10 clássicos para conhecer nos próximos meses

(5 Estrelas - 1 Votos)

De Carolina Maria de Jesus a Gabriel García Marquez, nós selecionamos dez livros clássicos que você precisa conferir nos próximos meses de 2021

Todo mundo tem aquele clássico que, depois de tantas leituras, vira xodó e não sai nunca mais da lista dos livros favoritos da vida. Mas por que não aproveitar o momento para conhecer – ou, mesmo, revisitar – outros clássicos que, até então, estavam fora da sua listinha, mas merecem muito ser lidos por você?

De Carolina Maria de Jesus a Gabriel García Marquez, nós selecionamos dez obras clássicas da literatura mundial que você precisa conferir nos próximos meses de 2021. Boas leituras!


A Paixão Segundo G.H., Clarice Lispector

A Paixão Segundo G.H. acompanha a trajetória de uma mulher que, depois de despedir a empregada doméstica, passa a fazer os serviços da casa. Um dia, ao entrar no quarto de serviço, G.H. encontra uma barata na porta do armário. Passado o susto, ela mata o inseto e come o seu interior. Nesse momento, G.H. tem uma revelação e passa a reconstruir a sua vida a partir do episódio.


Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley

O romance distópico Admirável Mundo Novo exibe uma sociedade que é plenamente organizada pelos princípios da ciência. Neste mundo, os indivíduos são programados em laboratórios e devem cumprir a sua função em uma sociedade marcada por castas definidas biologicamente no nascimento. A literatura, a música e o cinema, por sua vez, são encarados como uma ameaça, uma vez que ajudam a solidificar o espírito de conformismo.


Anna Karenina, Leon Tolstoi

Um clássico da literatura mundial, Anna Karenina narra a conturbada história de amor vivida por Ana e seu amante Vronski. Ambientada na Rússica czarista, a obra torna-se cada vez mais profunda à medida em que a mulher se deixa arrebatar pela paixão proibida e provoca questionamentos a respeito de questões como o significado da vida e o senso de justiça social no âmbito das crises familiares.


Cem Anos de Solidão, Gabriel García Marquez

Um dos grandes clássicos da literatura, Cem Anos de Solidão narra a história dos Buendía, uma família formada por pessoas solitárias a quem não será dada uma segunda oportunidade. Na cidade fictícia de Macondo, acompanhamos diferentes gerações da família, desde a sua ascensão à queda do vilarejo.


Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski

Publicado em 1860, Crime e Castigo acompanha a trajetória de Raskólnikov, um jovem estudante que transita entre as ruas de São Petersburgo até cometer um crime. A partir desse episódio, o leitor será conduzido por uma narrativa labiríntica que o levará a becos, tabernas e pequenos cômodos, visitando povoados que lutam para preservar a sua dignidade contra as várias formas da tirania.


O Jogo da Amarelinha, Julio Cortázar

Publicado em 1963, O Jogo da Amarelinha relata a história de amor vivida por Horacio Oliveira, um intelectual argentino no exílio e a misteriosa uruguaia Maga. Considerado um dos maiores clássicos da literatura do século XX, o romance de Julio Cortázar fala sobre romance e o acaso entre as ruas e pontes de Paris.


Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

Neste clássico de Machado de Assis conhecemos Brás Cubas, um homem rico e solteiro que, depois de morto, resolve dedicar-se à tarefa de narrar a sua própria vida. De sua infância, Cubas registra apenas o contato com um colega de escola, Quincas Borba, e o seu próprio mau comportamento. Da juventude e vida adulta, ele resgata o envolvimento com Marcela e ainda fala sobre a sua vida dedicada à carreira política, exercida com nenhum talento ou paixão.


Quarto de Despejo – Diário de uma favelada, Carolina Maria de Jesus

Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada é o diário de Carolina Maria de Jesus. Moradora da comunidade do Canindé, em São Paulo, e mãe de três filhos, Carolina registra a sua rotina como catadora de papel e revela aos leitores um sensível e contundente relato da dura realidade vivida na periferia da capital paulista.


Orgulho e Preconceito, Jane Austen

Publicado em 1847, o romance narra uma história de amor amaldiçoado e de vingança vivida por Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff. Por sentir-se humilhado e rejeitado, o garoto aprende a odiar e se torna rude nos modos. Porém, com a irmã, ele irá desenvolver uma relação que mistura amor com perversidade. Isso pelo menos até Catherine casar-se com um outro homem. A nova relação trará consequências irreversíveis para todos os que se relacionam com ela.


O Estrangeiro, Albert Camus

O Estrangeiro narra a história de Meursault, um homem que, após cometer um crime quase que inconscientemente, se depara com os absurdos da condição humana. O rapaz, que antes vivia plenamente a sua liberdade sem ter consciência dela, agora passa a viver perdido em meio às circunstâncias e encontra uma liberdade maior e mais assustadora na própria capacidade de se autodeterminar.


Quais livros você acrescentaria à lista?


Yasmin Lisboa
Comentários

Yasmin Lisboa

Yasmin é jornalista e estudante de Cinema. Cantora e colecionadora de discos e livros, é fascinada pela cultura popular brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *