Sally Rooney: a autora irlandesa que conquistou o mercado literário

(5 Estrelas - 2 Votos)

Autora de 30 anos publicou dois livros e foi comparada a Ernest Hemingway pela crítica especializada

Considerada uma das maiores autoras da geração Millenial, a irlandesa Sally Rooney vêm conquistando o público e a crítica com seus romances que retratam a vida real e as relações dos jovens atuais. Durante a universidade, Rooney se especializou em inglês e literatura americana, e construiu um impressionante caminho dentro do clube de debates da universidade, chegando a ser uma das maiores participantes de competições de debate na Europa.

Durante sua especialização em literatura americana, a autora escreveu seu primeiro livro, Conversas entre Amigos, concluindo a escrita em três meses. O livro, publicado em 2017, apresenta Frances, uma estudante de vinte e um anos que vive em Dublin, é escritora e apresenta em público suas peças de poesia com Bobbi, sua ex-namorada e melhor amiga.

Ela é tímida, austera e distante; Bobbi é mais comunicativa e de fácil trato. Quando Melissa, uma notável fotógrafa e ensaísta, se aproxima de ambas para oferecer um perfil em uma renomada revista, elas aceitam com entusiasmo. Enquanto o encanto de Bobbi por Melissa aumenta, Frances se aproxima pouco a pouco de Nick, o marido-ator não muito bem-sucedido, e a relação de poder que se estabelece entre os quatro se torna cada vez mais complexa. 

Escrito com precisão e inteligência, Conversas entre amigos é um relato impressionante das paixões e perigos da juventude. O livro foi elogiado pela crítica e indicado a diversos prêmios. Entre os elogios, a forma que a autora consegue conciliar vulnerabilidade e força com personagens afiados e reais foi unânime.

Após a publicação de Conversas entre amigos, Rooney continuou escrevendo e publicando contos e ensaios em diversas revistas, até que em 2018, a autora publicou seu segundo livro, chamado de Pessoas Normais. Uma história única e envolvente sobre dois jovens que devem enfrentar a eletricidade do primeiro amor em meio às sutilezas das classes sociais e dos problemas familiares. 

Na escola, no interior da Irlanda, Connell e Marianne fingem não se conhecer. Ele é a estrela do time de futebol, ela é solitária e preza por sua privacidade. Mas a mãe de Connell trabalha como empregada na casa dos pais de Marianne, e quando o garoto vai buscar a mãe depois do expediente, uma conexão estranha e indelével cresce entre os dois adolescentes ― contudo, um deles está determinado a esconder a relação.

Um ano depois, ambos estão na universidade, em Dublin. Marianne encontrou seu lugar em um novo mundo enquanto Connell fica à margem, tímido e inseguro. Ao longo dos anos da graduação, os dois permanecem próximos, como linhas que se encontram e separam conforme as oportunidades da vida. Porém, enquanto Marianne se embrenha em um espiral de autodestruição e Connell começa a duvidar do sentido de suas escolhas, eles precisam entender até que ponto estão dispostos a ir para salvar um ao outro. Uma história de amor entre duas pessoas que tentam ficar separadas, mas descobrem que isso pode ser mais difícil do que tinham imaginado.

O livro foi um sucesso imediato, vendendo mais de 64 mil cópias após sua publicação nos EUA e sendo indicado a quatro grandes prêmios da literatura, levando dois. Sally Rooney foi descrita como ‘’O fenômeno literário da década’’ pelo jornal The Guardian.

Pessoas Normais foi adaptado em formato de minissérie para a Hulu, estrelando Paul Mescal e Daisy Edgar-Jones. A série conquistou o público e alcançou sucesso internacional, sendo indicada aos maiores prêmios da televisão. A série está disponível no Brasil através da plataforma STARZ PLAY e dentro do Prime Video. Após o sucesso da série, foi confirmada uma adaptação do livro Conversas Entre Amigos, com estreia marcada para 2022.

No Brasil, os livros de Sally Rooney foram publicados pelo Grupo Companhia das Letras. O terceiro livro da autora, Belo mundo, onde você está, será lançado em setembro pela editora.


Você já conhecia os livros da autora?


Pedro Silva
Comentários

Pedro Silva

Pedro é jornalista e pós-graduado em literatura, já trabalhou como crítico e redator de um portal de notícias. Apaixonado por livros e cultura pop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *