Editora Seguinte lança último livro da Trilogia Simon Snow

(0 Estrelas - 0 Votos)

“Venha o que Vier” fecha a trilogia de sucesso da autora Rainbow Rowell no Brasil

A Editora Seguinte, selo do Grupo Companhia das Letras, lançou em julho o livro Venha o que Vier, terceiro volume da trilogia Simon Snow escrito pela norte-americana Rainbow Rowell, autora best-seller do The New York Times. A notoriedade de Rowell se deu através de Anexos, seu primeiro romance, publicado em 2011.

No ano de 2013, Rowell publicou Fangirl, romance que deu origem à Trilogia Simon Snow. Nele, conhecemos Cath, uma jovem que é fã de Simon Snow, uma série de livros que faz sucesso no mundo todo sobre um garoto feiticeiro. Mergulhar nessas histórias foi a única maneira que ela encontrou de lidar, junto com sua irmã gêmea, Wren, com a partida da mãe quando eram crianças. Desde então, a vida da garota se resume a ler, participar de fóruns sobre Simon Snow na internet, escrever fanfics, fazer cosplay dos personagens… Sempre ao lado da irmã.

Mas agora Wren parece pronta para se distanciar do fandom de Simon Snow ― e da própria Cath. Afinal, ela deixou bem claro que é hora de cada uma trilhar seu próprio caminho quando avisou que não queria dividir o mesmo quarto na faculdade.

Pela primeira vez, Cath se vê sozinha ― e totalmente fora de sua zona de conforto ―, e com uma colega de quarto mal-humorada que tem um namorado (bem fofo) que não sai do dormitório das duas. Para completar, ela também precisa se preocupar com o pai solitário e com sua professora de escrita literária, que abomina fanfics. Será que ela vai conseguir sobreviver a tantas mudanças e começar a viver a própria vida? E será que seguir em frente significa deixar Simon Snow para trás?

Fangirl foi um sucesso de vendas, permanecendo por meses na lista de mais vendidos do The New York Times e sendo eleito o segundo melhor livro do ano pelos leitores do Goodreads. Rainbow seguiu em frente e publicou outros livros, mas os trechos de Simons Snow que ela escreveu para Fangirl continuaram em sua cabeça, até que em 2014 a autora anunciou o lançamento de Sempre em Frente, o primeiro volume da Trilogia Simon Snow, a versão oficial da história contada por alto em Fangirl.

Mas afinal de contas, sobre o que é a Trilogia Simon Snow?

Simon Snow é o Escolhido. Segundo as lendas, ele é o feiticeiro que garantirá a paz no Mundo dos Magos. Isso seria extraordinário se Simon não fosse desastrado, esquecido e um feiticeiro pouco habilidoso, incapaz de controlar seus poderes. Ele está no penúltimo ano da Escola de Magia de Watford, e, ao lado de sua melhor amiga Penelope e sua namorada Agatha, já se meteu nas mais variadas aventuras e confusões ― algumas causadas por Baz, seu arqui-inimigo e colega de quarto, outras pelo Oco, um ser maligno que há tempos tenta acabar com Simon.

Quando chega o novo ano letivo e Baz não aparece na escola, Simon suspeita que o garoto esteja tramando alguma coisa contra ele. As coisas começam a tomar um rumo ainda mais estranho quando o espírito da mãe de Baz, antiga diretora de Watford, aparece para Simon afirmando que quem a matou continua à solta. Quando Baz finalmente chega a Watford sob circunstâncias misteriosas, Simon não vê alternativa a não ser ajudá-lo a vingar a morte da mãe ― o que pode ser o primeiro passo para que verdades avassaladoras sobre o Mundo dos Magos sejam reveladas. E para que tudo mude entre os dois garotos.

Sempre em Frente foi um sucesso entre o público, e é descrito pelos leitores como releitura original e cheia de representatividade de histórias como Harry Potter e Nárnia. Focado em um público mais velho, o livro aborda temas como sexualidade, racismo e privilégio.

A sequência, O Filho Rebelde, foi publicada em 2019 e dá sequência às aventuras de Simon e Baz. O livro é descrito como uma roadtrip pelas estradas mágicas dos EUA, cheia de ação, magia e reviravoltas. Confira a sinopse abaixo.

Simon Snow venceu. Ele pôs fim às forças do mal que ameaçavam destruir o Mundo dos Magos. Tudo deu certo. Ou quase. Porque, agora, Simon perdeu toda a sua magia. Ele não passa de um normal… Bom, tirando o fato de ter asas e um rabo de dragão.

Vendo o melhor amigo mergulhar em um desânimo cada vez maior, Penelope decide levar Simon e Baz em uma viagem de carro para visitarem Agatha, que agora mora na Califórnia. O que era para ser um passeio divertido se mostra muito mais desafiador do que imaginavam. Afinal, os Estados Unidos abrigam todo tipo de criatura mágica mal-intencionada e disposta a causar problemas.

Em meio a uma confusão enorme com uma legião de vampiros e outros seres malignos, talvez Simon finalmente seja capaz de reunir a força necessária para seguir em frente e deixar algumas pessoas para trás.

A expansão desse universo ganhou mais fãs, e o último volume, Venha o que Vier foi lançado em julho de 2021, e encerrou as aventuras de Simon Snow. A trilogia agradou os fãs e trouxe a representatividade LGBTQIA+ nas histórias de fantasia que os leitores tanto amam.

Em Venha o que vier, Simon, Baz, Penelope e Agatha procuram um jeito de seguir em frente. Para Simon, isso significa decidir se ainda quer fazer parte do Mundo dos Magos ― e, se não quiser, o que isso representa para seu relacionamento com Baz?

Enquanto isso, Baz está dividido entre duas crises familiares e sem tempo algum para compartilhar com alguém seus novos conhecimentos sobre vampiros. Penelope adoraria ajudar, mas trouxe um americano normal para Londres e não tem ideia do que fazer com ele. E Agatha? Bom, Agatha Wellbelove já está farta de aventuras.

Venha o que vier leva os quatro amigos de volta à Inglaterra e à Watford e às suas famílias. Cada um a seu modo, todos estão prestes a viver a aventura mais longa e emocionalmente dolorosa de todos os tempos.

A conclusão dessa saga, que começou como uma história sobre o Escolhido, chega revelando segredos, dando as respostas que faltavam e resolvendo todos os mistérios. Venha o que vier é um livro sobre colocar um ponto-final nos lugares certos, sobre catarse e conclusão, sobre escolher seguir em frente apesar dos traumas e dos triunfos que tentam nos definir.


Você já leu os livros da trilogia?


Gabriela Mattos
Comentários

Gabriela Mattos

Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea e jornalismo literário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *