicionamentos.


O palhaço e o psicanalista: Como escutar os outros pode transformar vidas, Christian Dunker e Claudio Thebas

Neste livro, Christian Dunker e Cláudio Thebas abordam um tema comum tanto para os psicanalistas como para os palhaços: a escuta. Como escutar a si mesmo e aos outros? De que maneira a escuta pode transformar pessoas?
A partir de experiências, testemunhos, casos e reflexões filosóficas, os dois autores compartilham o que aprenderam sobre a arte da escuta.


Rápido e Devagar, Daniel Kahneman

Em Rápido e devagar, Daniel Kahneman explica as duas formas pelas quais se desenvolvem o pensamento humano: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Além disso, o autor expõe as capacidades extraordinárias, os defeitos e os vícios do pensamento rápido e revela o peso das impressões intuitivas no processo de tomada de decisões.


Talvez Você Deva Conversar Com Alguém, Lori Gottlieb

Em Talvez Você Deva Conversar com Alguém, a autora best-seller e terapeuta Lori Gottlieb combina histórias reunidas a partir de sua trajetória profissional com a sua própria experiência como paciente. Neste livro, Lori joga luz sobre o que há de mais misterioso nos seres humanos, afirmando a nossa capacidade de mudar as nossas próprias vidas.


Qual livro você vai conhecer?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *