Histórias urbanas: 12 livros para passear pelas cidades

(5 Estrelas - 1 Votos)

Em homenagem a esses espaços tão essenciais na literatura, selecionamos doze livros onde a cidade também é protagonista. Confira!

A cidade é um personagem fundamental na literatura e em vários dos grandes clássicos ela ocupa um lugar tão importante quanto o de outros atores no interior da narrativa. Ora como sujeito, ora como caminho e objeto de adoração dos chamados flâneurs, o espaço urbano diz muito sobre quem somos fora e, sobretudo, dentro dos livros.

Em homenagem a esses espaços tão essenciais na literatura, nós selecionamos doze livros de diferentes épocas e gêneros literários, onde a cidade ganha um papel de destaque e se apresenta como elemento basilar no desenvolvimento da história. Conheça a lista e aproveite as leituras!


A Alma Encantadora das Ruas, João do Rio

A Alma Encantadora das Ruas reúne textos publicados por João do Rio na imprensa carioca entre 1904 e 1907. Nos artigos, o jornalista percorre as ruas do Rio de Janeiro para reter a “cosmópolis num caleidoscópio”. Ela será o palco das perambulações de João do Rio, o dândi para quem o hábito de flanar definia um modo de ser e um estilo de vida.


A Amiga Genial, Elena Ferrante

Amiga Genial é o primeiro romance da Série Napolitana da misteriosa autora Elena Ferrante. A obra narra a história de uma profunda amizade vivida por Elena Greco e Raffaella Cerullo. Vizinhas em um bairro pobre de Nápoles, na década de 1950, as duas passam de inimigas a grandes parceiras. Aos 16 anos, as duas se unem e, juntas, brincam, fazem planos e sonham com um futuro melhor.


A Casa, Chico Felitti

No fim de 2018, veio a público uma onda de acusações de assédio sexual contra o líder espiritual João de Deus. Dezenas de mulheres saíram da sombra para contar experiências de abuso e estupro. Em A Casa, o jornalista Chico Felitti mergulha nessa história, mostrando que ela é ainda mais assustadora do que parece.


A Troca, Beth O’leary

Em A Troca, conhecemos Leena e Eileen Cotton. Lena tem 29 anos e sente que já não é mais a mesma. Eileen tem 79 e está em busca de um novo amor. Tudo de que a neta e a avó precisam no momento é pôr em prática uma mudança radical. Para colocar as suas respectivas vidas de volta nos trilhos, as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra.


Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Marquez

Um dos grandes clássicos da literatura, Cem Anos de Solidão narra a história dos Buendía, uma família formada por pessoas solitárias a quem não será dada uma segunda oportunidade. Na cidade fictícia de Macondo, acompanhamos diferentes gerações da família, desde a sua ascensão à queda do vilarejo.


E Se Fosse A Gente?, Becky Albertalli e Adam Silvera

E se fosse a gente? narra o encontro de dois garotos que vivem momentos muito diferentes na vida, mas que vão desafiar os poderes do universo para ficarem juntos. Em meio a encontros e desencontros, Ben e Arthur percebem que às vezes as coisas não precisam ser perfeitas para darem certo e que os planos do universo podem ser muito surpreendentes.


Ensaio Sobre a Lucidez, José Saramago

Em uma manhã de votação na capital de um país imaginário, os funcionários de uma das seções eleitorais se deparam com uma situação insólita, que mais tarde se confirmaria de maneira espantosa. Ao narrar as providências de governo, polícia e imprensa para entender as razões da “epidemia branca”, José Saramago cria uma alegoria da fragilidade dos rituais democráticos, do sistema político e das instituições que nos governam.


It: A Coisa, Stephen King

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, da confiança e… do medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue na cidade. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar e, diante de uma nova onda de terror, precisarão unir forças novamente.


Luuanda, José Luandino Vieira

As três narrativas reunidas em Luuanda retratam a dura realidade dos musseques angolanos, os bairros pobres de Luanda onde José Luandino Vieira viveu. Neste livro, o autor apresenta personagens memoráveis como “vavó” Xíxi em histórias curtas que buscam na oralidade inspiração para recriar a linguagem e nos fazem lembrar de nossa própria literatura.


Modern Love: Histórias reais de amor, perda e redenção, Daniel Jones

Organizado pelo editor Daniel Jones, Modern Love: Histórias reais de amor, perda e redenção trata-se de uma coletânea de relatos memoráveis publicados na coluna “Modern Love” do jornal The New York Times. O livro é perfeito para quem é amado, está perdido ou sendo perseguido por um ex nas redes sociais, ou para aqueles que sempre desejaram um romance verdadeiro.


O Conto da Aia, Margaret Atwood

Offred é uma aia da República de Gilead, um lugar onde as mulheres são proibidas de ler, trabalhar e manter amizades. Mas Offred se recorda dos anos anteriores a Gilead, quando era uma mulher independente, com um emprego, uma família e um nome próprio. Hoje, as lembranças e a sua vontade de sobreviver são atos de rebeldia.


O Sol é Para Todos, Harper Lee

Em O Sol É Para Todos, conhecemos Scout, uma criança sensível que é filha do advogado Atticus Finch. Finch é responsável pela defesa de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca no sul dos Estados Unidos dos anos 1930. A criança conta detalhes de sua rotina em um ambiente rural que parece tranquilo e pacato. Porém, o suposto relaxamento se transforma em desespero quando vemos a reação do povo de Maycomb diante de denúncia contra Tom Robinson.


Qual livro da lista você vai conhecer?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *